Pedido de auxílio - São João das Areias

This topic is classified in rooms: Arquivos

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447063 | sergiofnm | 13 apr 2023 23:21

Caros Confrades,

Depois de tentativas frustradas de pesquisa, venho apelar ao vossa experiência e auxilio.
Estando na construção de arvore genealógica da minha esposa, num ramo emperrei pouco após o início.

Não consigo de modo algum encontrar registo de baptismo de Maria Cândida dos Santos, natural da freguesia de São João das Areias, nascida cerca de 1871/72 e filha de António Santos e Maria dos Santos Carvalho (elementos de informação resultantes do assento de nascimento da filha)
Ora, não só não consigo encontrar nos registos de baptismo de São João das Areias o nascimento da pessoa em causa, como também não consigo encontrar do casamento dos pais (embora tenha encontrado o casamento de 1873 de um António Santos com uma Maria Carvalha dos Santos.... havendo alguma coincidência nos nomes e proximidade de anos, na verdade da respetiva filha para que pudesse confirmar, não consigo encontrar nada).

Seria possível alguém ajudar ou indicar alguma dica sobre elemento que me possa estar a escapar?

Cumprimentos a todos

Sérgio Moreira

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447064 | ADB | 13 apr 2023 23:50 | In reply to: #447063

Caro Sérgio

Esse casamento pode ser o dos pais mas, se for, eles casaram após o nascimento da filha (pelos anos que indica para ela).

Por favor, coloque aqui o link desse casamento e o link do casamento da filha, Maria Cândida.

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447065 | sergiofnm | 14 apr 2023 00:06 | In reply to: #447064

Caro Filipe

Obrigado pela disponibilidade :)

Do dito casamento (dos pais) aqui vai o link https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1158721
O TIFF é: PT-ADVIS-PRQ-PSCD06-002-0004_m0122.tif

quanto ao casamento da filha, infelizmente não o tenho. Apenas tenho o documento de nascimento da sua filha (neta do casal acima) e que pedi ao IRN, uma vez que já era posterior a março de 1911. é daqui que retiro a informação anterior (o nome dos avós, da mãe e da idade desta aquando do nascimento da filha).

Quanto a terem-se casado após nascimento da filha, também fiz pesquisa para data anterior a 1873, mas sem resultados.

Sérgio Moreira

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447066 | ADB | 14 apr 2023 00:30 | In reply to: #447065

Caro Sérgio

Bem, o casamento dos eventuais pais não menciona a legitimação da filha mas, isso também nem sempre acontece.

Tem alguma hipótese de colocar aqui o nascimento da neta? Se não, pode enviar-mo por e-mail?

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447067 | sergiofnm | 14 apr 2023 00:43 | In reply to: #447066

De momento não tenho aqui mão mas os elementos da neta são estes

Idalina dos Santos, natural de (monte da) Caparica, Almada. Nascida a 15 de fevereiro de 1911
Pai: João dos Santos, natural de Lisboa (não disponho de mais informação)
Mãe: Maria Cândida dos Santos, natural de São João das Areias
(ambos tinham 40 anos à data do nascimento da filha)

Avós Patenos: Incógnitos
Avós Maternos: António Santos e Maria dos Santos Carvalho, ambos de São João das Areias

é toda a informação que disponho

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447068 | ADB | 14 apr 2023 00:56 | In reply to: #447067

O nascimento da Idalina foi registado mais tarde? É que em fevereiro de 1911 ainda estamos a falar de assentos paroquiais (batismos), que não indicam idades, mas indicam onde os pais casaram. Quando puder e não se importar, gostaria de ver esse assento.

Consegue saber quando nasceu o irmão mais velho da Idalina? Ou algum que tenha nascido antes de 1903? Se os pais casaram novos, pode ser bastante antes e o batismo estar on-line, assim como o casamento dos pais (o Arquivo de Viseu apenas tem casamentos anteriores a 1895 mas, se ela for de 1871, pode estar aí). Mas o casamento pode não ter sido na terra da noiva, apesar dessa ser a lógica. Os nascimentos (civil) infelizmente não mencionam dados dos casamentos, sendo que as idades é uma boa ajuda mas nem sempre estão corretas.

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447069 | ADB | 14 apr 2023 01:03 | In reply to: #447068

Só agora é que raciocinei, ela nasceu em Monte da Caparica. Dessa freguesia, há assentos on-line até 1911, mesmo casamentos (se é que foi lá). Temos de saber onde foi mas, só pelo batismo de um irmão mais velho dela.

Os irmãos nasceram todos lá?

Filipe

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447070 | sergiofnm | 14 apr 2023 01:11 | In reply to: #447068

Foi mesmo registada mais tarde...
aqui também o problema é que o IRN (loja de cidadão) forneceu-me uma cópia do assento mas... ja dos modernos informatizados... e informação de mais detalhe não consta (como nos antigos originais).

Também procurei registos anteriores por eventuais irmãos de Idalina (na Caparica e nada) e segundo info da minha mulher, seria filha única.... aliás a pesquisa aqui foi facilitada uma vez que esta paróquia tem um livro de indicies de vários anos.

Julgo que o melhor será tentar obter na conservatória de Almada cópia do assento original da Idalina, pois poderão ali constar alguns pormenores de informação que possam ajudar.

Reply

Direct link:

Pedido de auxílio - São João das Areias

#447076 | ADB | 14 apr 2023 17:35 | In reply to: #447070

Caro Sérgio

Quando necessito, eu prefiro os originais em vez dos informatizados. Não que estes tenham menos informação, apenas porque os informatizados podem não ter as informações corretas, por lapso de transcrição dos dados.

Sendo filha única, o casamento dos pais não deve estar longe. Dei uma vista de olhos e em Monte da Caparica não foi. Pela lógica terá sido na terra da noiva. Assim, eu sugeria que solicitasse à C.R.C de Santa Comba Dão a pesquisa do casamento, entre 1906 e 1911. Caso o casamento não apareça (pode ter sido noutro local, por vezes inesperado), poderá entrar em contato com o Pároco de Areias para ver o batismo da Idalina pois, lá deverá dizer onde os pais foram recebidos.

Outra coisa que pode tentar ver é o óbito da Maria Cândida, caso saiba quando e onde foi. Há óbitos que à margem informam que foi averbado ao assento de nascimento nº ... do ano ...

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 21:12

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen