Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414395 | gustavoandradeneto | 03 mag 2019 22:01

Boa noite,

Meu nome é Gustavo, sou brasileiro e moro atualmente no Brasil. Fiz um intercâmbio (Erasmus) no Porto há 15 anos e gosto sempre de voltar a Portugal.

Entrei neste Fórum em busco do assento de baptismo/nascimento de um antepassado meu que nasceu na Lousã no século XIX, meu tataravô. Espero que com os dados que possuo e com a vossa experiência, seja possível localizá-lo.

Busco dados sobre Adriano Correia de Andrade. Recolhi muita informação sobre ele nos últimos anos, embora apenas recentemente encontrei algumas indicações sobre o local de seu nascimento.

- Adriano deve ter nascido por 1849 (deduzi a partir da sua idade quando se casou - o assento diz 33 anos em 1882);
- Adriano era filho de Luis de Andrade e de Clara de Jesus (às vezes aparece Clara da Conceição, mas o provável é que seja Clara de Jesus).
- Adriano emigrou para o Brasil por volta de 1870-1880. Casou-se com Justina Pires, filha de fazendeiros maçons (Pires de Almeida Melo/Pires de Campos) em 1882 em Sorocaba, mas foram residir na cidade de São Paulo pouco depois, uma casa na Rua 25 de março (eram foreiros do Mosteiro de São Bento). Creio que o fato do noivo e do pai da noiva ser maçons tenha sido a ligação entre eles;
- Adriano era mestre construtor, fez grandes obras públicas e privadas no Brasil (um filho seu, dizia que o pai era arquitecto, mas não foi possível comprová-lo) e era maçom, como disse (o seu túmulo no cemitério da Consolação em São Paulo está apresenta símbolos maçons e um irmão seu, Luis Correia de Andrade, foi Grão-mestre da maçonaria do Oriente no Brasil).
- Adriano faleceu no Brasil, em 1895.

Em todas as certidões brasileiras que encontrei até hoje, Adriano constava como "nascido em Portugal", sem especificar Freguesia, Concelho ou Diocese, o que dificultava sobremaneira a minha busca, pois boa parte dos assentos não estão indexados. No entanto, recentemente, cruzando informações, cheguei a um provável irmão de Adriano que também emigrou para o Brasil: Joaquim Correia de Andrade. Deduzi que este Joaquim era irmão de Adriano pois aparecem os pais com os mesmos nomes e sobrenomes e as datas mais ou menos se encaixam. Joaquim nasceu em n17 de março de 1867 na Lousã, localidade de Casal dos Rios. Os pais de Joaquim se casaram na Lousã em 1844 e parece que o sobrenome paterno era Freire de Andrade. É possível que os pais e mães de ambos sejam homônimos, mas é a melhor "pista" sobre o local de nascimento de Adriano que tenho até o momento (na família do meu pai se dizia que Adriano havia vindo do Porto, mas era um dado impreciso).

Espero que possam me ajudar de alguma maneira. Igualmente, agradeceria se pudessem me facilitar qualquer informação sobre Adriano, seus pais e avós.

Agradeço desde já a atenção,

Gustavo de Andrade.

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414396 | gustavoandradeneto | 03 mag 2019 22:03 | In reply to: #414395

Esqueci de mencionar anteriormente:

Caso seja útil esta informação, Adriano Correia de Andrade pertencia à Ordem 3ª do Carmo.

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414424 | Jorge Resende | 04 mag 2019 20:33 | In reply to: #414395

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=38952&FileID=254231 imagem 41 casamento pais de adriano Lousã

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414430 | Jorge Resende | 04 mag 2019 23:43 | In reply to: #414395

A data de batismo de Joaquim teria sido lapso ou só em 1867 foi oficializado este assento de um Joaquim nascido em 1847 pois ele ter nascido em 1867 defato teria sido muito tarde, 23 anos depois do casamento...pode ser mas...

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414432 | Jorge Resende | 05 mag 2019 00:16 | In reply to: #414395

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_05&pesq=adriano%20correia%20andrade&pasta=ano%20189


1895 missa por Adriano

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414433 | Jorge Resende | 05 mag 2019 00:34 | In reply to: #414395

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_04&pesq=adriano%20correia%20andrade&pasta=ano%20188 Na página 2, jornal de 1883, dispensa de proclamas no casamento com justina pires na paróquia de Sorocaba. Assim, deve procurar o processo deste casamento Agosto, Setembro….1883, talvez na Curia da zona dessa paróquia, porque de certeza que nesse processo lhe foi exigido assento de batismo. Tente, não desista! Diga depois qualquer coisa, se assim quiser, claro!
De 1844 a 1850 não encontrei o batismo de Adriano em Lousã!

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414449 | mila1000 | 05 mag 2019 13:08 | In reply to: #414395

Gustavo,

A publicação dos proclamas do casamento entre Adriano / Justina deu-se em Agosto de 1883 , não em 1882. Procure pelo casamento na igreja em Sorocaba, ou, à Curia à qual pertença.

O óbito de Adriano foi em 29/05/1895,e, se está sepultado na Consolação, vá até a administração do cemitério. Tempos atrás, soube que os livros dos óbitos seriam indexados. Pelo nome, saberá dos que estão sepultados no jazigo, ou, se há outro jazido Correia Andrade. Na Administração procure pelo Popó, pessoa muito amável, profundo conhecedor da história do cemitério.

Mila

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414450 | mila1000 | 05 mag 2019 13:10 | In reply to: #414395

Na nota de falecimento de Adriano, pode confirmar que era irmão de Luiz.



http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_05&pesq=luiz%20correia%20de%20andrade

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414459 | gustavoandradeneto | 05 mag 2019 19:24 | In reply to: #414433

Olá Jorge!

Antes de tudo, muito obrigado pelas respostas e todo o interesse em me ajudar neste caso.
Eu encontrei o assento do casamento de Adriano e Justina em Sorocaba. Não há dados sobre o local de nascimento de Adriano. Diz apenas "nascido em Portugal".
Encontrei digitalizados os autos de justificação de estado livre (Arquivo da Arquidiocese de Sao Paulo, Paróquia Assunçao, 1882. Estante 15, Gaveta 14, nº 8780, folha 23). Lá, diz "natural do Reino de Portugal". Não sei se indo ao arquivo encontrarei mais informações. Tentarei fazê-lo da próxima vez que for a São Paulo (vivo a cerca de 700km de distância, em Florianópolis).

Eu receio que Joaquim não seja irmão de Adriano e que seja os pais de ambos sejam apenas homônimos. Explicaria que não encontrássemos um Adriano filho de Luiz e Clara na Lousã. Mas também não quero descartar esta alternativa.

Por outro lado, sei de dois irmãos de Adriano (que também vieram e se casaram no Brasil): Luis, como já disse aqui, que se casou com Carolina Arantes em 12/1/1889 na Sé de São Paulo (este é o irmão "conhecido" pela própria história familiar); e Maria de Nazareth (ninguém na família sabia da existência dela, mas consta um Adriano Corrêa de Andrade como padrinho do casamento dela, então considero mais ou menos seguro afirmar que eram irmãos). Maria de Nazareth se casou com Antonio de Mathos em
19/12/1885 na igreja Nossa Senhora da Assunção, no centro de São Paulo.

Curiosamente, nos assentos de casamento tanto de Luis quanto de Maria de Nazareth consta apenas "nascido/a em Portugal". Tentarei encontrar os proclamas ou dispensa de Luis e Maria de Nazareth. Talvez lá encontre a tão desejada informação do local de nascimento de Adriano.

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414460 | gustavoandradeneto | 05 mag 2019 19:30 | In reply to: #414449

Olá Mila,

Muito obrigado pela ajuda.
Eu já visitei algumas vezes o jazigo onde está Adriano no cemitério da Consolação porque vários outros parentes estão, inclusive os meus avós (a minha avó faleceu nem faz tanto tempo assim). Mas certamente voltarei lá e tentarei falar com o Popó que você recomenda. Da última vez tentei tirar dúvidas e quem me atendeu (uma senhora) não conseguiu me ajudar. Eu tenho outro mistério pra resolver lá no cemitério. O meu avô era homônimo de um tio seu. Acreditamos que ambos estejam enterrados lá, mas no registro no computados aparece apenas uma pessoa com aquele nome (Gustavo Pires de Andrade). A funcionária que me atendeu não quis olhar o livro, apresentou vários óbices. Eu estava lá com o meu tio que é o mantenedor do jazigo, inclusive.
Moro em Florianópolis, mas certamente irei ao cemitério da Consolação da próxima vez que for a São Paulo.
Um abraço,
Gustavo.

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414461 | gustavoandradeneto | 05 mag 2019 19:35 | In reply to: #414430

Olá,

Concordo, seria mais provável que o casal Luis e Clara (casados em 1844) tivessem um filho nascido em 1849 (Adriano) do que em 1867 (Joaquim). Mas a informação mais confiável que tenho até o momento é de que estes Luis e Clara devem ser os pais de Joaquim. Eu olhei as páginas dos assentos de nascimento na Lousã nos anos próximos a 1849 e também não encontrei nenhum Adriano. Alguns assentos estão pouco legíveis, então não tenho muita certeza. Também não encontrei dados indexados, assim que o olhar de outra pessoa, especialmente pesquisadores com mais experiência do que eu poderia trazer alguma luz. Muito obrigado por toda a ajuda.
Cordialmente,
Gustavo.

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414476 | mila1000 | 06 mag 2019 17:56 | In reply to: #414395

Gustavo,

Adriano encontra-se sepultado na Consolação.

52.572 sepultura perpétua Rua 28 do lado esquerdo
Adriano
Aos 31 dias do mês de maio de 1895,sepultou-se no terreno perpétuo á rua 28 lado esquerdo nº 41 o cadáver de adriano Correia de andrade, com 48 anos, português,casadp, faleceu ante-ontem ás 12 horas da noite, vitima de lesão orgânica do coração...

Mila

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414488 | gustavoandradeneto | 07 mag 2019 02:10 | In reply to: #414476

Olá Mila,
Obrigado pelo comentário. Eu conhecia estas informações (menos a questão da lesão no coração, conhecia outra versão), mas fiquei curioso pra saber em que lugar você encontrou estes dados. Foi no próprio cemitério?

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414499 | gustavoandradeneto | 07 mag 2019 19:57 | In reply to: #414488

Encontrei o registro do cemitério no familysearch. Achei interessante, pois não conhecia a seção sobre cemitérios.

Reply

Direct link:

Antepassado nascido na Lousã - Família Correia / (Freire de) Andrade

#414500 | gustavoandradeneto | 07 mag 2019 19:58 | In reply to: #414395

Encontrei a dispensa matrimonial de Luis Correia de Andrade e de Maria Nazareth Andrade. Infelizmente em ambos os casos (assim como no casamento de Adriano) não aparece a localidade onde nasceram, apenas o país.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 20 set 2024, 17:43

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen