Recentemente peguei os registros do meu bisavô na UFMG, Geraldo Pereira Goulart, nasceu em 21/01/1922, Sete Lagoas mg, filho de José Pereira Goulart e Efigênia de Araújo(tem uma variante de sobrenome na certidão de nascimento da minha vó, que é Rodrigues de Almeida), ambos os pais naturais de Sete Lagoas MG, e se casaram em Matozinhos MG. O Vô paterno se chamava Antônio Pereira, e o Vô materno Joaquim de Araújo. Se alguém puder ajudar a encontrar mais registros sobre eles, agradeço.
Segundo alguns genealogistas, os Goularts procedem de Govaert Lodewijk, natural da Flandres, que se instalou nos Açores no século XV, aportuguesando o seu nome para Luís Goulart (ou Goulart Luís).
Como saberá, desde o início da ocupação dos Açores aí chegaram muitos flamengos, que deixaram vasta descendência nas ilhas, em Portugal continental e também pelos países de língua portuguesa, como o Brasil, que ao tempo era possessão portuguesa.
Talvez um dos mais conhecidos Goularts brasileiros seja o antigo presidente João Goulart, neto de um Belchior Rodrigues Goulart, que descendia de imigrantes açorianos que chegaram ao Rio Grande do Sul na segunda metade do século XVIII.