Gaspar Mialheiro, Sousel - Portalegre

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Pessoas

Gaspar Mialheiro, Sousel - Portalegre

#427635 | vinipoars | 01 ott 2020 06:51

Prezados pesquisadores,

Busco mais elementos sobre um Gaspar Mialheiro casado com Inês Gonçalves, de Sousel.

Homem de meados de séc. XVI (calculo que terá nascido algo em torno de 1540).

Parece ser o mesmo administrador da Capela Real da Igreja Matriz de Sousel, logo após seus fundadores Domingos Rodrigues Trombeta Batelhos e Margarida Fernandes, os quais, imagino (segundo o direito das sucessões), serem seus pais ou parentes. Netos desse Gaspar usarão por alcunha "Batelhos", o que reforça a possível ligação com os fundadores da Capela.
["Livro das Lembranças das Capelas da Coroa Real", Leonor Calvão Borges Raízes & Memórias, n.º 22, Dezembro de 2006, p. 268].

Gaspar Mialheiro, por homonímia, poderá ser o mesmo Gaspar Malheiro que recebe Alvará de Juiz dos Órfãos do concelho de S. Fins (Chancelaria de D. Sebastião e D. Henrique), sem mais elementos.

Esse Domingos poderá ser o mesmo "Dominguos Rodriguez Batalha" capelão de dona Maria de Portugal e que aparece com tença na Chancelaria de D. Sebastião (aqui, como Domingos Rodrigues Batalha).

Como elemento para pesquisa, sei também ser Gaspar Mialheiro aparentado com o pai do Padre Frei Manoel Silveiro, Beneficiado na Igreja de Santiago de Estremoz já no séc XVII.


Pergunto-lhes se os terão encontrado em vossas pesquisas, o Gaspar Mialheiro ou alguns de seus parentes, e se teriam alguma indicação de fontes de pesquisa (nobiliários, fundos arquivísticos, bibliografia) em que eu possa encontrar mais informações dos mesmos. Não encontrei referências a eles no Gayo.

Desde já, o meu agradecimento com os meus melhores cumprimentos.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 mag 2024, 13:48

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen