da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#436609 | maria alexa | 27 set 2021 21:02

Procuro algo sobre um antepassado meu de nome Paulo da Cunha Coutinho, natural de UNHÃO que casou em São Cristóvão de Nogueira com Mariana da Cunha por volta de 1700.
Pesquisando encontro bastantes da Cunha Coutinho em Unhão, Felgueiras, e até com o mesmo nome .
No entanto não consigo encontrar nos registos nem o casamento , nem do nascimento da filha Maria Caetana da Cunha para poder saber os pais do dito e fazer a ligação.
Agradeço qualquer informação.

Alexandra Montenegro

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#436611 | ADB | 27 set 2021 21:44 | In reply to: #436609

Cara Alexandra

Como sabe de que freguesia são os pais da sua antepassada? Por acaso essa informação consta do casamento dela?

Por favor, coloque aqui o link do casamento dela e de outros eventuais irmãos.

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#436624 | Al.Cunha | 28 set 2021 15:28 | In reply to: #436609

Prezada Confrade

Boa tarde.

Entre 1515 e 1836 existiu o concelho das Terras de Unhão que incluía 11 freguesias entre as quais as actuais de Unhão, Torno, Macieira, Nogueira, Vilar do Torno.
Quando se fala de Unhão, na época de 1700, há que destrinçar se se refere a concelho ou a freguesia.

Como amador, mas por ser da região, tenho alguns dados que ponho à sua disposição se me der a conhecer o seu endereço mecanográfico.

Os dados que possuo não respondem à sua questão mas, possivelmente, facilitar-lhe-ão as pesquizas a realizar.

Transcrevo uma amostra do tipo de dados que possuo:

PAULO DA CUNHA COUTINHO OSORIO, bapt. em S.Fins a 15/2/1649, casou, cerca de 1675, com CATARINA TEIXEIRA DE SEIXAS, cuja ascendência vem indicada em "Carvalhos de Basto." Fasc. 32 pag 39 e seguintes & 2º, Casa da Quinta em Vila Verde e Quinta de Vila Chã em Aião. ** Ver arvore anexa 1 (Felgueiras Gayo, titulo Coelhos & 2º N 25, chama-lhe Catarina Teixeira de S.Payo enquanto "Carvalhos de Basto" dá o nome Teixeira de Seixas a esta linha, Felgueiras Gayo dá-lhes o nome de Teixeira de S.Payo) ** ver a seguir.
filho: …………

Poderá ver por exemplo Registo paroquial Macieira, Lousada B.24-5-1694, m0015.tif onde já refere: Casa do Campo na freguesia de Macieira.

Cumprimentos

Al.Cunha

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437432 | maria alexa | 05 nov 2021 23:25 | In reply to: #436611

Caro Filipe

Peço desculpa mas falhou algo, não sabia que tinha duas respostas, que muito agradeço.
Vou então tentar transmitir o que sei...
Quanto ao casal em questão, Paulo da Cunha Coutinho e Mariana da Cunha, só sei pelos registos, que que ele era de Unhão, bispado de Braga e ela do Temporão, São Cristóvão de Nogueira, Cinfães
Encontrei o baptismo de 4 filhas ; registos paroquiais de Viseu, Cinfães , são Cristóvão de Nogueira, Temporão ,livro misto 04, 1709/1724.
Damásia 1713 pág 34 ; Maria 1714 e Maria 1715 pág 46 e Teresa 1718 pag 78.
Quanto ao casamento de Maria Caetana, filha do casal, o 1º foi com Caetano Pereira em S. Cristóvão de nogueira ,1729/1764 pag 51. O 2º foi também em são Cristóvão, no mesmo livro na pag 126.
Tenho também registo de casamento da irmã Teresa no mesmo local, no mesmo livro, na pag 60 .
Tenho registo de casamento de um irmão de Maria Caetana, Manuel da Cunha Coutinho ( não encontrei registo de baptismo) este, casou em Cinfães, concelho e freguesia de Cinfães em 1737 , livro 1737/1803 pag 19.
Encontrei um registo de baptismo de um Paulo da Cunha Coutinho, nascido no Torno, Lousada ( que segundo li fazia parte do antigo concelho de Unhão ) em 15.02.1649 , livro de 1643/1692 pag 95, filho de outro Paulo da Cunha Coutinho e de Antónia Pinto; a haver alguma relação penso que será, talvez, o pai dele .

Desde já agradeço qualquer ajuda .
Cumprimentos
Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437433 | maria alexa | 05 nov 2021 23:31 | In reply to: #436624

Caro Al.Cunha

Só hoje tive conhecimento destas duas respostas.
Já respondi ao Filipe e vou então enviar o meu email e desde já agradeço qualquer tipo de informação.

montenegro.alexandra@gmail.com

Obrigada

Cumprimentos

Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437450 | ADB | 07 nov 2021 02:38 | In reply to: #437433

Cara Alexandra

Analisei os assentos e, não podendo em concreto ajudá-la, tenho algumas considerações a fazer.

1 - as duas Marias, batizadas com 3 dias de diferença, é um pouco estranho para mim. Apesar de não ser declarada a data de nascimento, não me parece que as crianças fossem batizadas meses ou anos depois. Assim, e salvo opinião em contrário, pode tratar-se de uma só pessoa, tendo o Padre repetido o assento por lapso no dia do batismo e não ter feito apenas uma retificação. O fato dos padrinhos serem exatamente os mesmos pode não querer dizer nada mas, é uma grande coincidência. Por ter um "x" à margem, alguém já terá pesquisado sobre essa pessoa, podendo ser a sua Maria Caetana.

2 - o irmão Manuel, pelo ano do casamento, será um dos filhos mais velhos. Ele, e quem sabe algum mais, deverá ter nascido noutra freguesia, possivelmente onde os pais também casaram. O problema é saber onde. Já tentou "varrer" todo o concelho na busca do casamento e do batismo desse filho? Vi no mapa que uma das freguesias vizinhas é Nespereira mas, dessa não há registos para essa época. Esperemos que não seja mesmo essa ...

3 - no casamento da Teresa Josefa (tenho dúvidas de que ela seja Teresa porque, além da emenda do Padre me dar a ideia dele se ter enganado no nome completo e não ser Teresa da Cunha mas sim Josefa da Cunha, o próprio nome no batismo está riscado - bem como o lugar - apesar do Padre não ter escrito ao lado Josefa. Se lhe interessar, poderá ver se ela tem filhos, e ver se realmente é Teresa, Teresa Josefa ou Josefa), é dito que o pai é natural do lugar de Vilar, freguesia de Unhão. Ora aqui está uma boa pista para localizar o batismo dele. Claro que sem a filiação e uma ideia do ano, porque não temos o casamento como referência, é arriscado. Mas, se tiver tempo e paciência, pode "varrer" a freguesia de Unhão, na procura de um Paulo, nascido no lugar de Vilar, filho de alguém Cunha (Coutinho). Pessoalmente não gosto de o fazer pois, é um risco. Mas se o casamento não aparecer, é uma solução de recurso.

4 - o tal Paulo de Torno, poderá ser o pai no caso de ter ido viver para Unhão. Caso seja o que Al. Cunha cita (a data é a mesma), não me parece que tenha relação pois parece-me que esse não viveu em Unhão.

5 - apesar dos óbitos não nos darem grandes informações, ter o óbito do Paulo e da Mariana poderia ajudar a estabelecer cronologicamente a época em que terão nascido.

Neste momento é o que lhe posso dizer. Qualquer pista que consiga encontrar, partilhe-a aqui.

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437455 | maria alexa | 07 nov 2021 16:24 | In reply to: #437450

Filipe
Obrigada pela resposta vou ler atentamente o que me enviou.
Neste momento encontro-me fora de Portugal. Quando regressar responder-lhe-ei.
Cumprimentos
Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437472 | Al.Cunha | 08 nov 2021 13:35 | In reply to: #437433

Prezada Confrade
Boa tarde

Já lhe enviei alguns anexos que não darão resposta à sua questão.
Suponho que os dados agora enviados serão a resposta que espera:

Freguesia de Vilar do Torno e Alentém – (hoje) Concelho de Lousada.
Casamento. M0713.tif
Aos 10 dias de Julho de 1708 anos com despacho do Senhor Doutor juis dos casamentos assisti ao recebimento de Paulo da Cunha Coutinho filho legitimo de Pedro da Cunha Coutinho e de sua mulher Marta Fernandes da Silva moradores que foram no lugar do Eido desta freguesia de Santa Maria de Vilar do Torno (já foi casado primeira vez esta é segunda) com Mariana da Cunha Soitomayor filha legitima de Manuel Pinto da Fonseca e de sua mulher Dona Paula Soitomayor moradores no lugar de temporam? Freguesia de São Cristovão de Nogueira bispado de Lamego etc etc.

Cumprimentos
Al.Cunha

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437475 | Al.Cunha | 08 nov 2021 15:06 | In reply to: #437433

Prezada confrade
2ª mensagem.

Num dos documentos que lhe enviei encontrará o casamento, a 16-11-1636 na freguesia de Macieira, Lousada, de um (outro) Paulo da Cunha Coutinho com Antónia Pinto da Fonseca.
Será muito provável haver uma relação de parentesco (próxima) entre esta Antónia e o Manuel Pinto da Fonseca, sogro do Paulo da Cunha Coutinho referido na mensagem anterior.

Cumprimentos
Al.Cunha

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437476 | maria alexa | 08 nov 2021 17:41 | In reply to: #437472

Caro AL. CUNHA
Obrigada pela resposta , fiquei muito feliz!
Estou fora de Portugal e não tenho os meus arquivos mas, Manuel Pinto da Fonseca casado com Paula Silva (da Cunha sotto mayor, da Quinta ds Tintureiros em Cinfães) é meu 6 ou 7 avô, então o meu avô materno é descendente de primos, de dois irmãos, Mariana e outro Manuel Pinto da Fonseca.
Qd chegar a casa entro em contacto e explico melhor.
Eu também sou descendente por via materna, neste caso avó, dos Castro Sottomayor que vieram casar a Várzea do Douro, Marco de Canaveses ( D. Duarte de Macedo Castro Sottomayor) , penso que vieram da mesma zona e serão familiares, vou explorar isso.
Eternamente grata.
Cumprimentos
Maria Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437477 | Al.Cunha | 08 nov 2021 18:37 | In reply to: #437476

Cara Maria Alexandra.

Ainda bem.
Cumprimentos
Al.Cunha

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437479 | ADB | 08 nov 2021 21:28 | In reply to: #437477

Cara Maria Alexandra

Parabéns, caso resolvido! Só mesmo alguém com conhecimentos da área, como o confrade Al. Cunha (parabéns, também), para lhe dar a solução. Seria pouco provável imaginar que o casamento tivesse ocorrido onde ocorreu, apesar de eu ter ido ver a Unhão, terra do noivo. Afinal foi mais ao lado, e nem sequer foi em Felgueiras!

Continuação de boas pesquisas!

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437485 | Samuel C O Castro | 09 nov 2021 13:24 | In reply to: #437476

Bom dia Maria Alexandra,

Qual o nome da esposa de seu ancestral Duarte de Macedo Castro Sottomayor ?

De qual dos filhos dele, você descende ?

Agradeço sua atenção. Abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437489 | maria alexa | 09 nov 2021 16:58 | In reply to: #437479

Caro Filipe
Estou desejosa de chegar a casa para ir ver tudo no computador.
Muitíssimo obrigada pela ajuda.
Cumprimentos
Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437490 | maria alexa | 09 nov 2021 17:08 | In reply to: #437485

Olá Samuel
A esposa de D. Duarte era Mariana Pessoa de Vasconcelos.
Eu descendo do filho D. António que casou em Travanca, Cinfães, com Teresa Maria Pinto de Magalhães ; minha família materna. Somos parentes?

Cumprimentos
Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437501 | Al.Cunha | 10 nov 2021 14:14 | In reply to: #437476

Prezada confrade Maria Alexandra

Boa tarde.
Os termos em que foi feito o assento de casamento de Paulo da Cunha Coutinho com Mariana *com despacho do senhor doutor juiz dos casamentos* permite supor que pudesse haver qualquer questão relacionada, por exemplo: com grau de parentesco ou a idade de qualquer dos nubentes.
Conhece a data de nascimento da Mariana.?

Já agora, Vitoreira diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos
Al.Cunha

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437511 | Samuel C O Castro | 10 nov 2021 19:06 | In reply to: #437490

Boa tarde Maria Alexandra,

Os FILHOS (ou descendentes) de seu ancestral D. António, que casou com Teresa Maria Pinto de Magalhães, algum deles assinaram Castro ?

Do casal que você se referiu, eu só puxei a descendência do filho D. Alexandre, cuja 2ª esposa assinou Castro, e constei o José Caetano, que assinou Castro. Eu uso o critério de ir até os filhos de quem ASSINOU Castro, mesmo que eles não assinem, mas paro neles.

Meu ramo tem ligação de parentesco com este ramo Castro, mas de gerações BEM RETROATIVAS.

Agradeço pela sua atenção. Abraço.

Samuel C O Castro

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437512 | maria alexa | 10 nov 2021 19:14 | In reply to: #437511

Olá Samuel
Eu já não fiquei com Castro, a minha mãe ( Maria José de Castro Meneses) e as gerações anteriores sempre assinaram de Castro. A minha bisavó era D. Maria José de Castro Pinto, mas o irmão era D. João de Castro Pinto Sottomayor.
Cumprimentos
Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437536 | maria alexa | 11 nov 2021 19:42 | In reply to: #437501

Caro Al.Cunha

Estive hoje, todo o dia à volta dos livros de registos e tive poucos resultados...
Com pena minha o nome Vitoreira não me diz nada ...
Procurei, continuo a procurar o nascimento de Mariana da Cunha Sotomaior. Encontrei o registo de casamento dos pais, em Cinfães, freguesia e concelho, livro misto, em 1673 ( Tintureiros e Temporão), pag 162.
Além de Mariana há pelo menos um outro filho Manuel Pinto da Fonseca, nascido em S. Cristóvão de Nogueira , Cinfães ( Temporão) em 1675 , livro baptismos 1656-1679,pag 98.

Encontrei também o registo do 1º casamento do «meu» Paulo da cunha Coutinho em Vilar do Torno e Alentém, com Maria Teixeira em 1689 , pag 708 ( referia que Marta Fernandes, mãe de Paulo já era defunta e era de Sanfins do Torno). Não encontro nada de Pedro da Cunha Coutinho nem de Marta Fernandes mas vou continuar.
Em tempos , por email perguntou-me sobre os Montenegro de Unhão. Não sei se há alguma ligação ao Montenegro do meu marido. Penso que a trisavó dele, Maria Henriqueta de Bourbon Leite Pereira da Fonseca, era de Alcobaça o irmão dela era o 1º visconde de Alcobaça. O bisavô do meu marido, ,Pedro da Silva Cerveira Montenegro Bourbon já nasceu em S. Cristóvão de Nogueira , na quinta da Granja em 1902.
Se, nas suas pesquisas, se cruzar com algo referente aos meus familiares só digo que toda a ajuda é bem- vinda.
Mais uma vez o meu muito obrigada .

Cumprimentos

Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#437572 | Samuel C O Castro | 13 nov 2021 16:12 | In reply to: #437512

Boa tarde Maria Alexandra,

A partir de seus ancestrais Antônio Luís de Macedo (filho de Duarte e Mariana) – Esposa: Teresa Maria Pinto de Magalhães – C-Travanca, Cinfães, se puder fazer a gentileza de enviar para o meu e-mail genealogia.castro@gmail.com , a descendência deles até a sua geração e de seus irmãos, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Se tiveres referência bibliográficas das citações e puder indicá-la, agradeço imensamente.

Agradeço sua atenção. Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel Cândido de Oliveira Castro

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#438118 | Eduardafc | 18 dic 2021 05:03 | In reply to: #436609

Cara Maria Alexandra

Será que já conseguiu encontrar o assento de baptismo da Mariana Cunha Sotomaior? Se já o tiver, pedia-lhe o favor de mo indicar.

Penso que, se não me enganei pelo caminho, a minha bisavó Clara Miquelina da Silva Soares, de cujo casamento o D. Pedro de Castro Sotomaior foi testemunha, e que era filha de Joana Maria Vieira da Silva Soares, de solteira Pereira da Cunha, (filha de António Pereira de Sá e de Maria Caetana da Cunha) será descendente da Mariana.

Cumprimentos

Maria Eduarda

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#438142 | maria alexa | 21 dic 2021 18:49 | In reply to: #438118

Cara Maria Eduarda

Passei por aqui e vi esta mensagem por mero acaso, não recebi qualquer notificação...
Infelizmente não consegui encontrar o registo de baptismo de Mariana da Cunha Sotomaior, minha ascendente, filha de Manuel Pinto da Fonseca do Temporão e, Paula da Silva da Cunha Sotomaior , da quinta dos Tintureiros em Cinfães. Só encontro do irmão, que também é meu ascendente , os descendentes dos dois irmãos acabam por casar e nasce o meu bisavô...
Quanto à sua pergunta tenho a dizer-lhe o seguinte... Maria Caetana da Cunha é filha de Mariana da Cunha .Esta Maria Caetana casou duas vezes, a primeira com a pessoa que refere e a segunda com Domingos de Sá, de quem eu descendo.

Muito interessante este fórum , as coisas que se descobrem...
Tenho registo dos dois casamentos , se quiser posso enviar .

cumprimentos

Maria Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#438143 | maria alexa | 21 dic 2021 19:15 | In reply to: #438142

Cara Maria Eduarda
No dia 3 de Dezembro enviei - lhe uma mensagem no tópico SOTTO MAIOR, Santiago de piâes, Cinfães no seguimento duma resposta sua a 'Migu57"
Não sei se teve conhecimento ou não...
Cumprimentos
Maria Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#438153 | Eduardafc | 22 dic 2021 14:44 | In reply to: #438143

Cara Maria Alexandra

Via a sua mensagem do dia 3, que muito agradeço, e à qual respondi no passado dia 6 para o endereço de email que me tinha indicado. Espero não me ter enganado no endereço, mas vou confirmar o endereço e reencaminhá-la. Aproveito para lhe dizer que, após vagas sucessivas de quarentenas Covid, vou ter de ficar em Lisboa no Natal, e portanto o prometido envio das fotografias do D. Pedro e da Dona Maria vai sofrer um atraso.

Cumprimentos

Maria Eduarda

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#438154 | maria alexa | 22 dic 2021 14:52 | In reply to: #438153

Cara Maria Eduarda

Não recebi, realmente, o seu mail... Repito...

montenegro.alexandra@gmail.com

Cumprimentos
Maria Alexandra

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#438155 | Eduardafc | 22 dic 2021 16:49 | In reply to: #438142

Cara Maria Alexandra

Muito obrigada pelas suas explicações, confesso que estou um pouco perdida.

Encontrei os assentos de casamento de Paulo Coutinho e Mariana Sotomaior, e do casamento da filha destes, Maria Caetana da Cunha, já viúva de Caetano Pereira, com Domingos de Sá.

Depois tenho os assentos de baptismo de três dos filhos do casal, José, em 30.7.1747, António , em 15.6.1757 e Caetano, em 14.3.1759.

Deste Caetano, tenho o assento do casamento em 20.7.1781 com Joana Maria.

Não tenho o assento de baptismo da filha destes, Maria Caetana da Cunha, que terá casado em 31.5.1812 com António de Sá, filho de Francisco Pereira de Sá.

Se fizer o favor de me enviar os assentos que me referiu, fico-lhe muito agradecida. E muito provavelmente voltarei a pedir a sua ajuda, para confirmar que não me enganei, e me ando a atribuir parentes que não me pertencem...

Um Bom Natal

Cumprimentos

Maria Eduarda

Reply

Direct link:

da cunha coutinho natural de unhão, Felgueiras ...Lousada...

#438167 | maria alexa | 23 dic 2021 19:55 | In reply to: #438155

Olá
Maria Eduarda
Vou mandar um mail a explicar tudo.

Abraço
Maria Alexandra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 mag 2024, 04:41

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen