informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Pessoas

informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

#400368 | luizzmatos | 25 mag 2018 14:21

Bom dia ,

Meu nome é Luiz e gostaria de contar com a ajuda dos senhores para localizar informações acerca do meu pai, portugues já falecido no Brasil.
Toda a documentação dele ficou com um irmão também já falecido e se perdeu.

Buscando informações acabei encontrando neste forum na sala famílias - Moreira da Silva - um cartão de imigração no Brasil que pertenceu ao meu avô o que me levou a ter esperança de que os senhores possam me ajudar a encontrar talvez o cartão de imigração ou até certidões.

vou passar os dados de que disponho.

meu pai: Carlos Alberto Almeida Moreira da Silva (nome de casado) - portugues
nascimento : possivelmente 1934
minha mãe: Amélia Augusta de Matos Moreira da Silva (nome de casada) - portuguesa - 1921
meu avo: Armenio Moreira da Silva - portugues de Alquerubim nascido em 24/02/1912
minha avó :Maria Eduarda

seria importante saber se meus casaram-se em Portugal ou no Brasil.

fico no aguardo de que algum dos senhores possa me ajudar e desde já agradeço.

abraços.

Reply

Direct link:

informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

#400369 | MCNN | 25 mag 2018 15:53 | In reply to: #400368

Boa tarde

No link seguinte pode ver o cartão de emigração de seu pai.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95B9-95FQ?i=95&cc=1932363

Ele era natural de Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro e terá nascido em 14/06/1934.

Chegou ao Brasil em 1951 e era então solteiro.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

#400370 | MCNN | 25 mag 2018 16:00 | In reply to: #400368

Já no que diz respeito à senhora sua mãe, como não indicou o nome dos pais as certezas não são muitas, mas veja por favor a ficha de imigração desta senhora que nasceu em 1921.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-61FR-22?i=197&cc=1932363

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

#400373 | luizzmatos | 25 mag 2018 16:40 | In reply to: #400368

prezado senhor Mário César Navarro,

agradeço-lhe muitíssimo a ajuda, e estou verdadeiramente emocionado ao ver meus pais tão novos...

porém como verificado nos cartões os mesmos casaram-se no Brasil, e eu precisaria localizar essa certidão de casamento...

se o senhor com o conhecimento que possui puder me ajudar, ficaria muito grato.

enfim de qualquer forma a sua ajuda foi inestimável pra mim, muito obrigado mesmo!


grande abraço,

Luiz Moreira

Reply

Direct link:

informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

#400379 | malimo | 25 mag 2018 21:32 | In reply to: #400373

Caro Luiz,

Sabe onde se casaram seus pais ?
Igreja ou Cartório, e datas ?
A pesquisa é possível mas será necessário fornecer datas.
Se o seu irmão nasceu antes ou se eram mais irmãos também importa porque a partir da data de casamento geralmente aparecem os nascimentos dos filhos. E pelos nascimentos pode-se procurar o casamento dos seus pais caso não tenha.

Por outro lado já sabe de onde veio o pai, para o caso de cidadania pode procurar o nascimento dele onde lhe informou o Navarro. Será na Conservatória.
Aguardamos os dados.

Att.,

Maria Alice

Reply

Direct link:

informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

#400389 | luizzmatos | 26 mag 2018 04:44 | In reply to: #400368

prezada Maria Alice,

em primeiro lugar muito obrigado pelo interesse em me ajudar, os senhores aqui do fórum são pessoas maravilhosas.

Infelizmente eu não tenho certeza de datas ou lugares mas posso tirar algumas conclusões.

meu pai veio para o Brasil, de acordo com o cartão de imigração, em 1950, então com 16 anos.

me parece que a lei vigente então só permitia casamentos entre maiores de 21 anos, portanto a data inicial de pesquisa deve ser o ano de 1955.

como meu único irmão, já falecido,Carlos Alberto Matos Moreira, nasceu em 1958, creio que o casamento tenha se realizado entre os anos de 1955 e 1958.

meus pais moraram em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro e a minha certidão de nascimento está registrada no cartório da Quinta Circunscrição do Registro Civil das Pessoas Naturais Freguesia da Lagoa e Gávea, o que pode significar que a certidão de casamento também tenha sido registrada neste cartório.

Também o meu batismo se deu na Paróquia de São Paulo Apóstolo em Copacabana inclusive enviei email hoje pedindo ajuda.

com relação a cidadania portuguesa as informações que eu acessei dizem que é necessária a certidão de casamento e que a mesma seja transcrita para Portugal.

enfim, sem me estender demais, já agradeço pela ajuda.

muito obrigado.

cordialmente,

Luiz Moreira

Reply

Direct link:

informações acerca de meu pai na chegada ao Brasil

#433984 | FelipeAMFigueiredo | 25 mag 2021 05:21 | In reply to: #400389

Olá, Luiz Moreira.
Me chamo Felipe e sou neto do Armênio de Almeida Moreira e Silva, que é irmão do seu pai.
Acredito que você seja a pessoa que meu avô carinhosamente chamava como "Lau".
Estamos há anos procurando por você na internet e acho que podemos ajudá-lo em suas buscas.
Meu e-mail é: planarcomunicacao@gmail.com
Quando possível, me envie uma mensagem e eu poderei intermediar uma ligação entre você e o meu avô, ou, pelo menos, com a minha mãe, Tatiana, que é sua prima.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 set 2024, 13:47

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen