Abade de Prozelo

This topic is classified in rooms: Bibliografia

Abade de Prozelo

#18017 | ex0tic | 04 mar 2002 20:10

Boa Noite!!
Gostaria que me dessem informações acerca dos seguintes manuscritos :

" A ascendência do Abade de Prozelo ", escrita pelo Reverendo Padre João de Araújo Costa e Mello, Presbítero e Abade de S. Tomé de Prozelo ( Arcos de Valdevez), em 1734, e também do " Memorial de Calheiros ", escrito por Diogo Lopes de Calheiros, em 1568.

Obrigada

Marisa R.

Reply

Direct link:

RE: Abade de Prozelo

#18037 | jpcmt | 04 mar 2002 22:39 | In reply to: #18017

Exma. Senhora
"A Ascendência do Revº João de Araújo Costa e Mello, Abade de S. Tpmé de Prozelo", é um manuscrito que se encontra no meu arquivo particular (descendo de uma sua irmã). Está transcrito nas "Raízes e Memórias" nº 16 e também em
http://www.geocities.com/ftrov/
Sobre o "Memorial de Calheiros" encontrará informções neste Forum.
Cumprimentos
jpcmt

Reply

Direct link:

RE: Abade de Prozelo

#18070 | artur41 | 05 mar 2002 01:22 | In reply to: #18037

Caros colegas


Bastante interessante o site. Dá uma outra origem aos Araújo e Sousa, do meu ramo, ou não??
Tenho que escalpelizar bem a questão. Mais logo, colocarei questões bastante pertinentes no tópico: Família- Araújo e Sousa.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Abade de Prozelo

#18090 | jpcmt | 05 mar 2002 14:09 | In reply to: #18070

Caro Confrade:
Agradeço o seu interesse no meu site.
Nos papeis do Abade de Prozelo há três úblicas-formas de documentos, que talvez tenham algum interesse pra si. São eles:
Testamento (1506) e Legitimação (1475) dos Filhos de Álvaro Rodrigues de Araújo, Comendador de Rio-Frio e um Aforamento feito por Payo Rodrigues de Araújo, "O Cavaleiro" (este, em parte ilegível).
Destes documentos e do texto da Genealogia do Abade, posso enviar-lhe as transcrições (em Word)- talvez assim facilite o uso do escalpelo! Se estiver interessado, pode contactar-me por
jpcmt@mail.telepac.pt
Cumprimentos
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Abade de Prozelo

#18102 | ex0tic | 05 mar 2002 17:16 | In reply to: #18090

jpcmt;
Agradeço a sua ajuda....já agora, vou-lhe pedir mais uma coisinha... :))
Sou descendente dos Amorins, exactamente de S. Tomé de Prozelo ( aliás, a minha avó ainda nasceu lá), e, ao fazer pesquisas acerca desse ramo da família, " dei de caras" com o documento que o sr. tem em sua posse, no qual existem referências aos Amorins.
O que lhe gostaria de pedir era se não tinha mais informações referentes a esta família.
Grata pela ajuda

Marisa R.

Reply

Direct link:

RE: Abade de Prozelo

#18105 | artur41 | 05 mar 2002 17:32 | In reply to: #18090

Carísssimo Confrade


Os documentos que refere são de extrema importância para mim: para comparar quer com documentos transcritos no FPSC, quer com a fotocópia da original carta de brasão de armas, que tenho em meu poder, passada a meu antepassado Lázaro Pereira de Sousa (23 de Março de 1778), por mercê da rainha D. Maria.
Agradeço-lhe o propósito de me enviar as transcrições (em Word), que de bom grado aceito.
Se não for incómodo, enviar-lhe-ei, então, um e-mail.


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Abade de Prozelo

#18134 | artur41 | 06 mar 2002 02:52 | In reply to: #18105

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira


Já li e reli o que me mandou: são verdadeiras preciosidades. Há coisas que se confirmam, lá isso há! Outros dados são verdadeiras surpresas.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Abade de Prozelo

#18140 | jpcmt | 06 mar 2002 13:56 | In reply to: #18102

Minha Senhora:
Lamento, mas para além das habituais fontes (Gaio, etc.)e do pouco do que se diz no "Memorial de Calheiros" sobre os Amorins,
nada tenho de específico relativo aos de S.Tomé de Prozelo.
Posso apenas sugerir que lance outro tópico neste Forum-- se possível com indicações mais precisas. Pode ser que outro confrade tenha
resposta para si.
Cumprimentos,
jpcmt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 giu 2024, 10:04

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen