Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

This topic is classified in rooms: Famílias

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428795 | sgpmmc | 11 nov 2020 10:52

Disponho da seguinte informação:

- Jerónimo de Murça (sobrinho de D. Diogo de Murça), viveu em S. Nicolau, Cabeceiras de Basto, no Casal da Fonte da Breia e teve uma única filha: Filipa de Murça.
- Filipa de Murça casou com João de Leiva (capitão de ordenanças do couto de S. Jorge de Abadim) e tiveram 2 filhas: Maria de Murça, que casou com João Guimarães, não tendo deixado descendência; Clara de Murça (Senhora da Casa e Quinta da Fonte da Breia) que casou com Gaspar André Salgado (Sargendo-mor de Infantaria nas guerras da Restauração, faleceu em 28/03/1678).
- Clara de Murça Salgado e Gaspar André Salgado tiveram uma filha: Joana de Murça Salgado (Senhora da Casa e Quinta da Fonte da Breia).
- Joana de Murça Salgado casou com Baltasar Tavares da Costa (agregado pelo Príncipe Regente D. Pedro com o hábito de Cristo) e tiveram 4 filhos: Maria da Conceição Tavares, que casou com José de Abreu Bacelar e Sousa (não deixaram descendência); Maria Luísa Tavares (sem descendência); Filipa Tavares (Batizada em 26/01/1676), que casou com Pedro Ribeiro Falcão e Baltasar Tavares (sem descendência).
- Filipa Tavares (Batizada em 26/01/1676) casou em S. Clemente de Basto, em 04/01/1711, com Pedro Ribeiro Falcão (Senhor da Casa da Ponte de Petimão) e tiveram ampla descendência (cuja informação não disponho)
- É descendente de Filipa Tavares e Pedro Ribeiro Falcão (pelas datas penso que é neto): António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte), que casou, em 04/02/1801, com Inácia Joaquina Teixeira da Mota Andrade (Casa de Figueiredo de Ribas).
- António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte) e Inácia Joaquina Teixeira da Mota Andrade (Casa de Figueiredo de Ribas) tiveram 4 filhos: Plácido Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, esteve exilado em Paris e faleceu em 29/03/1831, sem descendência); Teresa Tavares da Veiga Falcão (sem descendência); José Maria Tavares da Veiga Falcão (sem descendência) e Rosa Ricardina Tavares da Veiga Falcão (Arco de Baúlhe), que casou em Ribas, em 14/02/1832, com Dr. José António de Meireles Leite (Casa da Ramada, Arco de Baúlhe).
- Rosa Ricardina Tavares da Veiga Falcão e José António de Meireles Leite tiveram 9 filhos: José Justino Tavares de Meireles (último Senhor da Casa da Ponte); Joana Júlia (casou com o Dr. José Teixeira da Costa e Sousa e deixaram descendência); Ana Emília de Meireles Leite Tavares da Veiga Falcão (casou com o Dr. António Ferreira de Mesquita, da Casa de Quintela e deixaram descendência); António Manuel (sem descendência); Manuel Baltazar (sem descendência); João (sem descendência); Maria Leonor (sem descendência); Maria Isabel (sem descendência); Isabel Maria (sem descendência).
- José Justino Tavares de Meireles (último Senhor da Casa da Ponte) - que estou certa tratar-se de "José Justino Falcão", assim designado neste site (cuja correção já reportei e sugeri) casou com Rita Júlia Teixeira Portilho de Magalhães (Casa da Torre), em S. Clemente de Basto e tiveram 4 filhos: José Carlos Portilho de Meireles (meu avô materno, falecido em 1976); Beatriz da Glória Portilho de Meireles (falecida sem descendência); Rosa Maria Portilho de Meireles (falecida sem descendência) e Isabel Portilho de Meireles (falecida sem descendência).
- José Carlos Portilho de Meireles casou com Maria de Jesus Pereira Meireles e tiveram 7 filhos, continuando atualmente a sua descendência.

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428829 | JAVSO | 12 nov 2020 01:17 | In reply to: #428795

Boa noite. Sou descendente, por uma das minhas bisavós maternas, do casal Joana de Murça/Baltasar Tavares, por sua filha Maria da Conceição e marido José de Abreu Bacelar. Nunca encontrei, nas fontes primárias o referido Jerónimo de Murça, que me parece nunca ter existido. Maria de Murça e Clara de Murça não são filhas de João de Leiva. Este teve dois filhos fora do casamento, que seguiram o apelido Leiva, e do casamento daquele João de Leiva com Filipa de Murça, só houve um filho, de nome João, que faleceu jovem, solteiro e sem descendência. Assim, do casal João de Leiva/Filipa de Murça não há descendência. Não me parece que Gaspar André tenha usado o apelido Salgado, que existia, sim, na ascendência de sua mulher. Penso que reina grande confusão quanto à ascendência destas pessoas. Melhores cumprimentos, José A. Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428831 | JAVSO | 12 nov 2020 01:37 | In reply to: #428829

Boa noite. Penso que este tópico está relacionado com um referente a Vila do Conde, pelo que se tiver interesse no que sei sobre ele, passarei a ter intervenção só aqui. Lateralmente, informo que também tenho ascendência em Petimão, mas pelo lado de minha avó Maria das Dores, na casa da Freiria. Esta minha avó era possuidora da casa da Torre, dos Portilho de Magalhães, por sua mãe, a qual se situa, também, na freguesia de S. Clemente. Espero que tenha a continuação de uma boa noite. Com os meus melhores cumprimentos, José Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428834 | sgpmmc | 12 nov 2020 09:23 | In reply to: #428829

Bom dia!

Fico-lhe grata pela partilha da informação de que dispõe.
Realmente, estou confusa quanto a essa situação, pois os dado que referi constam de um livro, cujas cópias me foram fornecidas pelo meu tio mais velho. Vou apurar o nome do livro.
Pode ser que um dia consiga esclarecer mais alguma coisa sobre este assunto.
Os meus melhores cumprimentos,
Susana Marques

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428835 | sgpmmc | 12 nov 2020 09:36 | In reply to: #428831

Muito bom dia!

Com certeza que tenho interesse em saber o que for possível sobre os "nossos" antepassados.
Sim, este tópico está relacionado com o que li num tópico de Vila do Conde.
Então, pelo que depreendo, tal como eu, tem origens em Petimão e S. Clemente.
Pois a Mãe da Sr.ª D. Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite, D. Ana Emília Portilho de Magalhães, era irmã da minha bisavó materna, Rita Júlia Teixeira Portilho de Magalhães.
Quanto a esta ramificação da minha família consegui reconstituir até ao casal formado por Gaspar Borges da Silva (nascido em Ermelo) e Maria de Portilho, que casaram em Braga.

A minha maior dúvida está na origem da família oriunda de Petimão, nomeadamente quanto à ascendência de Clara de Murça Salgado e Maria de Murça.
Vou continuar a pesquisar.

Fico-lhe, assim, grata pela informação que esteja disponível para partilhar comigo.
Apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,
Susana Marques

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428838 | sgpmmc | 12 nov 2020 10:33 | In reply to: #428829

Uma vez mais, bom dia!

Apenas para partilhar a fonte de informação de que disponho quanto à origem de Clara de Murça (a qual foi retirada de outros livros, tal como o do meu tio), indico o link onde poderá ler essa nota:

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/25168/1/Patrim%C3%B3nio%20Cabeceirense_Habita%C3%A7%C3%A3o%20Popular.pdf

A publicação chama-se: "Património Cabeceirense_Habitação Popular"
Página 34, nota 54.

Os meus melhores cumprimentos,
Susana Marques

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428927 | JAVSO | 16 nov 2020 09:59 | In reply to: #428838

Bom dia. Da leitura da nota 54 resulta que a mesma não teve em atenção as fontes primárias que, além do mais, são constituídas pelos livros paroquiais.
Assim, do assento de óbito de JOÃO DE LEIVA DE MURÇA, que f. a 20-3-1652, consta que era filho único
e que f. solteiro e sem geração (ADB, S. Nicolau, M-3, fl.?). Apesar de neste assento de óbito se dizer que se tratava do filho único de João de Leiva (marido de Filipa de Murça), tal tem de ser interpretado no sentido de ser o seu único filho legítimo, pois que João de Leiva teve, pelo menos mais dois filhos, mas ilegítimos, que vieram a ser moradores em Guimarães.
CLARA DE MURÇA consta do seu as. de batismo ser filha de LUCRÉCIA SALGADO (daqui vem o apelido Salgado e não de Gaspar André, que nunca foi tratado como Salgado ou usou esse apelido e era do casal do Terrado, onde viveu o casal Gaspar André/Clara de Murça). Do mesmo assento consta que foi atribuída a paternidade de Clara ao padre Diogo de Murça, que foi, como está documentalmente provado, vigário de Painzela - b. a 1613-08-15; pp. p.e João Sanches e Catarina Ferreira, de Abadim (ADB, S. Nicolau, M-2, fl. 7, 1º).
O padre DIOGO DE MURÇA, que foi vigário de Santo André de Painzela , f., nessa freguesia, a 17-5-1651 (ADB, Painzela, M-1, fl. 90vº, 2º as.). Há que ter em atenção que frei Diogo de Murça já havia muitos anos que tinha falecido e nenhuma ligação de sangue é conhecida entre entre os dois.
Por seu turno, JOANA DE MURÇA, filha de Gaspar André e Clara de Murça, foi batizada a 4-12-1639; foram padrinhos João de Leiva, do lugar da Breia, freg. de S. Nicolau, e Joana, solteira, filha de Ana de Barros, viúva, do lugar de Olela, freg. de Santa Senhorinha (ADB, Pedraça, M-1, fl. 56v.º, 1º). Daqui se vê que João de Leiva não era seu pai, mas sim seu padrinho.
Acrescentarei que Filipa de Murça será irmã do padre Diogo de Murça, razão pela qual é tia avó de Joana de Murça, logo, tia (avó) por afinidade de Baltasar Tavares, que dizem ser filho de Matias Luís.
Melhores cumprimentos,
José A. Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428933 | sgpmmc | 16 nov 2020 15:13 | In reply to: #428927

Muito boa tarde!

Fico-lhe imensamente grata pela informação que me disponibilizou, a qual é extremamente esclarecedora.

Os meus respeitosos cumrpimentos,
Susana Marques

Reply

Direct link:

Costados e descendência de António Manuel Tavares da Veiga Falcão (Senhor da Casa da Ponte, Petimão)

#428985 | JAVSO | 18 nov 2020 18:47 | In reply to: #428933

Boa noite, Susana Tavares

Tem elementos relativamente aos pais de Maria Portilho e irmãos desta?
Se tiver interesse, posso comunicar esses dados.
E relativamente aos outros ramos da ascendência das nossas bisavós?
Sobre os vários ramos da ascendência de minha Avó Maria das Dores publiquei, este ano, um livro que intitulei Avó Maria das Dores - Casa do Adro, pelo que qualquer esclarecimento que pretenda, diga por favor.
Há lapsos aqui no Geneall, como será natural.
Com os melhores cumprimentos,
José A. Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 giu 2024, 13:21

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen