Fontoura e Lobão(sec XVIII)
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Procuro informações sobre os ascendentes de um meu antepassado,transmontano,chamado Bernardo António de Souza Lobão-filho de Francisco Xavier de Castro Lobão e de sua mulher D.Violante de Souza Carneiro,de Montalegre, da qual nada sei. Os pais do Francisco, nascido em Vilares, em 26/05/1745-São-José do Loureiro, filho de Marcelino de Fontoura do Loureiro e Maria da Roda e Menezes e sua Mulher Joanna de Lobão filha de Domingos Machado e Anna Maria de Lobão.
Alguem sabe alguma coisa desta gente?
Gonçalo
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caro Gonçalo
Afinal aínda não foi possível conhecer-mo-nos pessoalmente.
Creio que sobre Lobão a nossa consócia no IPH e na APG D.ª Maria da Conceição Lobão Mascarenhas lhe poderá dar informações. A morada vem nas Armas & Trofeus e nas Raízes & Memórias.
Cumprimentos
R. do A. Leitão
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros Dr. Rui A. Leitão e Gonçalo Calheiros
Vou procurar nos meus papéis e logo que tenha alguma coisa de concreto voltarei ao Forum. Os nomes indicados pelo Gonçalo, associados ao Lobão, à 1ª vista não me são familiares, mas verei se tenho alguma coisa que encaixe, pois de facto a região que menciona é a mesma...
m. cump.
Conceição Mascarenhas
Nota p/Dr. R.A.L. - a minha morada "ainda" não vem nas R&M. Até Sáb. s.D.q.
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
A proósito da leitura desta tópico, e se não for um grande abuso de minha parte, pedia o favor ao pesquisar o nome de Fontoura associado a Lobão, se eventualmente haveria referências a outros Fontouras relacionados com Alvares Calvão. E no mesmo concelho de Portalegre, haverá algum registo significativo relativo aos FErnandez de Moura, família fidalga ou principal do dito concelho.
Muito obrigado pela atenção dispensada, e aguardando prezadas notcícias vossas
cumprimentos
Victória
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros Dr.R.A.L.e Conceição Mascarenhas:
Agradeço muito a vossa preciosa colaboração.
Para si,Dr Rui,espero contactá-lo pessoalmente quando se deslocar á "terra".Tenho continuado as pesquisas sobre a casa de Vilar e agora parece que cheguei a uma possibilidade de entroncamento com a casa de S.Miguel,o que resolveria a questão da pedra de armas de Vilar.Haveremos de falar nisso.Para a srª.D.Conceição,que não tenho a honra de conhecer,agradeço imenso as informações que me puder obter deste -julgo-que nosso possível parentesco.
Cumprimentos
Gonçalo
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Cara Victória
O concelho é Montalegre ,não Portalegre.Já viu em R.M. os artigos do Sr Brigadeiro Calvão Borges,e do Prof Sampayo e Mello ?
Cumprimentos .
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros Gonçalo e M.da Conceição
Por lapso criei um novo tópico quando queria continuar este. As minhas desculpas
RAAL
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caro Gonçalo Calheiros
Espero que esta pequena informação lhe interesse:
1 - Minha Tia Maria Ana San Romão de Lima Briteiros Brandão, casou em S. João do Souto(Braga) a 23.5.1925 com Armando Gualter da Fontoura,Coronel de Infantaria, nascido em Chaves ( não apurei a freguesia) a 16.02.1894 (c.g. em Lx.)
Era filho de António José da Fontoura, major de Infantaria e de sua 1ª mulher Olímpia Losveles de Ortigosa da Cunha Fajardo.
2 - Arquivo Distrital de Vila Real - Concelho de Chaves - Freguesia de S. Gonçalo de Vilas Boas: encontrei dois Fontouras em que um deles era José Rodrigues da Fontoura e outro ...? da Fontoura de S. Pedro de Agostem-Chaves.
Havia tambem um registo de Sebastião Manuel Alvares Calvão.
Anotei que havia referências a apelidos Lopes,Gonçalves, Faria, Salgados, Gomes e Borges de Araujo, sendo estes últimos provenientes de Santa Maria Maior de Chaves.
Registos de Casam. 5 vol de 1809-1875
" " Óbito 5 Vol de 1797-1875
" " Nascim. 0 - disseram que estavam em Bragança, mas lá não estão segundo informou o ADBça.
Cumprimentos
vbriteiros
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros senhores...
relativamente à última mensagem colocada posso acrescentar qualquer coisa mais.
Se o que realmente buscam é a origem, a génese dos Fontoura, poderá obter mais informações, embora não totalmente, na revista raizes e memórias, n.ºs 10 a 15, onde são tratadas as famílias de Chaves.
Quanto aos Fontouras, nomeadamente o supra citado Sebastião Manuel Alvares CAlvão, por acaso, meu 5º avô, foi capitão de ordenanças de Vila Verde Oura, n. a 25.X.1780 em Vilas Boas, Chaves, b. 30.X e f. a 11.X.1857, filho de Jacinto da Fontoura, n. 21.XII.1776 e f. a 24.I.1825 tudo em Vilas-Boas, casou com d. Marcelina Fernandes de Moura, de Montalegre, dos Fernandes dde Moura dos quais gostaria de saber mais informações, se possível. Este Sebastião era, por sua vez, filho de
Francisco da Fontoura, n. a 26.IX.1708 bóbeda, S.Pedro d'agostem, c. 9.V.1740 , por sua vez filho de outro
Francisco da Fontoura, tb nascido em Bóbeda (e, infelizmente aqui não tenho mais informação... salto uma geração e tenho mais, como exemplifico abaixo)
Fontouras de Chaves
?
\
Francisco da Fontoura oo Jerónima Alves
|
Francisco da Fontoura oo Maria Vaz
|
Jacinto da Fontoura oo Maria Thereza Alvares (Calvão)
|
Sebastião Manuel Alvares Calvão oo d Marcelina Fernandes de Moura
|
Maria Alves Calvão oo Bento José Rodrigues
|
Maria Antónia Rodrigues oo Paulo José de Souza
|
Beatriz Rodrigues de Souza oo João Gomes de Carvalho
|
Lídia Rodrigues de Carvalho oo José Mendes Izidoro
|
Paula Cristina de Carvalho Isidoro oo Eduardo Jorge Esteves Domingues
|
EU, Maria Ana Victória
Se pretender mais alguma infromação detalhada, favor perguntar
cumprimentos
Victória
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros senhores... especialmente o sr. vbriteiros
Por acaso anda a pesquisar algo ou alguém da freguesia de Vilas-Boas, Chaves, nomeadamente Alves-Calvão, Lage, Gonçalves, Souza etc?
Quanto a Fontoura tenho na casa de familia algumas procurações de plenos poderes passadas por alguns fontouras e alvars calvão a viver nos estados unidos do brasil, após o virar do século (XIX/XX, claro!).
cumprimentos
Victória
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Cara Victória.
Grato pela sua comunicação que será mais para Gonçalo Calheiros.
O meu interesse em Vilas Boas-Chaves é a investigação específica sobre António José da Gama, que deve ter nascido lá cerca de 1793 segundo apurei no livro de V. Carvalho: Aspectos de Vila Nova ( Famalicão ) págs 208.
Este autor diz: A Gazeta de Famalicão de 31 de Março de 1886 começou publicando uma biografia deste prestante cidadão, natural de S. Gonçalo de Vilasboas-Chaves, que se tornou vasta pela pormenorização e se completou ao quinto número de publicação. Este periódico exitia na Biblioteca Camarária de Famalicão ,mas desapareceu totalmente. Pesquisa minhas nas Bibliotecas Públicas do País foram infrutíferas. A pesquisa que fiz no Arq. D. Vila Real tambem não me forneceu elementos Não encontrei o Registo Paroquial do ano em questão nem na freguesia encontrei semelhante apelido. Ainda não tive oportunidade de averiguar se existe este apelido nas freguesias circunvizinhas porque não tenho tido oportunidade de me deslocar a Vila Real . Se me puder dar uma ajuda agradeço.
Está em Vila Real? Eu estou no Porto.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Julgo que a Joana de Lobão é natural de Sucçães.O José de Loureiro é de Vilares(de Vilariça?)
Cumprimentos.
Gonçalo
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caro Gonçalo Calheiros,
Até agora consultei apenas um registo genealógico, onde aparecem só linhas directas e que não lhe serão de grande utilidade. Nos "papeis" ainda não consegui mexer, mas aí aparecerão colaterais e talvez alguma pista. No entanto, neste registo tenho um 6º avô - Agostinho de Lobão, nascido em Vilares (talvez sejamos mesmo parentes...), casado com D.Ana Rosa de Lemos, nascida em Fornos de Ledra(?)- sem quaisquer datas, apenas com a nota de ser irmã de Domingos Teixeira de Andrade, Sargento-Mor de Batalha General de Trás-os-Montes. Foram pais do meu 5º avô Francisco de Lobão Moraes, nascido em Torre de D. Chama (s/data)e falecido em 1753 (Alferes de Dragões), casado com D. Mª Tereza Pinto Correia, natural de Chaves. Os pais do Agostinho de Lobão (acima) foram João Teixeira Coelho, Capitão-Mor de Torre de D. Chama e D. Antónia de Moraes Campilho - sem datas nem local de nascimento...
Para facilitar, os nomes usados por pais, filhos e irmãos são como se vê.
Nas "Famílias Transmontanas" de Francisco Xavier de Moraes Sarmento (ed.Dez 2001) aparecem alguns Fontouras que poderão ter relação com os que procura.
m. cump.
Conceição Mascarenhas
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Cara Conceição Mascarenhas
Desculpe só agora lhe responder a agradecer as informações que me mandou,mas por motivos profissionais tenho estado um pouco afastado destas lides.Gostava de juntar mais alguns dados sobre este meu ramo,pois julgo que efectivamente deve traar-se da mesma gente.Assim:O José do Loureiro,citado,tem um irmão,Francisco Xavier de Sá Loureiro,ccAna de Sil de Morais Colmieiro.O Francisco Xavier,*1745,tem um irmão de nome Bernardo,nascido igualmente em Vilares(26/10/1749).O filho do casal Francisco Xavier de Castro Lobão/D.Violante Carneiro de Sousa,Bernardo António de Sousa Lobão,ccD.MªTeresa de OLiveira Lobo,F.deD.Francisca Rosa de Oliveira Costa cc José CarlosVieira da Silva Lobo(ascendentes dos Condes de Costa Lobo).D.Francisca Rosa,acima ,é irmã do armigerado André Dias de Oliveira e Costa e de D.Mariana Antónia Dias de Oliveira e Costa que casou com o Alferes(1759)e tenente de infant.(1764) do Reg.Bragança-Francisco José de Sá Morais Lobão-Filho deJoão de Sá Morais Lobão,Capitão de Infantaria,de Chaves e deD.maria Teresa de Morais, de Miranda do Douro.Neto paterno de Francisco de Lobão de Morais,Sargento-Mor,natural de Arcas,Macedo e de Isabel Rodrigues,mulher solteira de Celas-Vinhais.Creio que deverão igualmente ser dos mesmos.
Melhores Cumprimentos do
Gonçalo
P.S.--O meu E.M. é- gbcalheiros@hotmail.com
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Para Victória
Quando me perguntou se eu procurava algo de concreto em S. Gonçalo de Vilas Boas , disse na altura que procurava o apelido Gama nessa freguesia e cerca de 1793. Eu nunca encontrei nas pesq~uisas que fiz no ADVR, mas os livros não estavavam completos.
Será que esse apelido existiu nas freguesias vizinhas?
Agradecia a sua ajuda.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Deparei-me com a sua mensagem e gostava que me pudesse esclarecer um ponto:essa revista "Raízes e Memórias" a que faz alusão, onde posso adquiri-la e quem a edita?
Muito agradecida por qualquer informação
MCC
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caro mcc
Arevista Raízes & Memórias é o orgão oficial da Associação Portuguesa de Genealogia -Av. Ressano Garcia, 45, 6.º, Esq. Lisboa. Pode comprá-la na Livraria Ferin- Rua Nova do Almada, 70 em Lisboa
Cumprimentos
RAAL
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros Confrades,
Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.
Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.
Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros Confrades,
Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.
Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.
Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros Confrades,
Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.
Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.
Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Caros Confrades,
Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.
Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.
Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
FONTOURAS e FONTOURAS
Caro parente Gonçalo Calheiros
- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.
- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.
- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.
- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.
- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?
Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
FONTOURAS e FONTOURAS
- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.
- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.
- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.
- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.
- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?
Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
FONTOURAS e FONTOURAS
- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.
- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.
- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.
- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.
- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?
Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
FONTOURAS...
- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.
- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.
- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.
- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.
- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?
Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
FONTOURAS...
- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.
- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.
- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.
- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.
- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?
Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Teresa Teodora Fontoura Carneiro, casada com António José Mendonça Furtado de Magalhães, de S. Salvador de telões/Vila Real, sendo a Teodora filha de Maria Fontoura Carneiro, de Montalegre e Duarte Rodrigues da Fonseca (natural de Lisboa) mas residente e capitão de infantaria e Governador da Praça da de Montalegre.
Alguém possui mais dados sobre estas pessoas (data: por volta de 1768)?
Grata
Ana
Direct link:
Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Boa noite,
Também descendo do casamento de Sebastião Manuel Alves Calvão e de D. Marcelina Fernandes de Moura, isto porque tiveram uma filha de nome Dionísia Joaquina(conforma assento), nascida na freguesia de Vilas Boas/Chaves em 7 de Novembro de 1821, batizada a 14 do mesmo mês, neta paterna de Jacinto de Fontoura e de sua mulher Maria Teresa A. Calvão, de Vilas Boas; neta materna de Francisco Fernandes de Moura e de sua mulher Maria Fernandes de Moura, de Sta. Maria de Gralhas/Montalegre.
Esta Dionísia Joaquina casou com Francisco Luís Pereira, de Vilas Boas. Foram pais de Alexandre Luis Pereira, comerciante na Madalena/Chaves, tendo este casado com Margarida da Glória Duarte Mesquita, de St. Maria Maior/Chaves. Residiram ao Madalena/Chaves.
Teve este casal, de entre outros, uma filha, batizada de Bela da Glória Mesquita Pereira, minha avó materna!
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Boa noite,
Também descendo do casamento de Sebastião Manuel Alves Calvão e de D. Marcelina Fernandes de Moura, isto porque tiveram uma filha de nome Dionísia Joaquina(conforma assento), nascida na freguesia de Vilas Boas/Chaves em 7 de Novembro de 1821, batizada a 14 do mesmo mês, neta paterna de Jacinto de Fontoura e de sua mulher Maria Teresa A. Calvão, de Vilas Boas; neta materna de Francisco Fernandes de Moura e de sua mulher Maria Fernandes de Moura, de Sta. Maria de Gralhas/Montalegre.
Esta Dionísia Joaquina casou com Francisco Luís Pereira, de Vilas Boas. Foram pais de Alexandre Luis Pereira, comerciante na Madalena/Chaves, tendo este casado com Margarida da Glória Duarte Mesquita, de St. Maria Maior/Chaves. Residiram ao Madalena/Chaves.
Teve este casal, de entre outros, uma filha, batizada de Bela da Glória Mesquita Pereira, minha avó materna!
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
Fontoura e Lobão(sec XVIII)
Por volta de 1750/60...
Teresa Teodora Fontoura Carneiro, natural da Vila de Montalegre, filha legítima do Capitão de Infantaria Duarte Rodrigues da Fonseca (natural de Lisboa) e de D. Maria Fontoura Carneiro (natural de Montalegre); neta materna de João Machado Magalhães (…"diz-se baptizado na Freguesia de St. Maria de Pitões/Montalegre, por aí viverem seus pais em sua quinta no Lugar de Sobrado") e de D. Maria da Fontoura Carneiro, de Montalegre.
Casou Teresa supra referenciada com António José Mendonça Furtado de Magalhães (n. Lugar do Pontido, S. Salvador de Telões, Vila Pouca Aguiar), militar, Cavaleiro da ordem de Cristo, filho do cirurgião-mor de Infantaria de Chaves de nome Manoel Dias de Mendonça Furtado (nascido na Freguesia de S. Paulo/Lisboa).
Alguém possui mais dados e ou familiares?
Ana
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 11:06