Família Medley
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Família Medley
Procuro familiares de José Medley, nascido em Inglaterra, lá batizado Joseph Medley, filho de Isaac Medley e de Ann Hargrave. Fixou-se em Lisboa - estimo em torno de 1840 - onde se casou com Maria Neves a 30.11.1846, na igreja dos Reis Magos, no Campo Grande. Obrigado!
ReplyDirect link:
Família Medley
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4813775 tif 572
O assento de casamento que julgo já conheça!
Direct link:
Família Medley
José e Maria Neves, tiverem presumo seguintes filhos:
Alfredo Neves Medley nasceu em 1855
Nicolau Neves Meddley nasceu 1860
Jose e António Fernandes Neves Medley nascidos em 1865
Direct link:
Família Medley
Muito agradeço o seu interesse e contributos.
Partilho os dados que até agora apurei.
Isaac Medley (n. 1778-1801; c. 15.02.1818 c/ Ann Hargrave em Leeds, Yorkshire, England; profissão clothier; religião: protestante metodista) - Não estou a conseguir identificar os ascendentes, muito agradeço se me puder ajudar.
Filhos de Isaac Medley e de Ann Hargrave:
- Elisabeth Medley (n. 11.10.1818 em Wortley, Leeds, Yorkshire, England).
- William Medley (n. 4.09.1820; b. 21.10.1820 em Baildon, Yorkshire, England).
- Rebecca Medley (n. 6.04.1822 em Guiseley, Leeds, Yorkshire, England).
- Joseph Medley (b. 11.01.1824 em Guiseley, Leeds, Yorkshire, England; rebatizado na Igreja dos Inglesinhos ao Bairro Alto, em Lisboa, como José Medley; conhecido como 'Zé Inglês', tendo um pátio recebido este seu nome, em Chelas, Lisboa; c. 30.11.1846 c/ Maria Neves na Igreja dos Santos Reis Magos, Campo Grande, Lisboa).
- Mathew Medley (n. 1.01.1826; batizado em Leeds Minster, Leeds, Yorkshire, England).
- Ann Medley (n. 11.05.1828; batizada em Leeds Minster, Leeds, Yorkshire, England).
Joseph Medley emigrou do Reino Unido e veio residir para Portugal. Fixou-se em Lisboa e constituiu família.
Filhos de Joseph Medley e de Maria das Neves:
- José Neves Medley (n. 4.12.1849, natural do Campo Grande, Lisboa; c. Em 1º matrimónio c/ Júlia Maria Conceição e em 2º c/ Maria José Mendes; profissão: mestre de oficina; morava no Pátio do Zé Inglês).
- Henrique Neves Medley (n.?, natural do Campo Grande, Lisboa, batizado na Igreja dos Santos Reis Magos; c. 24.09.1882 c/ Belmira Maria Conceição Rodrigues na Igreja de S. Bartolomeu do Beato; profissão: fabricante).
- António Neves Medley (n.?, natural de S. Jorge de Arroios, Lisboa; c. 15.01.1888 c/ Maria Ferreira na Igreja de S. Bartolomeu do Beato; profissão: carpinteiro).
- Maria Neves Medley (n. 24.11.1857, natural do Campo Grande, Lisboa, batizada na Igreja dos Santos Reis Magos).
- Alfredo Maria Neves Medley (14.01.1854, natural do Campo Grande, Lisboa, batizado na Igreja dos Santos Reis Magos; c. 9.10.1881 c/ Emília Maria Nascimento, na Igreja de S. Bartolomeu do Beato; profissão: mestre de oficina).
- Nicolau Neves Medley (n. 6.12.1858, natural do Campo Grande, Lisboa, batizado na Igreja dos Santos Reis Magos; c. 3.01.1886 c/ Cláudia Maria Costa; profissão: mestre de fábrica).
As datas que amavelmente identificou para alguns deste descendentes de Joseph/José Medley, nomeadamente para os filhos Alfredo, Nicolau, José e António, estavam próximas. A rapidez com que as forneceu leva-me a pensar que já anteriormente teria feito alguma pesquisa. Interrogo-me se tem parentesco com esta família. Pessoalmente tenho ligação pois uma filha de José das Neves Medley, a Emília da Conceição Medley, é minha bisavó pelo lado do pai. Se tiver conhecimento de descentes dos Medley, ser-me-ia interessante estabelecer contacto e estimo que poder-me-iam ajudar nesta demanda de levantamento genealógico.
Mais uma vez lhe agradeço a generosidade da sua colaboração.
Cordialmente,
Rui Lourenço Gil
Direct link:
Família Medley
Olá Rui .
Meu nome Hugo Medley:
Nascido no Pátio do Zé Inglês:
iniciando a procura das raízes Medley ...:
cumprimentos
Direct link:
Família Medley
Os meus Costados:
José Lourenço Medley ( Joseph Medley 72)
Maria das Neves (73)
José nasceu em Leeds, Inglaterra, e foi baptizado na Igreja Católica já em adulto, em Lisboa, no convento dos Inglesinhos, no Bairro Alto.
Maria era natural da freguesia do Campo Grande, em Lisboa.
José Medley – assim nomeado – e Maria das Neves casaram na igreja do Campo Grande a 30 de Novembro de 1846, sendo testemunhas João Ferreira, casado, e Anastácio José dos Santos, solteiro, ambos moradores na dita freguesia66.
À data do baptismo do filho Henrique (36), eram moradores no lado oriental do Campo Grande sendo José Medley – assim nomeado – fabricante de profissão. Nos assentos de baptismo dos netos, irmãos de Alfredo (18), foi nomeado José Lourenço Medley.Henrique Neves Medley (36)
Belmira Maria da Conceição Rodrigues (37)
Henrique nasceu em Lisboa, freguesia do Campo Grande, às 20h de 20 de Novembro de 1860, e foi baptizado a 27 de Dezembro, pelas 9h, sendo padrinhos João José Teixeira, casado, administrador da fábrica de tecidos em Arroios, onde era morador, e sua mulher Fortunata Carolina Teixeira. O registo foi assinado pelo pai do baptizado, pelo padrinho e por Manuel Augusto Teixeira que assinou em lugar da madrinha, o que não se menciona no assento45.
Belmira nasceu na mesma cidade, freguesia de Santo Estevão de Alfama, cerca de 1865, pois tinha 17 anos quando casou.
A 24 de Setembro de 1882, na igreja de São Bartolomeu do Beato, em Lisboa, casaram Henrique Neves Medley e Belmira Maria da Conceição Rodrigues, assistindo como testemunhas José Neves Medley e Alfredo Neves Medley, ambos casados e fabricantes, moradores na freguesia do Beato e certamente irmãos do noivo que também era fabricante de profissão. O registo foi assinado pelos noivos, testemunhas e ainda pela mãe da noiva, que deu o seu consentimento por aquela ser menor46.
Em 1886, quando do baptismo da filha Beatriz, irmã de Alfredo (18), Henrique era tecelão e morariam provavelmente na estrada de Chelas, freguesia do Beato, em Lisboa, onde a dita filha nasceu. Em 1888, no registo de baptismo do filho homónimo, Henrique foi referido como fabricante e continuaria a viver na mesma morada, que mantinha em 1890 quando do baptismo de Domicilia, sendo novamente mencionado como tecelão e nomeado Henrique Mendes Medley. Ela foi referida como Belmira Maria Rodrigues ou Belmira Rodrigues Medley.
Referidos como Henrique Nunes – em lugar de Neves – Medley e Palmira – em vez de Belmira – Maria Rodrigues, no assento de nascimento da neta Rosa (9), em 1912.
Não assinalamos as variantes do nome nos esquemas de costados por acreditarmos que se tratam de erros/gralhas e não de composições diversas usadas por Henrique. O mesmo com a referência a Palmira no citado assento de baptismo da neta Rosa.
Alfredo Rodrigues Medley (18)
Virgínia Rosa [Medley] (19)
Alfredo nasceu em Lisboa, freguesia do Beato, cerca de 1881-82, pois contava 30 anos em Novembro de 1912 quando do nascimento da filha Maria Rosa (9). Não localizámos o assento do seu baptismo na mencionada freguesia entre 1880 e 1894, pelo que acreditamos possa ter sido baptizado noutro local. Terá nascido com os pais ainda solteiros, pois estes (36-37) casaram em Setembro de 1882.
No entanto, lográmos localizar os registos de quatro irmãos de Afredo, a saber:
c) Beatriz, que nasceu na estrada de Chelas, antedita freguesia dos Beato, a 17 de Dezembro de 1885, e foi baptizada a 25 de Abril de 1886, sendo padrinhos José Neves Medley – certamente tio paterno –, casado, fabricante, morador na mesma freguesia, e madrinha Nossa Senhora, tocando o padrinho com a prenda29;
d) Henrique, que nasceu no mesmo lugar, às 9h de 8 de Setembro de 1887, e foi baptizado a 15 de Janeiro de 1888, sendo padrinhos António Fernandes Neves Medley – tio paterno, supomos –, e sua mulher Maria Ferreira, moradores na mesma freguesia do Beato. A madrinha não assinou o registo por não saber escrever30;declarou que os padrinhos não assinavam o assento por não saberem escrever o que não correspondia à verdade no que respeita à madrinha, pois esta assinara três anos antes32.
Virgínia nasceu na mesma freguesia do Beato, também na estrada de Chelas, às 7h de 11 de Julho de 1886, e foi baptizada a 12 de Maio de 1887, sendo padrinhos Manuel Bernardino Fernandes, solteiro, comerciante, e a mencionada Virgínia Amélia Pereira – madrinha de futuros cunhados de Virgínia –, solteira, moradora na freguesia do Beato, assinando o assento ambos os padrinhos33.
À data do nascimento da dita filha Maria Rosa, eram ambos solteiros sendo Alberto ajudante de serralheiro e Virgínia doméstica, residindo na casa onde nasceu a dita filha, na estrada de Chelas, Pátio do Firmino, 12, freguesia do Beato. Em 1935, quando do casamento de Maria Rosa, Virgínia já havia morrido e Alberto era ferroviário, conservando-se solteiro e a residir no citado Pátio.
Virgínia Rosa foi erradamente referida com o apelido Medley no assento de nascimento do neto Mário (4), em 1939, a que não teria direito por não ter casado com Alfredo.
e) Domicilia, que nasceu no mesmo lugar, à 1h de 22 de Março de 1890, e foi baptizada a 24 de Julho, apadrinhada por Nicolau das Neves Medley – que acreditamos ser outro tio paterno –, casado, operário, e Virgínia Amélia Pereira, solteira, ambos moradores na dita freguesia31;
f) Álvaro, que nasceu na mesma morada a 10 de Março de 1893, pela 1h, e recebeu o baptismo a 13 de Maio, tendo por padrinhos Faustino Ferreira, fogueiro, e Virgínia Amélia Pereira, ambos solteiros e residentes na dita freguesia. O pároco
29 Torre do Tombo, Registos Paroquiais, concelho de Lisboa, freguesia do Beato, baptismos n.º 20, fls. 10v-11. Documento 50.
30 Torre do Tombo, Registos Paroquiais, concelho de Lisboa, freguesia do Beato, baptismos n.º 22, fl. 4. Documento 51.
31 Torre do Tombo, Registos Paroquiais, concelho de Lisboa, freguesia do
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 nov 2024, 15:39