Familia João Figueiredo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Familia João Figueiredo

#382605 | jfpache | 07 lug 2017 01:22

Boa noite
Estou procurando a certidão de batismo(nascimento ) do meu avô.
O nome é JOSE FIGUEIREDO ( alguns documentos constam JOSE DE FIGUEIREDO)
Filiação : João (de) Figueiredo e Maria da Glória.
Nascimento: 24/10/1906 ( certidão de casamento) e 24/10/1908 segundo registro de estrangeiro Brasil
Apenas aparece como Viseu nos documentos no Brasil .
No registro de entrada de imigrantes aparece Giunjal como local residencia. Acredito que seja GRANJAL.
Ele contava que tinha nascido em Tras os Montes, mas ai não seria Viseu e sim Vila Real.
Já entrei nos arquivos do distrito de Viseu onde disponivel e não consegui localizar.
Também não localizei nenhum registro do meu bisavô e bisavô no Museu da Imigração e nem nos arquivos do Estado SP e RJ.
Não sei mais como procurar e nem aonde procurar.
Não consigo localizar muitos arquivos digitalizados de 1906/1908.
Me ajudem
Abraços
Fernando ( jfpache@uol.com.br)

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382610 | mila1000 | 07 lug 2017 13:26 | In reply to: #382605

Fernando,

Onde Jose se casou/Data?Com quem?Sabe se casou no religioso?

Aqui esta o cartão de imigração,com foto.veja se é ele.Pode solicitar o processo de registro do imigrante no Arquivo Nacional,mas,é demorado,quando feito por email.Pessoalmente,leva uma semana.Tem que informar tudo que consta no cartao,dizer que foi feito em SP,e,a data ,acho que 1941...

Cartao Jose Figueiredo
Imagem 383 com foto
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9J6-PS7X-T?i=382&cc=2140223

Saberia dizer se Virginia era irmã?
imagens 675//676, desembarcou no RJ em 1913

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9N4-LKZV?i=674&cc=2140223


Se ele era de Granjal,tem que solicitar o batismo ao arquivo Viseu,pois,os livros de 1906 não estão disponiveis para consulta.

Boa sorte

Mila

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382611 | joserocha | 07 lug 2017 13:52 | In reply to: #382605

Poderá ser na freguesia do Granjal, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu. Eu tenho antepassados de lá, mas não me recordo de Figueiredos. Contudo, este sobrenome é muito frequente no distrito de Viseu.

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382623 | jfpache | 08 lug 2017 00:08 | In reply to: #382610

Mila, boa noite
Foi casado no Brasil em 01/09/1929 ( cfme certidão de casamento em meu poder). Nesse documento também consta apenas Viseu.
Tenho também esse cartão de registro de Imigrante e certidão de Registro do Arquivo Publico de São Paulo . Estou solicitando ao Arquivo Nacional os devidos registros que eles possuem.
Sim , a Virginia era a irmã que veio junto ao Brasil.Já extrai esses arquivos.
Solicitei através de e-mail para a freguesia de Granjal e estou aguardando ( um e-mail da @hotmail).
Solicitei ao cartorio onde consta o casamento uma busca de documentos. Mas não sei se terei sorte, visto que na época não era obrigatório anexar documentos).

abraços

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382626 | mila1000 | 08 lug 2017 11:44 | In reply to: #382605

Fernando,

Como pude ver,tinha informações sobre o que encontrei,e,não disponibilizou no seu tópico.Conclusão,tempo perdido!

Tem o casamento,também não informou.Como quer que os confrades o auxiliem se não diz tudo que possui?

Também não respondeu ao que lhe perguntei:Onde Jose se casou/Data?Com quem?Sabe se casou no religioso?
Apenas a data não ajuda,já que possui o documento.

Mila

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382628 | silvestre | 08 lug 2017 11:57 | In reply to: #382623

Existem as termas do Granjal, hoje desactivadas, em Treixedo, Santa Comba Dão: http://www.aguas.ics.ul.pt/viseu_granjal.html

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382737 | jfpache | 11 lug 2017 01:35 | In reply to: #382626

Mila
desculpas por não ter informado os dados antes. Efetuei muito rápido as informações e realmente faltaram algumas ou várias informações.
Mas vamos lá.
Avô - JOSE ( de) FIGUEIREDO
Nascido em 24/10/1906 ou 24/10/1908 em Viseu , sem informações de Concelho ou frequesia.
Casado com Itália Contro , no Brasil em 01/08/1929 no civil e religioso
Pais de José : JOÃO (de ) FIGUEIREDO E MARIA DA GLORIA
Pais de DE JOÃO (de) FIGUEIREDO : JOAQUIM (de) FIGUEIREDO E MARCELINA FIGUEIREDO
Além do José Figueiredo tiveram também a VIRGINIA FIGUEIREDO
A data de Nascimento de João Figueiredo deve ter sido entre 1862/1866.
A data de Nascimento de Maria da Glória deve ter sido entre 1864/1888.
A data de Nascimento da Virginia deve ter sido entre 1903/1905.

Consegui junto ao Arquivo do Estado de São Paulo, a ficha registro de estrangeiro que está também no site da familiasearch, bem como a ficha da Virginia..
Pesquisando nos últimos dias consegui um numero de passaporte ( 129667) emitido em Portugal.Desembarcaram no Brasil em fev.1913 através do Vapor Valdivia, conforme consta no livro 088 pagina 44 da Memória da Imigração - Registro de Imigrantes.
bom..é isso que eu tenho de informações

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382741 | mila1000 | 11 lug 2017 11:51 | In reply to: #382605

O casamento de 1929 aconteceu em que cidade?

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382745 | mila1000 | 11 lug 2017 12:37 | In reply to: #382605

Fernando,

Virginia Figueiredo casou com José Antonio dos Santos?Se sim,saiba que foi em Junho de 1922 na Igreja São João Batista-SP.Vá até a Curia de SP,e,peça a dispensa matrimonial ,pois,deve conter onde ela nasceu,bem como seu batismo.

Quanto a José,se souber a Igreja,faça o mesmo,pois,a chance de descobrir a freguesia é grande.Leve algum documento que comprove seu parentesco.O serviço deve ser pago.

A familia de João de Figueiredo saiu de Lisboa em 27 de Janeiro de 1913,chegando no RJ em 5/Fev/1913.

Joao- 48 anos
Maria da Gloria-37 anos
Virginia-9 anos
José-5 anos.

Se localizar algo na curia de SP não deixe de informar.

Mila

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382752 | jfpache | 11 lug 2017 15:20 | In reply to: #382741

Mila
bom dia
A cada pergunta, vou contactando toda a familia para entender os passos a passos.
Descobri que o José Figueiredo casou no civil, mas somente fez o religioso em 1942 na Paroquia Santo Antonio na Vila Talarico .

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382757 | mila1000 | 11 lug 2017 16:30 | In reply to: #382605

Fernando,

Se residir em SP,ligue para a igreja Sto Antonio,e,pergunte dos livros de casamento.Há uma possibilidade de estarem na igreja.Nem sempre o registro religioso diz onde o portugues nasceu ou foi batizado.Poderá encontrar isso na dispensa,que com certeza está na Curia.Pergunte isso também.

Já lhe aviso que,não gostam de informar nada por telefone.Dizem que não possuem arquivos,e,se dizem que irão olhar,nem sempre o fazem.Não são todas igrejas que fazem isso,mas,pessoalmente é muito melhor...

Mila

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382873 | jfpache | 16 lug 2017 00:28 | In reply to: #382757

Mila,
muito obrigado pelas dicas. Fui na Curia de SP e consegui descobri que ela foi batizada na Freguesia de Grejal. Em outro documento falava em Paroquia de Agrejal,Concelho de Sernancelhe. Com certeza deve ser Granjal.
No registro do navio constava como Giunjal. Ou seja, tudo indica para Granjal mesmo.
Tentei contato via e-mail no inicio da semana passada com a freguesia ( email quimsantos62@hotmail.com) mas não tive uma resposta até o momento.
No arquivo distrital de Viseu não tem livros disponiveis para a pesquisa.
Vou tentar buscar algum outro e-mail de contato ou solicitar que alguem que more em Portugal me ajude.
Sinceramente, você foi de uma ajuda impressionante. De coração, muito obrigado pelo apoio

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382881 | mila1000 | 16 lug 2017 12:21 | In reply to: #382605

Fernando,

Voce mandou mensagem para junta da freguesia.Não creio que terá resposta.
Tem que escrever para o Arquivo Distrital Viseu,solicite o batismo de José.Se eles não estiverem com os livros,mandarão escrever para a Conservatória Viseu.

No consulado de SP,voce consegue o documentos.Não sei quanto custa,mas,creio que seja 20 euros.Entre no site,veja o email,e,mande uma mensagem.Eles sempre respondem.Coloque nome,filiação,data nascimento,freguesia ,concelho,e distrito.diga que é para fins de cidadania.

freguesia Granjal,Concelho Sernancelhe,Distrito Viseu

Boa sorte
Mila

Reply

Direct link:

Familia João Figueiredo

#382929 | Salino | 18 lug 2017 11:53 | In reply to: #382610

Posso dizer por eles comprar Orlistatse eu tiver uma indicação de um médico?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 22 set 2024, 18:39

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen