Abreviatura

This topic is classified in rooms: Arquivos

Abreviatura

#426820 | ruimsa | 30 ago 2020 22:08

Boa tarde, algum amigo saberá dizer-me o que poderá significar a anotação
"P.e. em 2 de Julho de 1833"
que figura manuscrita junto a um assento de baptismo de 17 de Fevereiro de 1808, referente a uma pessoa nascida em 9 de fevereiro de 1808?
Muito obrigado!

Reply

Direct link:

Abreviatura

#426826 | hldrcst548 | 31 ago 2020 00:41 | In reply to: #426820

Caro confrade,
Pelo que tenho visto em inúmeros exemplos, quererá antes dizer "P.c. em 02 de Julho de 1833", que significa "Passei certidão em 02 de Julho de 1833". Nessa data, alguém (até a própria pessoa a que se refere o assento) pediu certidão do mesmo, que foi passada pelo pároco e averbado esse acto na margem. Geralmente seria para o processo de casamento, por exemplo, mas também já encontrei para habilitação de herdeiros (neste caso, de assentos de óbito).
Cumprimentos,
Helder Costa.

Reply

Direct link:

Abreviatura

#426865 | ruimsa | 01 set 2020 16:14 | In reply to: #426826

Prezado confrade Helder Costa, muito obrigado pela amabilidade da sua resposta! Era uma curiosidade que eu tinha há mais de 30 anos quando dei com essa anotação nesse assento de baptismo do meu trisavô. Depois, nunca mais peguei na geneologia... Agora, com um pouco mais de tempo - e beneficiando dos enorme avanços tecnológicos -, resolvi voltar às investigações.

O meu próximo desafio é tentar descobrir (e decifrar a letra, o que me parece impossível...), de um assento de 1753 para trás do meu 5º avô Alexandre Moreira de Sá (casado com Theresa de Jesus) que estará nos livros da freguesia de São Cristovão de Nogueira (Cinfães), bispado de Lamego. E do pai dele, meu 6º avô, Domingos Moreira, da mesma freguesia, casado com Luísa Francisca. Ufa...
Mais uma vez, muito obrigado.
Rui Jorge de Ramos Moreira de Sá
moreiradesa@sapo.pt Tel.: 917601820

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 07 giu 2024, 21:51

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen