Ajuda para ler registo paroquial

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Ajuda para ler registo paroquial

#417194 | incognito | 20 ago 2019 16:13

Boa tarde,

gostaria de ajuda para decifrar um registo paroqial de casamento. O registo pode ser visto no arquivo paroquial de Mosteirinho, distrito de Vizeu no seguinte link (o registo a que me refiro e a ultima entrada da pagina cujo nome acaba em ...200.TIF):

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209779


Ate agora o que tenho e isto:

Em os trinta e hum dias do mes de Janeiro de mil e sete centos e hum annos eu o p.e Manoel ferreyra cara q(ue) sou nesta igreja de N. S. da natividade do lugar do Mosteirinho anexa de S. Joam do M.te Bispado de vizeu recebi em face da igreja na forma do sagrado concillio Tride- e conste- do Bispado de vizeu a Manoel Antunes filho de M.el Antunes e de sua m.er M.a das neves ja defunta com Bernarda simois p.ra filha de Joam simois e de sua […] e o esposado M.el Antunes e a esposada Bernarda simois sam moradores em o lugar do Boi frg.a do Mosteirinho estando presents a este recebimento Manoel simois…

falta-me assim uma das informacoes mais importantes que e a ascendia e naturalidade da esposada. Qualquer ajuda e mais que bem-vinda.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

Ajuda para ler registo paroquial

#417212 | AntonioGonçalves | 20 ago 2019 21:58 | In reply to: #417194

Boa noite !


A leitura que faz do assento está bem, o problema reside nos pais de Benarda Simões Pereira, que é João Simões e sua mulher, moradores em Mortazel?, bispado de Coimbra.

No assento de batismo do filho Domingos em 23.11.1704, volta a frisar que os avós maternos são de Mortazel ou Mortarel, bispado de Coimbra,

Mas como diz que são moradores, nessa localidade, ha probabilidade de serem naturais do Mosteirinho, terá que ver se haverá com uma diferença de aproximadamente 20 e poucos anos um João Simões a ter filhos. Pois o Mosteirinho é povoado com o nome de Simões. A Bernarda Simões Pereira, tinha uma irmã Dª Inácia Simões, casada com o capitão Francisco Rodrigues Lourenço, a viver em Mosteirinho.

Aproveito para lhe enviar os filhos do Manuel Antunes: Manoel, batizado em 11.12.1701, falecido em pequeno; Domingos, b. 23.11.1704; Maria, b. 26.12.1706; Inacia, b. 6.1.1709; Manoel, b. 23.3.1712.

Boas pesquisas

Reply

Direct link:

Ajuda para ler registo paroquial

#417218 | incognito | 21 ago 2019 08:33 | In reply to: #417212

Muito obrigado caro Antonio,

gracas a sua preciosa ajuda parece que a consegui encontrar na freguesia de Sobral, a qual o lugar de Mortazel pertence e que, apesar de ficar no distrito de Viseu, pretence ao bispado de Coimbra e a escassos quilometros da freg. de Mosteirinho. Nunca na vida conseguiria ler "Mortazel" a partir daquele gatafunho.

Deixo, ja agora aqui o link (ver pagina 361),

https://digitarq.advis.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1210257

Mais uma vez obrigado e cumprimentos.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 set 2024, 11:59

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen