pesquisa na Covilhã de casal - José da Silva Ranito e Ana dos Santos (ou Sant'Ana ou Alho)
This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas
pesquisa na Covilhã de casal - José da Silva Ranito e Ana dos Santos (ou Sant'Ana ou Alho)
Bom dia caros confrades,
Este pedido é para encontrar a proverbial agulha no palheiro, mas pode ser que divulgando a questão neste fórum alguém me consiga ajudar.
Procuro dados acerca de um casal Covilhanense do início do século XIX, ele de nome José da Silva Ranito, ela de primeiro nome Ana, e cujo apelido assume várias possibilidades nos diferentes documentos encontrados: Alho, dos Santos, de Sant’Ana ou dos Santos Alho. Vou começar por referir os dados que tenho, referindo depois o que procuro especificamente:
Encontrei os óbitos de 7 dos seus filhos e 4 casamentos destes; através da informação dos óbitos (“teria X anos mais ou menos”) consigo ter uma ideia de quando terão nascido esses filhos, ou seja, sensivelmente entre 1810 e 1840. Nestes refere que todos eles nasceram em S. Paulo, uma freguesia entretanto extinta e absorvida pela da Conceição.
Encontrei o óbito deste José da Silva Ranito (“casado que foi com Ana dos Santos”) que morreu em 1841 “ e teria quarenta e cinco anos de idade”, ou seja, implica ter nascido por volta de 1796, e também em S. Paulo. Isso faria com que tivesse sido pai aos 14 anos, o que me parece pouco provável, pelo que terá nascido antes disso, e o seu primeiro filho poderá ter nascido um pouco mais tarde, em 1811 ou mesmo 1812 (o filho seguinte nasce por volta de 1813). Procurei nos baptismos de S. Paulo por volta de 1796 e nos casamentos da mesma freguesia por volta de 1807 e não encontrei nem o baptismo de José da Silva Ranito nem o casamento deste. De referir que existem muitos José da Silva Ranito na documentação paroquial da Covilhã, só que para este em particular estou a ter dificuldades em o encaixar na árvore genealógica dos Ranito que construí.
Referi que encontrei óbitos e casamentos dos filhos, mas não refiro os baptismos destes, por uma simples razão: os baptismos disponíveis para S. Paulo só estão disponíveis até 1804 (os livros mistos só têm casamentos e óbitos) e os baptismos de Conceição começam apenas em 1852, ou seja, mesmo considerando que Conceição apresenta documentação do que era anteriormente S. Paulo, estamos a falar de um hiato de 48 anos. E é neste hiato que perco o fio à meada, já que nos baptismos, ao contrário da maioria dos casamentos e dos óbitos, são referidos os avós, e é essa a informação que procuro: saber quem são os pais deste José da Silva Ranito, que foi casado com Ana dos Santos (ou Sant’Ana ou Alho).
Pedi informação acerca desta documentação em falta ao Arquivo Distrital de Castelo Branco, à Torre do Tombo, ao padre de Conceição e à Cúria Diocesana da Guarda, mas a resposta foi a de que esses livros paroquiais não constam dos seus arquivos, pelo que terão sido destruídos ou roubados.
Partindo do princípio que nenhum confrade tenha tido em anos idos acesso (e mantido cópias) dessa documentação antes de essa desaparecer, a única solução aparente, ainda que remota, é que ou tenham casado noutra freguesia que não S. Paulo, ou então em 30 anos possíveis (1810 a 1840) o casal José da Silva Ranito e Ana dos Santos tenham tido um filho sem ser em S. Paulo ou nas outras freguesias da cidade da Covilhã propriamente dita (S. Pedro, S. Maria, S. Martinho, Conceição), que já pesquisei. Irei certamente verificar online a documentação de outras paróquias Covilhanenses, começando talvez por Boidobra, Tortosendo ou Teixoso, mas caso alguém já tivesse verificado a documentação paroquial das diferentes freguesias da Covilhã, ou mesmo de outras onde este casal seja identificado, ajudaria.
Obrigado desde já pela ajuda,
GP Porto
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 17:11