Etnia ADN teste resultados
This topic is classified in rooms: Genética | Regiões
Boa noite caros confrades,
Há quem defenda que depois da pesquisa exaustiva documental e da construção de uma árvore genealógica " completa", se possa iniciar o campo da investigação genética.
Foi o que fiz, dando o primeiro passo em Dez, realizando um teste de ADN pela MyHeritage, e recebendo os resultados este mês.
Pelo que apurei, podem haver margens de erro significativas, e que ainda há ainda um caminho a percorrer por parte deste género de empresa para uma maior fiabilidade de resultados. De tal modo, que este teste que realizei se trata de uma atualização V2.5 recente, indicando exatamente o que referi anteriormente.
Sei também que há a possibilidade de interpretação " manual" dos dados brutos do ADN, algo que ainda estou a aprender.
Para já, a título de curiosidade, partilho os meus resultados:
Europa:
Portuguesa: 73.9%
Espanhola, Catalã e Basca: 9.5%
Italiana do Sul: 2.5%
Francesa: 2.0%
Inglesa: 1.5%
Italiana do Norte: 1.5%
Alemã: 1.2%
Bretã: 1.2%
África:
Argelina: 4.5%
Tunisina: 2.2%
A primeira reação que tive após os resultados foi pensar no que aprendi na escola acerca da história de Portugal, e os povos que por cá passaram.
No entanto, no meu caso, algum grau de surpresa dado que as minhas investigações documentais apontam para 99% de ascendência unicamente portuguesa pelo menos até meados de 1700; 1650. Maioritariamente freguesias/ vilas/ cidades do distrito de Braga, Porto e Viana do Castelo.
Cumprimentos,
Pedro Machado
Direct link:
Caro confrade
Acho estranho que no seu caso a MyHeritage tenha descido, ao nível da nacionalidade.
Fiz o teste ADN em maio de 2024 e o resultado foi por grupos étnicos (presumo que da "propriedade"
da MyHeritage).
No meu caso ,e por ordem decrescente, foram: Ibérico; Inglês; Norte-Africano; Balcânico; Grego e Italiano do sul; Italiano; Europeu do Norte e Ocidental; Judeu Asquenaze; Irlandês, Escocês e Galês; e Nigeriano.
Cumprimentos
miguel monteiro
Direct link:
ADN resultados
-
Envio material para sua análise.
Este resultado de África estará correcto?
https://geneall.net/pt/forum/170739/recenseamento-mundial-do-adn-dos-portugueses-doug-holmes/#a374543
https://www.youtube.com/watch?v=6JhmjO6jWNo
Cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Boa noite caro confrade,
Exatamente. Enviaram-me primeiro os resultados da versão anterior v0.95, mas pelo que percebi fizeram uma atualização recentemente para a versão v.2.5.
Ao entrar no site da MyHeritage, e aceder ao campo da Composição Genética, permite selecionar ambas as versões.
Na versão v0.95 atribuíram-me:
Ibérico: 70.3%
Italiano: 16.6%
Europeu do Norte e Europeu Ocidental: 13.1%
Cumprimentos,
Pedro Machado
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 12 feb 2025, 08:20