Assentamentos do meu avô
This topic is classified in rooms:
Assentamentos do meu avô
Bom dia,
meu nome é FAUSTO DE BARROS FERNANDES, brasileiro, sirvo-me do presente para solicitar a Vossas Senhorias ajuda para encontrar o Registo de Nascimento ou Baptismo do meu avô: MARCELINO FERNANDES, nascido em 24/06/1912, em Pinduradouro, Gouvães da Serra (Alvão), Vila Pouca Aguiar, Portugal; filho de: EUGENIO FERNANDES e de MIQUELINA ROSA BORGES (pelo menos é o que consta em seus documentos tirados na época aqui no Brasil).
P.S. Em caso de positivo peço-lhes instruções de como proceder para obter tais documentos que são de insuma importância.
Desde já agradeço Atenciosamente a importância do trabalho social desse Fórum;
Fausto de Barros Fernandes
e-mail: faustobfernandes2015@gmail.com
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Vila Pouca de Aguiar
Largo Sousa e Costa - Palácio de Justiça
5450-020 Vila Pouca de Aguiar
HORÁRIO
Das 9h às 16h
CONTACTOS
registos.vpaguiar@irn.mj.pt
www.irn.mj.pt
259419440
SERVIÇOS PRESTADOS NESTE LOCAL
Os livros paroquiais de 1912 encontram-se na Conservatória de Vila Pouca de Aguiar, para onde deve endereçar o seu pedido e solicitar cópia simples, se não fôr para obtenção de nacionalidade, o que terá de pedir então tal para esse efeito, ou seja autenticada, custa vinte e tal euros mais despesas de correio.. Tente fazer o pedido por email, ou então por carta.
Boas notícias
Jorge Resende
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Caro Fausto
Existe na freguesia que refere um casamento de uma Miquelina Rosa Borges em 1905, mas o nome do noivo não corresponde ao que procura. O que consta no assento que refiro é um Francisco... dada a coincidência de nomes da noiva, pergunto se tem a certeza do nome do pai do seu avô Marcelino.
De qualquer modo segue aqui o endereço onde pode consultar o assento que refiro:
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/image/button_zoomfull_big.png
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Bem verdade,
Entrei em contato com a Conservatória de Vila Pouca de Aguiar a pouco dias e me informaram que foram feitas várias pesquisas nesta Conservatória desde os anos de 1911 a 1920 e não foi localizado o assento de nascimento do referido, pode ter acontecido do meu avô não ter sido registado ou então ter um nome totalmente diferente do indicado.
Muito obrigado!
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Boa tarde, Canuta!
Ficarei muito grato se você puder baixar e me enviar por e-mail a imagem desse Registo, que se refere a Miquelina Rosa Borges, pois não consigo abrir esse link.
Mais uma vez, obrigado.
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Prezados,
Acredito que MIQUELINA ROSA BORGES e FRANCISCO, sejam os pais do meu avô. Sempre que ele se referia ao pai (FRANCISCO), falava o nome LOMBA e eu na época não entendia, olhando o Registo de Casamento vejo que é o lugar de onde o pai dele veio.
Peço ajuda para tentar encontrar o Registo que marca o nascimento do meu avô e como faço para obter uma cópia oficial desse assentamento: segundo os documentos dele tirados aqui no Brasil dizia que ele nasceu em 24/06/1912 e encontrei um registo do Arquivo de Vila Real do embarque dele para Pernambuco/Brasil: em 06/10/1926, onde consta a idade de 14 anos, 1m48, nome de MARCELINO FERNANDES, de Pinduradouro, Gouvães da Serra, Vila Pouca de Aguiar.
Desde sempre agradeço a atenção dispensada
Fausto Fernandes
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Confrade,
O casamento entre Francisco Fernandes e Miquelina Augusta da Costa foi realizado em 15 de junho de 1913 ,e, não em 1906.
- Francisco, 27 anos, filho de Domingos Fernandes e Carlota de Jesus, natural de Vilarinho, freguesia de São Salvador, Ribeira da Pena
- Miquelina augusta, 25 anos, filha de Luisa Maria da Costa, natural de Pinduradouro
batismo de Miquelina - imagem 22.tif - 22/05/1887
batismo de Maria Umbelina (irmã de Miquelina) - 31.tif - 21/09/1889
Nem sempre as datas de nascimento estão corretas. Veja por exemplo:
- no casamento em 22/08/1958 , Marcelino informou que nasceu em 24/06/1912, no óbito consta que nasceu em 1913.
No casamento civil de 1958 consta que ele casou na Igreja da Casa Forte , entendi que foi em Junho (a letra é dificil de entender). Já procurou saber o que consta no certificado de batismo que ele preencheu? procure ver isso na igreja, ou, junto á diocese.
Mila
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Caro Fausto
Desculpe, mas não estou a conseguir mandar-lhe por email o assento que referi e que continuo a acreditar ser o que lhe interessa... De qualquer maneira mando-lhe o endereço onde o poderá encontrar:
tombo.pt/f/vpa06#002
Depois deve abrir o "livro registo de casamentos" de 1894-02-05 a 1905-02-08.
O registo do casamento de Miquelina Rosa e Francisco (08/02/1905) encontra-se na pg 7. Lá poderá ver os nomes dos pais dos noivos, local de nascimento e idades dos mesmos. (Espero que desta vez consiga abrir...)
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Fausto
Acabei de encontrar o assento de baptismo do marido da Miquelina Rosa, o Francisco (nasceu no dia 27/02/1881) no lugar da Lomba (freguesia de Santa Marinha - concelho de Ribeira de Pena).
Se lhe interessar este assento, poderá consultar o site do Tombo.pt
Selecionar o distrito de Vila Real, depois o concelho de Ribeira de Pena e finalmente a freguesia de Santa Marinha.
Abrir o "livro de registo de baptismos" de 1871-1878 pg 24.
Boa sorte
Canuta
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Confrade Canuta,
Me desculpe pelo erro cometido, não atentei aos nomes, mas, o que o confrade informou está correto.
Apenas o que informei do casamento no Brasil em 1958 e o obito estão certos.
Cumprimentos.
Mila
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Obrigado, Mila!
Moro próximo a Casa Forte e irei até lá amanhã mesmo para confirmar se há algum Certificado que comprove a origem do meu avô. Enquanto isso a busca continua, conto com vocês para obter sucesso.
Agradeço mais uma vez pelas informações valiosas,
Fausto Fernandes
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Fausto,
Procure saber do casamento, veja se o livro está na igreja. Muitas vezes consta o local de nascimento e a igreja do batismo. Se isso não estiver no livro, pergunte dos documentos apresentados pelos noivos, ou seja, a habilitação. Nesses documentos consta um certificado, é nele que vai ter informação.
Se logo de cara perguntar desse certificado, com certeza, irão olhar os livros de batismo, e, dizer que não tem nada.
Se a igreja não está mais com o livro,veja à qual diocese / curia pertence, e, vá até lá. Creio que essa cópia será cobrada.
Boa sorte
Mila
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Fausto
Não sei se já conseguiu avançar nas suas pesquisas, de qualquer forma, quero pedir-lhe desculpas porque, como por certo se apercebeu, dei-lhe uma indicação incorreta do livro onde deveria procurar o assento de batismo do Francisco, na verdade é na pg 24, mas do livro de registo de batismo 1878-11-18 a 1887-12-01(pois o que lhe indiquei anteriormente não abrangia a data do nascimento - 1881).
Hoje tenho mais umas informações para si. Encontrei o assento do batismo da Miquelina Rosa e de um irmão dela (José Agostinho).
Eles nasceram na freguesia de Gouvães da Serra, a Miquelina no dia 7 e março de 1873 e o irmão a 2 de outubro de 1870.
Deixo-lhe aqui os endereços onde os poderá encontrar:
Tombo.pt
Distrito de Vila Real
Concelho de Vila Pouca de Aguiar
Freguesia de Gouvães da Serra
livro de registo de batismo
Miquelina - livro 1873-01-13 a 1876-11-26 (na pg 4)
José Agostinho - livro 1839-1872 (na pg 69)
Se ler com atenção o que se encontra na margem do registo da Miquelina poderá recolher outras informações úteis sobre ela, nomeadamente sobre o seu 1º matrimónio.
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Assentamentos do meu avô
Bom dia, Canuta!
Não se preocupa, eu percebi e fui em cima na data (1878). Muito obrigado.
Tenho boas novas, o pessoal da Cúria da Diocese de Vila Real, encontrou a Certidão de Baptismo do meu avô, NOSSA TÔ MUITO FELIZ!
Mas tem um porém, o nome do pai (Francisco) dele está diferente do declarado as autoridades e aos órgãos Documentais/Registos daqui. Isso foi passado pros nossos Registos de nascimento. A pessoa que o trouxe para o Brasil e ficou responsável por ele declarou-se como pai (Eugenio Fernandes e não Francisco).
Me passa um e-mail e eu te mando mais detalhes.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 12 gen 2025, 08:46