Expostos de Gouveia

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Expostos de Gouveia

#407736 | mmgomes | 17 set 2018 12:45

Bom dia, procuro um exemplar do seu livro "Os expostos de Gouveia" que não tenho conseguido encontrar. Gostaria de saber se algum dos participantes aqui do fórum me sabe informar onde poderei adquirir ou, caso tal já não seja possível, em que biblioteca o poderei encontrar.
Um antepassado que procuro situar, Abel de Albuquerque, foi exposto em Gouveia, por volta de 1830, mais ano menos ano. Gostaria, por tal, de conhecer melhor esta temática.
Este meu antepassado mudou-se depois para Torre de Tavares onde veio a casar com Maria do Carmo Ferreira do Amaral em 1861(no assento de casamento refere que foi batizado na Igreja de S. Julião de Gouveia onde foi exposto).

Muito grata pela informação que me possam prestar.

MmGomes

Reply

Direct link:

Expostos de Gouveia

#407795 | MJ | 18 set 2018 19:30 | In reply to: #407736

Boa tarde

Por favor, verifique a imagem 53 desta ligação: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4807176
Na página da direita, segundo registo, está um Abel exposto na roda da vila e que levava um bilhete indicando o nome e que já teria sido baptizado. Consta também o nome da ama a que foi entregue.
O ano é 1833.

Cumprimentos

MJ

Reply

Direct link:

Expostos de Gouveia

#407810 | mmgomes | 19 set 2018 00:38 | In reply to: #407795

Caro/a MJ
Muito obrigada! Este quase certa de que será este o "meu" Abel. Posso-lhe pedir ajuda para interpretar os dados que constam do assento? Já teria sido baptizado... significa que existe outro registo de baptismo, prévio e eventualmente noutra localidade próxima? Foi entregue a uma ama, parece-me Maria José da Torre, poderei deduzir que a ama seria da Torre de Tavares (ou será uma linha sem sentido? Ponho esta hipótese porque ele casa, depois, na Torre). Tenho uma outra questão, como era adquirido o apelido? Neste caso não foi pelo baptismo (os padrinhos foram o padre e a rodeira...).
Tenho a família deste lado praticamente mapeada até aos meus sextos avós, mas falta-me saber mais sobre este Abel, do qual infelizmente sei tão pouco...

Novamente, agradeço enorme ajuda que me deu!

Reply

Direct link:

Expostos de Gouveia

#407813 | MJ | 19 set 2018 02:11 | In reply to: #407810

Cara Mmgomes

Não tenho conhecimentos suficientes para ser uma grande ajuda mas posso ajudar a procurar. Relativamente à questão do livro verifiquei que, num tópico deste fórum, o próprio autor se disponibilizou a enviar um exemplar. Veja https://geneall.net/pt/forum/100567/os-expostos-em-seia/ . Pelo que está escrito, JF é o autor e poderá tentar enviar-lhe um e-mail solicitando informação. Por outro lado, numa acta da Câmara Municipal de Gouveia consta a compra de 100 exemplares. Estarão na biblioteca?
Quanto ao apelido de Abel, repare na resposta #42843 no tópico https://geneall.net/pt/forum/42836/barreto-caldeira-gorjao-de-freitas-estranho/.
O facto de no bilhete dizer que o menino já ía baptizado penso que significa apenas que teria sido baptizado em casa e não haveria mais nenhum registo.
No nome da ama leio Maria de Jesus (e não Maria José) da Torre e acho que tem razão quanto à hipótese dela ser de Torre de Tavares.

Cumprimentos

MJ

Reply

Direct link:

Expostos de Gouveia

#407843 | mmgomes | 19 set 2018 15:45 | In reply to: #407813

Caro MJ,
Já me ajudou imenso, acredite, estou-lhe mesmo grata!

Vou continuar a pesquisa, tentando atar, na medida do possível, as pontas soltas... Todos os outros, em linha reta, foram relativamente "simples" porque conhecia os nomes e os locais, deste meu trisavô é que sabia muito pouco.

Vou em busca do referido livro e da ama Maria de Jesus da Torre.

Novamente, obrigada!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 17:36

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen