Busca incansável pelo meu bisavô Freguesia de Santa Marinha (Família Guerra)

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Busca incansável pelo meu bisavô Freguesia de Santa Marinha (Família Guerra)

#427071 | monaguerra | 10 set 2020 19:04

Olá confrades!
Recebam meus cumprimentos e minha enorme alegria e esperança em aqui estar com todos vocês!
Meu nome é Monalisa Guerra, brasileira, filha legítima de João Alberto, neta de Alberto Guerra e bisneta de Antônio Joaquim Guerra.
Busco incansavelmente por informações e possíveis parentes de meu bisavô paterno Antônio Joaquim Guerra, nascido na Freguesia de Santa Marinha Bispado do Porto Reino de Portugal como descrito na certidão matrimonial a seguir:

"margem esquerda da folha 20, no final da mesma temos: Antônio Joaquim Guerra com Rosa Alves do Paço

Transcrição do registro de casamento que se encontra no final da folha 20 e no início da folha 20 verso:

Aos trinta dias do mês de Agosto do ano de mil oitocentos setenta e nove, nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Vassouras, tendo sido proclamados, tendo em tudo mais cumprido o que determina o Sagrado Concílio Tridentino, Constituição Sinodal, Circulares e Leis do Império, sendo primeiramente conferidos em minha presença e das testemunhas José Florêncio de Mello e Camillo Alves do Paço se receberam em Matrimônio com palavras de presente, Antônio Joaquim Guerra, filho legítimo de Manoel Antônio e Quitéria de Jesus Guerra, já falecidos, nascido e batizado na Freguesia de Santa Marinha, Bispado do Porto, Reino de Portugal, com Rosa Alves do Paço filha legítima de Camillo Alves do Paço, já falecido, e de Dona Júlia Augusta Alves do Paço, nascida e batizada na Freguesia de Sacra Família do Tinguá, e ambos os Contraentes moradores nesta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Vassouras, e para constar mandei fazer este assento por mim assinado.

Por Autorização Padre José Antônio"

Ocorre que deste matrimônio nasceu um único filho: Alberto Guerra, meu avô do qual também não encontro registros aqui no Brasil e tudo dele se perdeu. Aos 5 anos este avô ficou órfão de pai e mãe sendo criado por hora por um tio, hora por outro, até que se casa com a prima materna. De modo que o próprio, provavelmente mal sabia, ou pouco sabia sobre os pais. Infelizmente ele também faleceu cedo e meu pai só tinha 13 anos quando ele se foi, mas o pouco que conviveu foi o bastante para adorá-lo a passar à mim um desejo imenso desta busca de origens e tentar assim, conhecê-lo um pouco melhor. Mas como de meu avô nada encontro nos registros brasileiros, tentei localizar o pai dele,bisavô pois tenho imenso orgulho dessas raízes portuguesas. Me associei ao Nós Portugueses recentemente e através deles fui direcionada ao Geneall muito esperançosa em encontrar algo, mas é como se ele nunca existisse. Consultei todos os Antonio Joaquim Guerra e nenhum era ele. Tentei pelos pais dele Manuel Antonio (assim está na certidão de casamento, sem sobrenome) e Quitéria de Jesus Guerra. Pude encontrar 1 casal com com o respectivo nome, mas sem documentos.

Gostaria de frisar que adquiri a certidão de casamento de meu bisavô com um senhor que me foi de grande ajuda Sr. Wilton Furtado, que fez uma extensa pesquisa para sua arvore genealógica e adquiriu conhecimentos em buscas. Ainda assim, ele também não conseguiu mais nada sobre Antônio Joaquim Guerra em Portugal. Nada alem de seu registro civil no Brasil. Não sei por onde mais posso dar continuidade à minha busca. Por isto solicito gentilmente e quase que com um sentimento de desespero, uma ajuda e apoio pois são anos sozinha nessa jornada.

Agradeço imenso e aguardo ansiosa por algum retorno!

Cordialmente,

Monalisa Guerra

Reply

Direct link:

Busca incansável pelo meu bisavô Freguesia de Santa Marinha (Família Guerra)

#427084 | mila1000 | 11 set 2020 11:29 | In reply to: #427071

Monalisa,

Se o seu pai é filho do Alberto Guerra, creio que deva saber onde e quando nasceu seu pai. Na certidão de nascimento deve constar a idade de Alberto, o que leva a um ano possivel de seu nascimento.

Quanto Antonio faleceu, o filho Alberto tinha apenas 5 anos. Em que ano foi isso?

Alberto sempre morou em Vassouras?

Quando,onde e com quem Alberto casou?




O casamento de Antonio ocorreu em 1879, e, consta num jornal que em 18/05/1875 um Antonio Joaquim Guerra aportou no RJ à bordo do paquete ingles Mondego.
Não há lista de passageiros on line para consultar, portanto, procure saber se existe essa lista no Arquivo Nacional do RJ.


Freguesia de Santa Marinha poderia ser a de Zezere,mas, sem ano possivel de nascimento do Antonio,não há como ajudar

Se puder responder às perguntas acima, pode ser que algum confrade mais experiente a ajude.

Reply

Direct link:

Busca incansável pelo meu bisavô Freguesia de Santa Marinha (Família Guerra)

#427111 | monaguerra | 12 set 2020 23:04 | In reply to: #427084

Muito obrigada pela ajuda e informação sobre o vapor inglês Mondego em 1875! Na verdade a certidão de nascimento do meu avô Alberto Guerra se perdeu após seu falecimento em 1949, mas há em registros de casamento e cemitério, que ele nasceu em 1883 em Commércio até então distrito de Vassouras no estado do Rio de Janeiro. Ele se casou com a prima materna, Jovina de Lima Paço em Juiz de Fora em 25 de dezembro de 1912. No Jornal "O Pharol" Estado de Minas - Juiz de Fora 18 de maio de 1905, há uma referência a " Alberto do Paco Guerra" no alistamento eleitoral no possivelmente pode ser meu avô, sendo na verdade Alberto do Paço Guerra e não "Paco" pois este era o sobrenome materno. Quando se casou, trabalhava na Estrada Ferro Leopoldina, mas o que sei é que foi telegrafista da Estrada de Ferro Central do Brasil sendo transferido várias vezes para muitas ci Infelizmente meu pai é falecido há 26 anos assim como todos seus irmão, meus tios. O que sei de meu avô é muito pouco ou quase nada. Sobre Antonio Joaquim Guerra, está praticamente impossível saber a data de nascimento e sim, vi que há uma Santa Marinha de Zerere também no Porto. Irei olhar o Arquivo Nacional. Na verdade já tinha pesquisado ali a Ilha das Flores, mas como sempre, nada encontrei. Muito obrigada pela ajuda e informormação. Sou-lhe extremamente grata!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 20 set 2024, 18:38

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen