Como conseguir

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Como conseguir

#409316 | Armenito | 05 nov 2018 21:14

Decidi pegar na parte mais "dificil" da genealogia da minha familia paterna. A dos mendes. Isto porque os bisavôs tiveram 5 filhos. Nasceram todos ca. Mas atualmente so tenho os dados de 2 ( minha avo e um irmão ainda vivo, com 95 anos). Isto porque os outros todos foram embora pra lisboa e o meu pai e meus tios nunca mais souberam quase nada deles.

Tenho os dados de nascimento, casamento e óbito dos meus bisavos.

Antonio mendes e lucinda de jesus casaram em vide a 3/10/1903.

Tiveram seguintes filhos:

Joaquim Mendes ( consta se que viveu muitos anos na serra de sintra, meteram no num lar e acabou por se suicidar. O mais velho)

Filipe Mendes (morreu ainda novo, na escola de cavalaria em Santarém segundo se consta, devido a queda)

Carlos Alves Mendes ( nasceu em 1923, atualmente esta na frança com os filhos. Ainda vivo)

Maria Conceição ( minha avo, nasceu a 19 fev 1921 e faleceu em Jan 1990)

Maria de Jesus ( desconhecido, tem uma filha vive na zona alentejo/ algarve mas nunca a vimos, nem sabemos se ainda é viva)

Será que através dos batismos, conseguirei alguma informaçao?? Após 1911, passou a ser o registo civil, pior ainda..

O que me aconselham a fazer?

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409324 | Jorge Resende | 05 nov 2018 22:52 | In reply to: #409316

Caro Arménio, não deixou bem expresso o que pretende. Mas, creio que deve começar pelo Arq Dist da Guarda, já que António Mendes e Lucinda casaram em 1903 e presume-se que alguns dos 5 filhos nasceram na sequência desse casamento e depois de 1911 na Conservatória de Seia há-de encontrar os restantes, embora saiba a data da sua avó e do irmão Carlos.

Quanto às vivências de 3 dos 5 filhos, ou seja, o que morreu num lar, o que foi militar e morreu por queda e a outra, Maria de Jesus, que ignoram se vive ou viveu no Alentejo… adivinho tarefa ciclópica para o Arménio!... Mas, com persistência às vezes tudo se atinge, e nestas coisas de família, sem essa qualidade é que mesmo mesmo nada se consegue.

O Filipe, talvez tentar encontrar no Arquivo Histórico do Exercito o processo dele, não sei se era soldado ou oficiall, e neste caso será no Arquivo Histórico Militar.


Mas deve acrescentar a este seu novo tóipico aquili que deseja realmente.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409326 | Armenito | 06 nov 2018 00:00 | In reply to: #409324

Objetivo é conseguir descobrir as datas de nascimento. A partir dai o resto vem por acrescento. Como o caro forista jorge refere, os meus 3 tio-avos não vai ser facil. Mas há uma única esperança: que o meu tio-avo carlos venha novamente ca a terra ainda e como ele ainda tem boa memoria e esta um " jovem" em termos mentais, me ajude. Não tenho contacto telefone deles na frança. Facebook eles não ligam.. Última vez que ele ca veio foi a uns 4 anos atras. Os filhos ja ca vieram posteriormente, mas não o quiseram trazer a ele e a esposa Joaquina, de 90 anos, para não os maçar com a viagem..

Após 1911 continuou a realizar se os batismos, mas o registo que passou a valer foi o civil. A minha ideia era conseguir eventualmente nos registos paroquiais informações. Mas ainda não os há digitalizados no arquivo desde 1903, complica..

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409327 | Armenito | 06 nov 2018 00:00 | In reply to: #409324

Objetivo é conseguir descobrir as datas de nascimento. A partir dai o resto vem por acrescento. Como o caro forista jorge refere, os meus 3 tio-avos não vai ser facil. Mas há uma única esperança: que o meu tio-avo carlos venha novamente ca a terra ainda e como ele ainda tem boa memoria e esta um " jovem" em termos mentais, me ajude. Não tenho contacto telefone deles na frança. Facebook eles não ligam.. Última vez que ele ca veio foi a uns 4 anos atras. Os filhos ja ca vieram posteriormente, mas não o quiseram trazer a ele e a esposa Joaquina, de 90 anos, para não os maçar com a viagem..

Após 1911 continuou a realizar se os batismos, mas o registo que passou a valer foi o civil. A minha ideia era conseguir eventualmente nos registos paroquiais informações. Mas ainda não os há digitalizados no arquivo desde 1903, complica..

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409328 | Armenito | 06 nov 2018 00:03 | In reply to: #409324

O meu tio-avô filipe era soldado e morreu na escola de cavalaria, de uma queda acidental de cavalo durante a instrução.

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409348 | Jorge Resende | 06 nov 2018 12:39 | In reply to: #409316

Armenio, o Filipe era só Filipe Mendes? Não tinha apelido da mãe?

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409366 | Armenito | 06 nov 2018 17:45 | In reply to: #409348

A mãe era lucinda de jesus. O mendes era do pai. A minha avo não tinha nome da mae. Era maria Conceição mendes. O irmão carlos, é carlos alves mendes (vai buscar os alves aos avós maternos)

Agora os irmaos, só conheço o 1º e último nome do pai.. So o meu tio- avô carlos me pode dizer os nomes completos dele, mas agora quando irei falar com ele..

Os pais da minha bisavo eram da familia dos ALVES de vide, que provieram do muro, onde tinham familia também.. Tenho ali os dados deles..

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409370 | Armenito | 06 nov 2018 19:02 | In reply to: #409324

Entretanto tenho de começar por algum lado.. Vou começar por pedir ao arquivo distrital, um pedido de pesquisa sobre joaquim mendes. Sendo o mais velho, e os pais casando em 3/10/1903, o assento de Joaquim deve estar algures entre 1904 e 1908 máximo 1909.

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409372 | Jorge Resende | 06 nov 2018 19:51 | In reply to: #409316

É o caminho correto! Quanto ao Filipe, se soubesse quando nasceu, podíamos pôr-lhe mais 19, 20 anos e talvez na imprensa houvesse noticia da morte em Santarém Decerto que ele foi sepultado em Vide, e se fosse à secretaria do Cemitério, perguntar se houve ali entrada do corpo dele?? Talvez 1938 a 1943...

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409375 | Armenito | 06 nov 2018 20:56 | In reply to: #409372

Antigamente aqui não havia campas compradas. Eram enterrados e passado x anos, ha podiam por outro..

Ele de certeza ta nos registos de óbito ali da igreja.. Aliás tão os dados deles todos, problema é balizar datas..

Entretanto fui ao civilonline para pedir certidão nascimento do meu tio avo carlos, para descobrir o resto dos dados da esposa e casamento. Ele nasceu a 6 de março de 1923 batizado a 4 de abril na igreja.. Mas está a dar erro o site! Eu não me autentiquei, pk não tenho assinatura digital do cartão de cidadão ativo.

Reply

Direct link:

Como conseguir

#409376 | Armenito | 06 nov 2018 20:57 | In reply to: #409316

Esposa dele nasceu em abril de 1928

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 22 set 2024, 00:32

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen