Registro de batismo na Itália

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Registro de batismo na Itália

#406767 | Marina dos Passos | 24 ago 2018 02:13

Caros colaboradores

Estou precisando de ajuda para achar a certidão de batismo de meu trisavó na Italia em Palermo, as informações que tenho pelo registro do casamento dele no Brasil, ele foi batizado na freguesia de São João Baptista em Palermo no Reino das Duas Cecilias, lá esta escrito desta forma, acredito que em italiano, seja de outra forma.
Tentei achar mas sem saber italiano, fica muito dificil, não entendi nada.

O nome dele era Francisco Muratori, não tenho a data de nascimento só sei que se casou em 24/04/1856 no Brasil, no Rio de Janeiro, na paroquia de Santo Antonio dos Pobres.

Não sei se no registro na Italia o nome dele seria "Francesco"e tb o nome do pai se seria "Gioseppe"

Pai- José Muratori
Mãe- Theresa Lucci Muratori


Obrigado

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406770 | FilipeFlard | 24 ago 2018 04:31 | In reply to: #406767

Prezada Marina,

Considerando que as divisões administrativas na Itália não correspondem aos modelos existentes no Brasil e em Portugal, creio que o assento de batismo que procura estará em um livro paroquial da Igreja de "San Giovanni Battista", em Palermo, no extinto Reino das Duas Sicílias.

A pessoa que procura deve ter sido batizada como Francesco Muratore, filho de Giuseppe Muratore e de Teresa Lucci.

Não sei se o livro está na própria igreja ou se foi remetido ao arquivo da diocese de Palermo.
Penso que terá de escrever a eles para obter essa informação, mas já adianto que será difícil obter uma resposta se não escrever em italiano e se não puder estimar a data de nascimento.

O que sugiro é que faça uma pesquisa mais abrangente sobre esse antepassado. Descubra quando faleceu, quando seus filhos nasceram, quantos anos tinha quando do óbito etc. Assim será mais fácil ter uma ideia pelo menos aproximada da data de nascimento...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406776 | mila1000 | 24 ago 2018 11:38 | In reply to: #406767

Marina,

Sabe com que idade Francisco faleceu?

Já foi na Curia ver os documentos que Francisco apresentou para se casar com M. Helena?

Espero sua resposta

Mila

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406786 | Marina dos Passos | 25 ago 2018 03:00 | In reply to: #406770

Obrigado Filipe, por seus esclarecimentos,

Sobre os filhos sei que teve 1 (acredito o unico)meu bisavô João Carlos Muratori que nasceu em 04/03/1861, no Rio de Janeiro
Já achei também que quando nasceu sua primeira neta em 1890, consta em seu registro de nascimento
que o avô paterno era falecido.

Vou continuar as pesquisas e ver se consigo mais informações.
Obrigado

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406787 | Marina dos Passos | 25 ago 2018 03:23 | In reply to: #406776

Cara Mila

Não sei quando Francisco faleceu, como expliquei ao Filipe, o filho, meu bisavô nasceu em 04/03/1861, quando nasceu sua primeira neta em 1890, consta no registro de nascimento que o avô paterno era falecido.
Não fui a curia, pois moro em São Paulo, estou tentando escrever a historia da família, com pesquisas na internet, e com a valiosa ajuda deste forum.

Meu trisavó Francisco Carlos Muratori (é com esse "Carlos" ) que tenho encontrado nos registros de nascimento dos netos. Ele era maestro no Rio de Janeiro, tenho pesquisado muito para ver se encontro alguma citação a respeito, não sei quando chegou ao Brasil, se sua formação musical foi aqui, ou se já veio da Italia como músico, pois era violinista também.

Você a um tempo atrás num outro tópico que eu perguntava sobre meus outros trisavós me deu uma informação sobre um antepassado "Leopoldino José dos Passos Junior", você me informou que ele foi admitido na Marinha no RJ em 1866 e que faleceu em 07/04/1901, saberia me informar onde conseguiu estas informações? Pois já procurei e não encontrei, queria saber se conseguiria mais algumas informações como idade que entrou na marinha para ver se chego a ano de nascimento, para encontrar seu registro de batismo.

Agradeço sua ajuda
Marina

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406805 | mila1000 | 25 ago 2018 21:48 | In reply to: #406767

Marina,

O religioso de Francisco:
Termo casamento religioso nr 57/39
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-GS8F-S?i=18&wc=M6ZT-JP8%3A131775101%2C142375001%2C142582101&cc=1719212


Piazza Natale Tommaso, 9, 90147 Palermo PA, Itália
S. Giovanni Battista (Chiesa Cattolica Parrocchiale), Endereço


Localizei uma igreja San Giovanni Nattista em Bisacquino, Palermo. Não sei se é a mesma do endereço acima.

Encontrei num jornal de 14 de agosto de 1885 o falecimento de Francisco Carlos Muratori. Noutro diz que estava com 57 anos, faleceu de febre perniciosa...

Vou transcrever o que encontrei daqui uns minutos.

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406806 | mila1000 | 25 ago 2018 22:19 | In reply to: #406767

não há registos nos cartórios em 1885, o óbito deve constar em alguma igreja do RJ.

Francisco carlos Muratori, 57 anos, casado, morador e falecido na rua do Torres, 1


Maestro Francisco Carlos Muratori

Maria Thereza de Almeida Muratori,João Carlos Muratori, Rachel Muratori Barreiros, Manoel Rodrigues barreiros e Thereza maria de Almeida fausto, agradecem cordialmente às pessoas que acompanharão os restos mortais de seu marido, pai, sogro e cunhado Francisco carlos Muratori, e de rono rogam aos seus amigos e parentes o caridoso obséquio de assistirem á missa de sétimo dia em sufrágio da alma do mesmo finado, hoje sexta-feira 14 do corrente, às 9 hosras, na igreja de S. Francisco de Paula


Em 14 de Fevereiro de 1886, partilha amigável do testamento do finado maestro


8 abril de 1932
casamento de Hilda Magalhães Barreiros filha de Oscar Muratori barreiros ,e, enteada de Carmen Rodrigues Barreiros. A noiva é neta do falecido maestro Francisco carlos muratori. Com o dr João de Oliveira bastos.
Na cerimonia religiosa, ás 17hs, na igreja do coração de maria, no Meyer, serão padrinhos,por parte da noiva, o seu tio, o tenente Manoel Muratori Barreiros e esposa .....

em 10/10/1860 faleceu a avó de Maria Thereza, sra Joaquina Rosa de Jesus Ferreira

em 11 de janeiro de 1864 faleceu uma filha do casal: Isabel ou Rachel


26 de abril de 1874 faleceu Theresa Maria Ferreira de Almeida , sogra de Francisco Carlos Muratori, sendo este também o inventariante.


Tudo isso consta nos jornais da época.

boa sorte

mila

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406809 | Marina dos Passos | 25 ago 2018 23:19 | In reply to: #406806

Mila

Que maravilha qtas informações, base para muitas pesquisas, até onde pesquisei, só tinha noticia de um filho, e tenho a certeza de todos seus filhos, então essa Hilda, é uma informação a qual irei atras de mais pesquisas.

Você não pode me passar os links, ou onde conseguiu tantas informações em jornais da época, tenho pesquisado muito, mas não cruzei com nenhuma dessas preciosas informações. Mesmo porque no trabalho que um dia pretendo deixar para que outros descendentes tenham acesso, estou guardando, fotos, documentos e tudo que tenho encontrado, para um dia juntar essa historia.

Se não puder me mandar, então me ensina por que caminho devo ir para encontrar essas noticias nos jornais.

A respeito das paroquias de Palermo, vou pesquisar, agora tenho mais ou menos um ano de nascimento, pela citação da idade dele na nota de falecimento.

Te agradeço muito seu empenho, sua pesquisa para me ajudar, baseada nesses dados, terei muitas pesquisas pela frente.

Obrigada
um abraço
Marina

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406811 | mila1000 | 26 ago 2018 10:38 | In reply to: #406767

Marina,

Tudo se encontra na biblioteca digital do RJ, por favor, procure o link no Google. Terá muita coisa para pesquisar. Sei de outros descendentes, talvez bisnetos, não tive tempo para verificar.

Vou ver se acho o casamento da Hilda nos cartórios. O óbito do Francisco não procurei nas igrejas do RJ, pode ser que não se encontre. Nem todas igrejas possuem arquivos digitalizados.

Mila

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406813 | mila1000 | 26 ago 2018 13:03 | In reply to: #406767

Esqueci dessa nota;

Saiu em 7 de Fevereiro de 1859


Theatro Lyrico

Nós abaixo assignados, artistas do Theatro Lyrico Fluminense declaramos que a directoria do mesmo theatro sempre cumpriu rigirosamente os nossos contratos, assim como estamos pagos, e satisfeitos de todos os nossos ordenados e compromissos dos referidos contratos até a conclusão d elles, e por ser verdade mandamos fazer o presente, que assignamos somente.

Rio, 11 de Dezembro de 1858
A. De la Grange
Giovani Comolli
A. Didni
Por Carolina Merea, il marito
Filippo Torrella
Giácomo Arnaud
Lodovicco Butti
P. Sardou
Constantino Erba
André Smidt
M. Giovanetti
Francisco Muratori
e, outros que não escrevi


eu investigaria História do Teatro...

Creio que esse teatro seria o D. Pedro ...


Boas pesquisas.

Mila

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406817 | mila1000 | 26 ago 2018 16:38 | In reply to: #406767

como ultima contribuição:

Rua Francisco Moratori, em santa tereza, aberta em sua chácara, e, prolongada por seu filho João Carlos Moratori e seu vizinho Costa Barradas em 1894

Livro : História das ruas do Rio de Janeiro, Gerson Brasil, edit. souza 1954, página 318

Boa sorte.

Mila

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406824 | Marina dos Passos | 26 ago 2018 20:28 | In reply to: #406817

Mila

Agradeço imensamente sua colaboração e todos os dados que me informou sobre noticias de jornais da época, sei que são muitas, já entrei hoje no site da Biblioteca Nacional, mas preciso entender como pesquisar lá, pois digitando somente o nome dele, não consegui nada. Faz muito pouco tempo que resolvi me aventurar nesse trabalho de conhecer e meus antepassados, estou aprendendo como procurar e pesquisar, as vezes demoro para entender como funciona, pelo Google já fiz muita pesquisa, mas como tem a rua com o nome dele, aparece muita coisa que não são as noticias que procuro. Preciso dessas noticias para ilustrar meu trabalho. E quero aprender como fazer melhor minhas pesquisas.

Graças as suas notas de jornais de ontem, consegui localizar o registro de batismo de Rachel Muratori,
realmente era filha de Francisco Carlos Muratori, irmã de meu bisavó João Carlos Muratori, uma informação totalmente desconhecida da família (de hoje). Localizei o registro de batismo de seus 8 filhos, quantas mais informações vou conseguir através desses novos dados, só tenho a agradecer muito pela ajuda e disposição.

A respeito da rua em homenagem a Francisco Muratori, já havia achado essa citação no google, mas desconhecia o livro, vou procurar com certeza para ver se existe mais alguma informação.

Queria um caminho para ter ideia onde procurar informações sobre o maestro, não era um total desconhecido tinha uma formação musical, e vou pesquisar onde me sugeriu para ver se encontro algum dado.

Tentei o registro de óbito na Paroquia de Santo Antonio dos Pobres onde já achei vários registros mas lá não existe libro dos óbitos, vou procurar em outras paroquias.

Muito obrigado pela sua ajuda, gratidão, estou muito feliz com essas novas descobertas, vou em frente nas pesquisas, espero conseguir chegar nos jornais.

Um abraço
Marina

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406825 | Marina dos Passos | 26 ago 2018 21:01 | In reply to: #406767

Mila

Consegui !!! encontrei os jornais na Biblioteca Nacional, muitas informações

Obrigado, obrigado

Marina

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406827 | RMPS | 26 ago 2018 22:26 | In reply to: #406825

Boa noite.

Nas tábuas do Registro Civil de Palermo (período 1820-1835), encontrei 2 nascimentos:
http://dl.antenati.san.beniculturali.it/v/Archivio+di+Stato+di+Palermo/Stato+civile+della+restaurazione/Palermo/Nati+indici+decennali/1820-1835/L-Z/007798478_00590.jpg.html?g2_imageViewsIndex=0

1- "Ferdinando Muratore", nasceu em 08/01/1820, batizado no 09/01/1820 na paroquia S.Giovanni Li Tartari,
filho de Giuseppe Moratore, 38 anos, musico de profissão e de Teresa Lucci, 19 anos (mãe legitima):
http://dl.antenati.san.beniculturali.it/v/Archivio+di+Stato+di+Palermo/Stato+civile+della+restaurazione/Palermo+Sezione+SantAgataoggi+Palermo/Nati/1820/1/007798430_00439.jpg.html?g2_imageViewsIndex=0



2- "Francesco Muratore", nasceu em 26/03/1829, batizado no 28/03/1829 na paroquia de S.Giacomo.
filho de Giuseppe Moratore, 45 anos, professore de musica ( o nome da mãe não consta):
http://dl.antenati.san.beniculturali.it/v/Archivio+di+Stato+di+Palermo/Stato+civile+della+restaurazione/Palermo+Sezione+SantOlivaoggi+Palermo/Nati/1829/161/007798570_00413.jpg.html?g2_imageViewsIndex=0


Não encontrei nenhum outro "Francesco Muratore" ou filho de Giuseppe e de Teresa no período 1836-1845 em Palermo.

O Registro Civil de Palermo no Sistema Arquivístico Nacional da Itália - ANTENATI:
(Stato civile della restaurazione): http://dl.antenati.san.beniculturali.it/v/Archivio+di+Stato+di+Palermo/Stato+civile+della+restaurazione/

O portal Antenati: http://www.antenati.san.beniculturali.it/

Cumprimentos.
Rui.

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406828 | mila1000 | 26 ago 2018 22:48 | In reply to: #406767

Confrade Rui,

Parabéns pelo excelente trabalho.

Cumprimentos.

Mila

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#406837 | Marina dos Passos | 27 ago 2018 04:42 | In reply to: #406827

Caro Rui

Muito obrigado pelo seu trabalho, acredito ser sim o registro de meu trisavó o Maestro Francisco Carlos Muratori, mesmo sem o nome da mãe, pelo pai ser musico, não tenho duvidas, e agora com as datas, talvez consiga achar os registros de batismo e confirmar tudo. Achou um irmão que eu não tinha informação e poderei pesquisar sobre ele.

Sua contribuição foi muito valiosa para mim, agradeço muito

A cada nova descoberta, fico muito feliz

Obrigado
Marina

Reply

Direct link:

Registro de batismo na Itália

#443387 | melgothe@hotmail.com | 28 set 2022 16:03 | In reply to: #406767

Marina, tenho certeza que somos parentes, pelo que li voce e prima do meu avo Marcelo Caetano da Costa, filho de Alzira Muratori, neto de Joao Carlos Muratori e bisneto do italiano Francisco Carlos Muratori.. Eu estou precisando somente da certidao de obito do Francisco Carlos Muratori, ja liguei na curia do RJ e, talvez pelas datas, nao esteja encontrando. Me mande um email, vamos nos ajudar..
Att, Melanie

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 lug 2024, 13:42

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen