Busca de documentos de antepassados - Familía Pires - Vila Real

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias

Busca de documentos de antepassados - Familía Pires - Vila Real

#416608 | Themountain | 26 lug 2019 08:16

Antes de mais nada,
Boa noite a todos, e, desde já, agradeços a todos a atenção

Me chamo, Alan, moro no Rio de janeiro

Bom, há dias eu estou em uma busca incansável por documentos dos meus Bisavos e avós pela internet, em alguns sites. Achei bastante coisa, porém, ainda não obtive algumas informações.

Meu avô nascido em portugal na freguesia de viade, concelho de montalegre distrito de vila real
achei uma informação adicional que o local seria em parafita, algo do tipo, nao deu pra ler direito.

A minha intenção é conseguir dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade para o meu pai, e logo depois, pedir a minha por atribuição direta.

Eu possuo alguns documentos do meu Avô portugues, dentre eles estão 2 passaportes emitido pelo consulado do Rio de janeiro. Um deles de 1923, a data na qual veio pela primeira vez ao Rio de janeiro e outro de 1939 quando ele retornou a portugal. Tenho também, uma certidão de divorcio do casamento em portugal, e também um documento do ministério da guerra.

Dentre esses documentos, a um conflito de informações. No documento do consulado do Rio de janeiro, o nome dele esta; João manoel pires, filho de maria pires(aparece apenas o nome da mae em todos os documentos), data de nascimento de 1899
No documento do ministério da guerra, a data de nascimento está 2 de agosto de 1898, até ai tudo bem. Com muito custo, consegui achar apenas o registro de batismo, porém, la também não se encontra o nome do pai ( meu bisavô ) no registro, consegui indentificar somente o nome da mãe e a data do dia 28 de agosto de 1898. ( acredito que essa não seja a data de nascimento ).
Não desisti, continuei a procurar, hoje eu consegui dele, o registro de passaporte, onde descobri que o nome esta escrito de maneira diferente, dos documentos tirados no consulado do Rj, nessa caso o nome está escrito; João manuel pires. também encontrei um documento com o nome da mãe dele, porém, o nome está diferente, no documento está maria amália pires, o documento é um processo obrigatório de inventário, onde o inventáriante se chama Maria Pires, uma possivel irmã do meu avô.
Gostária de tentar ver esse inventário e se possui algum nome especifico para que eu possa procurar mais afundo.

Corri atrás de documentos dos meus tios e descobri o nome do meu Bisavô ( pai do meu avo)
Manuel antonio pires, e através desse nome, consegui achar APENAS o registro de passaporte, datado do dia 26 de novembro de 1850, nele não possui nenhuma informação a respeito dos pais dele.

Enfim, o meu intuito em abrir esse tópico, é pedir ajuda em achar a certidão de óbito, do pai e da mãe dele, para ver se consta o nome dos irmãos do meu avô, não consigo achar de maneira nenhuma, pôs, não possuo uma data de nascimento de nenhum dos dois.
Ficarei muito agradecido se alguem puder ajudar.

Reply

Direct link:

Busca de documentos de antepassados - Familía Pires - Vila Real

#416609 | Themountain | 26 lug 2019 08:20 | In reply to: #416608

Apenas corrigindo, o nome do pai dele era: Manuel antonio lopes

Reply

Direct link:

Busca de documentos de antepassados - Familía Pires - Vila Real

#416611 | MCNN | 26 lug 2019 11:24 | In reply to: #416609

Bom dia Alan

Analisando o batismo do seu avô, constata-se que ele nasceu em 21/08/1898. A data de 28/08/1898 corresponde à data em que foi batizado.

Se o que pretende é dar início ao processo de atribuição de nacionalidade de seu pai, o documento que necessita você já encontrou, peça ao Arquivo Distrital de Vila Real uma certidão deste batismo. É esse o documento que provará que seu avô era português.

Relativamente a Manuel António Lopes, que garantias é que tem que o Manuel António Lopes cujo passaporte encontrou em 1850 seja de facto o seu bisavô ? Tenha em atenção que essa pessoa que pediu o passaporte em 1850 não era natural de Montalegre.

Mais prometedor parece-me a referência que eu encontrei do testamento de um Manuel António Lopes, datado de 18/03/1927, e que era natural de Viade.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de documentos de antepassados - Familía Pires - Vila Real

#416624 | Themountain | 26 lug 2019 16:59 | In reply to: #416611

Boa tarde, Mario
Abres de mais nada, obrigado por estar me ajudando.

Entao, eu nao tenho certeza alguma sobre esse Manuel Antonio lopes, esse é o nome que eu tenho de uma certidao de nascimento, ele esta listado como avô paterno. Pela data que foi emitida o passalorte, e a idade, creio que esse nasceu em meados do ano 1840-1841, porem nao tem como saber com exatidão a data. Em relacao a Maria amalia pires, a mae, nao consigo achar documento nenhum.


Em relacao a data de batismo, ela eh diferente do que possuo nos documentos, e isso é um pouco tanto complicado de entender.
Gostaria de achar as certidoes de obito dos pais dele, porem, nao conaigo.

Onde posso achar esse testamento que o senhor mencionou?

Reply

Direct link:

Busca de documentos de antepassados - Familía Pires - Vila Real

#416696 | Themountain | 30 lug 2019 06:13 | In reply to: #416608

mais alguem?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 set 2024, 13:28

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen