Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

This topic is classified in rooms: Arquivos

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#405964 | MJSantos | 31 lug 2018 15:24

Boa tarde

Tenho tentado encontrar o registo de casamento dos meus Trisavós e parece que não consigo sair do sítio, Já consultei livros de registo das freguesias do Porto em que achei que poderiam ter casado e nada encontro. Como o meu trisavô era irmão de 1ª. classe da Irmandade da Lapa desde 1831 e nessa data era solteiro, lembrei-me que poderá ter casado na Igreja da Lapa.
A questão é onde poderei consultar os registos da Lapa. Não encontro no ADPorto. Será que estão no arquivo da Igreja?

Grata por qualquer informação.

MJSantos

Reply

Direct link:

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#405968 | saintclair | 31 lug 2018 15:37 | In reply to: #405964

-
Deve ir consultar os registos da Igreja Lapa.
Em tempos houve uma Senhora que pediu
ajuda, foi encaminhada para essa Igreja, e
teve sucesso.
https://geneall.net/pt/forum/172445/a-procura-de-um-pai/#a389060
Boa sorte
Sc.

Reply

Direct link:

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#405970 | MJSantos | 31 lug 2018 15:59 | In reply to: #405968

Muito obrigada

MJSantos

Reply

Direct link:

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#405977 | Jorge Resende | 31 lug 2018 18:44 | In reply to: #405964

IGEJA DA LAPA CEDOFEITA PORTO

Reply

Direct link:

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#405979 | MJSantos | 31 lug 2018 19:18 | In reply to: #405977

Já efetuei pedido de consulta à Igreja. Presumo que os registos não estejam digitalizados...

Reply

Direct link:

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#406065 | saintclair | 02 ago 2018 23:45 | In reply to: #405970

-
...Sugiro que contacte por telef. exponha o seu caso,
costumam ser eficazes e simpáticos.
Contactos;
Largo da Lapa, nº 1
4050-069 PORTO
geral@irmandadedalapa.pt
(+351) 22 550 28 28 (geral) | (+351) 22 200 13 69 (igreja)
Sc.

Reply

Direct link:

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#406068 | mtt | 03 ago 2018 02:35 | In reply to: #405979

Cara MJ Santos
Os casamentos eram celebrados ‒ segundo as regras do concílio de Trento ‒ na freguesia onde um dos noivos residia, na quase totalidade das vezes na freguesia de morada da noiva.
Ocasionalmente, e mediante expressa licença superior, realizavam-se em igrejas que não a paroquial, até mesmo em capelas particulares, mas os assentos eram sempre registados no livro da paróquia. Não havia livros de baptismos ou de casamentos nas Ordens Terceiras, nas Misericórdias, nas Irmandades, nas Confrarias, nas Capelas.
De meu conhecimento, as únicas instituições que violavam a regra eram os Hospitais, que tinham livros particulares de óbitos, e os corpos militares que os registavam nos chamados livros mestres, cujos assentos, em ambos os casos, não eram reportados à paróquia,
Quanto a mim, se não sabe qual era a freguesia da noiva, está perante um problema de difícil solução; mas, se lhe parece, ou se palpita, que a noiva era portuense, terá apenas que percorrer as freguesias do Porto, o que, se tiver uma ajustada estimativa da época da celebração, é tarefa ao alcance de qualquer um. Também, e se sabe onde o casal viveu e procriou, os assentos de baptismo dos filhos poderão conter preciosas informações, por ser hábito mencionar, sobretudo no caso do assento do primogénito, a freguesia onde os conjuges "se haviam recebido".
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Reply

Direct link:

Casamentos na Igreja da Lapa - Porto

#406073 | MJSantos | 03 ago 2018 09:43 | In reply to: #406068

Muito obrigada pela sua resposta.
Os noivos moravam na Rua das Hortas e Rua da Rainha. A minha trisavó era de santo Ildefonso e no registo de batismo da minha bisavó não menciona o local de casamento dos pais. Sei também que o meu trisavô era irmão de 1ª. classe da Irmandade da Lapa desde 1831 e que nessa altura era solteiro. Assim, e porque o registo de nascimento da minha bisavó é de 1852, tenho 21 anos para procurar e é isso que estou a tentar fazer. Pedi informações aos Serviços Culturais e Arquivo Histórico do Museu da Lapa e estou a aguardar uma resposta.
É curioso como já tenho os registos de casamento dos meus tetravós e do filho estou mesmo num beco sem saída, mas acredito que, com muita paciência lá chegarei.
Mais uma vez muito obrigada pelo esclarecimento e disponibilidade
MJSantos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 22 set 2024, 04:33

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen