Muito boa tarde, sou descendente direta de Vicente Pacheco de Figueiredo e Catarina Mascarenhas, meus 10º avós. Pais do meu ascendente João Soares de Tayde. Deste último tenho o registo do seu casamento ocorrido 1662 e que prova a minha ascendência. A minha dúvida é a seguinte: O Visconde de Sanches de Baena indica em "Familias Nobres do Algarve",como filha de GASPAR DE FIGUEIREDO MASCARENHAS nascido em Faro em 1513 (2º vol. pg 48) a CATARINA DE FIGUEIREDO MASCARENHAS, mulher de Vicente Pacheco ,c.g.- Ora verificada a data do casamento de seu filho João Soares de Tayde em 1662; e partindo do principio que teria cerca de 30 anos, coloca-se o seu nascimento em cerca de 1630 e o de sua mãe Catarina em cerca de 1600. Ainda é uma diferença brutal, de quase 90 anos, para as datas sugeridas pelo Visconde Sanches de Baena. Que me dizem: considero a minha Catarina Mascarenhas filha de Gaspar de Figueiredo Mascarenhas e de Briolanja Viera; ou devido às datas ponho isso em causa. Obrigada pelos esclarecimentos.
#451455 |
Lourval |
16 dic 2023 17:16 | In reply to: #451347
Cara MGouveia. Eu não sei se você percebeu que há uma outra interpretação aqui no Geneall para a filiação de Catarina de Figueiredo Mascarenhas: Francisco Mascarenhas e Guiomar de Sousa. Somente este fato já vai exigir de você um desafio de investigação. As obras de genealogia que temos são grandiosas mas contém erros. Boa sorte!