pazos da galiza e respectivos brasoes
This topic is classified in rooms:
pazos da galiza e respectivos brasoes
Andando a passear por internet e a "visitar" alguns dos lindos pazos que existem na Galiza, tropecei no Pazo da Pastora em VIGO.
A grande parecença com o de Castrelos fez-me parar um pouco. E que vejo ? Que o brasão da Pastora invoca os PUGA. Se alguém me pode dizer que ramo dessa minha familia d'origem orensana e pontevedresa, estava ligado com os proprietarios desse pazo. O que o mandou construir e que era senhor da torre primitiva sabe-se que foi o Pedro MADRUGA. Os PUGA de TORTOREOS, os da Quinta de Monterreal, casaram na pessoa de Emerenciana SUAREZ de PUGA com um OZORES de SOTOMAYOR. Vieram depois do casamento para a Quinta de Santo Antão em Messegães, Monção. Seria esse OZORES de SOTOMAYOR descendente do famigerado Don Pedro ALVARES de SOTOMAYOR, aliàs Pedro MADRUGA ?
Agradeço todos os esclarecimentos. Cps Natércia
Direct link:
pazos da galiza e respectivos brasoes
Passada a mensagem tão ràpidamente para a terceira pàgina, atrevo-me a renovar a sua publicação. Cps Natércia
ReplyDirect link:
pazos da galiza e respectivos brasoes
¿Pugas en el blasón del pazo de San Tomé? Debe haber alguna confusión; los Pugas llevaron por lo regular dos espuelas (acicates en el Diccionario Heráldico de Vicente de Cadenas, aunque luego lo defina con “espuela que termina en punta”) y un número variable de calderas. En ninguno de los escudos del pazo hay una espuela; lo que hay es una caldera, que se refiere a los Neira descendientes del pazo de Oca, que usaron una cruz flordelisada y debajo una caldera. En el único escudo del pazo en que figuran estos muebles, aparecen repartidos: la cruz flordelisada en el jefe, y la caldera en la punta, sin que parezca haber una razón heráldica justificativa. La lectura de ese blason sería:
Jefe: Sequeiros, Neira (cruz), Ozores
Centro: Sotomayor, Silva o Benavides, Gayoso
Punta; Zúñiga, Mosquera, Neira (caldera).
Advisor
Direct link:
pazos da galiza e respectivos brasoes
Bom dia caro ou cara ADVISOR.
Muito obrigada pela resposta. No fundo essa resposta rejeita a possibilidade que a familia PUGA tivesse relação com o Pazo de la Pastora. No entanto, posso garantir-lhe que li essa info na leitura do brasão dada num artigo publicado . Não consigo encontrar esse artigo de momento, talvez com tempo volte a lê-lo; havia PUGA de certeza. Dos outros não me lembro. Confesso que lhe faço inteiramente confiança, tendo lido com respeito e admiração todas as suas mensagens aqui no forum. Mais ume vez, muito e muito obrigada pela ajuda. Saludos da Natércia
Direct link:
pazos da galiza e respectivos brasoes
Re, apos procura teimosa no internet.
FOROS de XENEA ... Apelidos de Galicia
Pazo da Pastora....Milleiro (Celso?) em 08/02/2006, às 14h. 42 escreve sobre o Pazo e termina :
Pedras armeiras :Sequeiros, Montenegro, Pereira, Ozores, Sotomayor, Gaioso, Zuñiga, Mosquera, PUGA e Silva.
Por isso mantenho o meu pedido inicialde esclarecimentos. E quem sabe a ajuda de ADVISOR?
Saludos amigos da Natércia
Direct link:
pazos da galiza e respectivos brasoes
Bom dia a todos. Peço desculpa à familia GAYOSO, cujo nome deturpei, escrevendo Gaioso. Saludos Natércia
ReplyDirect link:
pazos da galiza e respectivos brasoes
No he podido consultar el Inventario de pazos y torres, pero estoy seguro que la cita de Milleiro es exacta, y por tanto los autores de ese libro, que son personas experimentadas, no acertaron al identificar la caldera como Puga. Que yo recuerde, en le Heráldica gallega, llevan calderas, los Taboadas, Calderones, Hevias, Nogueroles, Montaos, y otros, mientras que las espuelas son caracterísicas de los Puga (que también llevan calderas) y de los Pumariño. Dice Machado de Faria (Armorial lusitano) que “as armas usadas em Portugal pelos Puga são: em vemelho com uma espora de ouro nos primeiro e quarto cantões, posta em faixa com a roseta para a direita: e uma caldeira de prata nos segundo e terceiro”. Coinciden con las de los Pugas de Galicia, con diferentes particiones del campo del escudo.
Finalmente, la lectura del blasón de San Tomé que escribí en mi anterior mensaje, es la que hace Carlos Acuña en el tomo de Heráldica (nº 56) de la Enciclopedia Galicia, de Hércules de Ediciones. Advisor
Direct link:
pazos da galiza e respectivos brasoes
Caro ou cara ADVISOR,
Venho agradecer a sua resposta, sempre tão fundada. A Heràldica é uma ciência que desconheço totalmente, En résumé, a caldeira do pazo da Pastora, que na leitura do Milleiro é PUGA, pode ser aceite como isso. Falta-me agora recolher os elementos généalogicos que justificariam essa presença
E ai que a ajuda dos confrades galegos se torna indispensàvel.Faço apelo ao MILLAFRE, ao ADVISOR, ao Celso MILLEIRO, ao BREOGAN. Quem pode dar luzes sobre a presença de PUGAS nesse Pazo?
A todos os meus saludos cheios de esperanças, Natércia
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 gen 2025, 21:19