Extraindo dados históricos de assentos da região da Figueira da Foz

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Formação | Património | Pessoas

Extraindo dados históricos de assentos da região da Figueira da Foz

#453195 | Renatosimao | 28 mar 2024 16:30

A todos interessados em pesquisas e dados do passado:

Criei um grupo no Facebook para termos um canal aonde fotos, links, e comentários possam ser compartilhados fácil e frequentemente ao descobrirmos dados históricos ou de costumes do passado ao lermos assentos e outros documentos antigos. Procurem por “ História e Curiosidades Nos Assentos do Paião Da Figueira da Foz “

Ou usem o link:

https://www.facebook.com/groups/930043508190611/


e lhes adicionarei e quaisquer outras pessoas que queiram participar por seu interesse e com o devido respeito. Os livros paroquiais tanto na plataforma da igreja dos Mórmons (FamilySearch) quanto na da Universidade de Coimbra (Archeevo) são de livre acesso, mas ainda assim estaremos tratando de antepassados e até mesmo parentes diretos de pessoas vivas, portanto achei melhor deixar o grupo visível ao público geral mas de caráter privado na associação dos membros para manter-se um controle e toda a consideração ao abordar-se quaisquer assuntos que nos despertem o interesse.

Não temos tantos detalhes do passado mas, ao fazer nossas pesquisas lendo esses assentos, é inevitável imaginar e tentar reconstruir a vidinha dos moradores desses pequenos vilarejos e muitas vezes simples alcunhas nos facilitam entender os elos de uns com os outros além dos seus parentesco (ferreiro, tecelão, pescador, barbeiro), e também pequenos detalhes como nomes de lugares ou propriedades (moinhos, azenhas) que não existem mais.

Quanto aos assentos, ao pesquisar, eu tiro fotos tipo imagens de tela das páginas dos livros e prefiro usar a plataforma da FamilySearch (é de graça para fazer uma conta e usar) pois em muitos casos temos tinta permeada, ou às vezes fraca, e pelos controles que lá estão disponíveis consigo melhorar a resolução e nitidez da imagem o que facilita a leitura dos manuscritos. Automaticamente está lá também o número da página do livro digitalizado para ter-se a referência (além das datas em si) e quando necessário embaixo também têm-se facilmente o link para repassar se houver a necessidade. E é claro que imagens do Archeevo da Universidade de Coimbra também podem ser usadas de acordo com preferências pessoais.
Os comentários podem ser acrescentados ao post original e assim em diante.

As minhas buscas são mais concentradas no Paião (Alqueidão, Barra e Calvete mais especificamente) mas aos poucos tenho procurado pelos livros de Tavarede, São Julião, e Buarcos, mais, às vezes, para conferir se existiam paralelos e semelhanças ao que tenho encontrado no Paião. Talvez outros com outras áreas de interesse dessa região possam contribuir com o que também já vem achando com suas pesquisas.

Muitas vezes é bom também solicitar ajuda na leitura das abreviaturas ali usadas ou mesmo de compreensão de algo comum da época o qual desconhecemos e tanto a imagem do assento quanto os comentários logo abaixo poderão facilitar muito a nossa compreensão.

Aos interessados fica esse convite e a todos boa sorte com as pesquisas, e com os melhores cumprimentos nos encontramos por lá,

Rogério Figueira Dalcin
(Renatosimao é o nome de usuário somente)

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 apr 2024, 16:27

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen