Bula Exponi Nobis do Papa Paulo III
This topic is classified in rooms: Arquivos | Cargos | Famílias | Hispânia | Pessoas
Bula Exponi Nobis do Papa Paulo III
Enquanto investigava a minha genealogia, por parte do meu antepassado Simão Correia, que foi Fidalgo da Casa Real e Governador de Azamor (1516-1517), encontrei o seu nome citado numa "breve bula Exponi Nobis do Papa Paulo III". Sei ainda mais se tratar dele por ser também citado o nome de Luís Mendes Correia, que poderia ser o seu pai ou irmão, pois Simão teve um bisneto, do qual descendo, chamado Luís Mendes Correia.
O nome de Simão é citado como "Symonem etiam Correa", logo após o de Luís, como "Ludovicum Mendez Correa", ou seja, na forma latina.
Na mesma bula é constantemente citada uma "Briolangia de Freytas" (creio que a forma correta seja "Briolanja de Freitas"), dita "muliere Elborensis", sempre próxima ao "Episcopi Elborensis". Creio que o "Elborensis" signifique "Évora" e o "Episcopi" seja "Bispo", ainda mais pelo motivo de, num trecho, ter nomeado o "Episcopi Elborensis" como Afonso, que pode ser duas pessoas: Dom Afonso de Portugal, Bispo de Évora (1485-1522) e neto de Dom Afonso I de Bragança; ou outro Dom Afonso de Portugal, Bispo de Évora (1523-1540), Cardeal e Infante de Portugal, como filho do Rei Dom Manoel I. Estes são termos que também me trouxeram atenção especial no texto que, infelizmente, não consigo ler muito bem, por possuir muitos termos em latim que não conheço.
Um dos títulos que vi para o texto foi:
"Instrução pela qual se ordenou qual o modo de proceder na causa do conhecimento da bastardia de D. Martinho de Portugal, arcebispo do Funchal. 1530."
Dom Martinho consta, realmente, como filho do dito Bispo de Évora, Dom Afonso de Portugal (1485-1522), ou seja, o neto de Dom Afonso I de Bragança. Contudo, seria com uma Filipa de Macedo que, porém, não aparece nenhuma vez no texto, havando, apenas, a tal Briolanja de Freitas como mulher.
Questiono-me, assim, ainda mais pela presença de Simão Correia nesta bula. O que ele teria relacionado com este caso?
Caso alguém esteja disposto a me ajudar, trago a bula neste link: https://archive.org/stream/corpodiplomtic03acaduoft/corpodiplomtic03acaduoft_djvu.txt
Por ele, basta localizar na página o sobrenome "Correa", que será rápido encontrar o referido texto. Também existe um PDF da Fundação Camões que o traz, mas não consigo aqui compartilhar.
Agradeço desde já,
João Brianti
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 24 dic 2024, 17:55