Arquivo da Casa Sommer - Quinta do Arripiado (Chamusca)

This topic is classified in rooms: Arquivos

Arquivo da Casa Sommer - Quinta do Arripiado (Chamusca)

#413837 | Tiago R de Andrade | 11 apr 2019 19:36

Boa tarde,

Procuro informações acerca da Quinta do Arripiado, na Chamusca.

Este vínculo esteve nas mãos de Estêvão da Costa e herdeiros, sendo "adquirido" em Dezembro de 1750 por António Rebelo de Andrade. Com os RA pertenceu até ao bisneto deste, António José Rebelo de Andrade, meu trisavô.

Deu-se a extinção dos bens vinculares pela lei de 20 de Junho de 1860, deixando de ser um vínculo.

Depois disto entram as minhas questões, pois ficou na família seguramente até 1869, sendo que em 1872 os RA já viviam em Lisboa. Já ouvi várias teorias para a venda desta quinta, mas são só mesmo isso "teorias familiares" que factualmente pouco ou nada valem.

Diz-se que entretanto pertenceu a uma família "Calver de Andrade" que desconheço, apenas ouvi falar em "Calvet" e "Calvet de Andrade". Apenas em 1874 a então Quinta do Arripiado foi adquirida como massa falida desta família por Jacinto da Silva Falcão. Este foi o primeiro da longa dinastia da família Falcão Sommer que chegou aos Condes de Murça.

Sei que há pouco tempo esta quinta foi adquirida novamente.

Nas minhas fontes tenho como referência o "Arquivo da Casa Sommer". Gostaria de saber se existe alguma forma de poder consultar algum documento deste arquivo ou com quem falar.

Obrigado.

TRA

Reply

Direct link:

Arquivo da Casa Sommer - Quinta do Arripiado (Chamusca)

#413843 | JC | 11 apr 2019 21:43 | In reply to: #413837

Boa tarde,

A Quinta do Arripiado continua, em parte, na descendência dos Falcão de Sommer.

Foi dividida em partilhas por dois ramos, os Sommer d'Andrade e os Sommer de Melo (Murça). Da parte que ficou ao primeiro ramo foi vendida uma parte substancial continuando contudo a viver aí o membro deste ramo que ficou com esta propriedade. No outro lote também vive aí o seu dono (Murça). Também deste foi vendido uma parte para instalação de um Aterro Sanitário e Zona industrial vocacionada para esta área.

Caso pretenda poderei dar o contacto do representante da família Andrade que será a pessoa que lhe poderá dar as informações que pretende e que creio terá o arquivo da Casa Sommer.

Poderá pedir o meu mail ao administrador deste site.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 set 2024, 18:58

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen