Machados de Arnozela / Suarribas / Pombeiro

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Património

Machados de Arnozela / Suarribas / Pombeiro

#19387 | Carlos Silva | 06 apr 2002 20:36

Caros colegas,

Frei José Joaquim de Santa Rosa, (monge de S. Bento), ultimo prior de Travanca (1828-1834) que eu estudo, faz referencia nos seus apontamentos ao parentesco por parte da màe (Maria Dias Machado e Abreu) com os :
« Machados da casa de Arnozela, donde veio casar uma senhora com o Morgado de Pereiras, e José Machado de Suarribas, de S. Paio de Vizela, e sua irmà D. Bernarda, de Pombeiro » (sic).

Algum colega sabe algo mais, concreto, fontes, publicaçoes a proposito desses Machados de Arnozela, e sobre a casa de Arnozela, sobre Machados de « Suarribas » (S.P. Vizela) e de Pombeiro, e os laços que os uniam ? Sobre o tal morgado de Pereiras?

Obrigado pela atençào

Carlos Silva

P.S. : Frei José Joaquim de Santa Rosa era neto materno de Manuel José Machado (m. 1787), de Eirinhàes, Serzedelo (Guimaràes), que era filho de Francisco Fernandes (m. 1746) e Andreza Machado (m. 1759).

Reply

Direct link:

RE: Machados de Arnozela / Suarribas / Pombeiro

#19512 | mbp | 09 apr 2002 23:13 | In reply to: #19387

Caro Carlos Silva
No livro "de Santo Tirso da Cidade e do Seu Termo" do Padre Carvalho Correia Volumes II (p.432-442) e volume III p.35 a 37 fala-se da casa e capela da Arnozela prtencente em 1717 a Manuel de Bastos Ribeiro e sua mulher Maria Ferreira de Beça(o nome Beça é na realidade Beja).A casa passou a seu filho Dr João de Beça(Beja) Ferreira.Creio que não é novidade para si.Novidade é um dote de casamento que tenho comigo referente a Dona Maria de Sousa Brandão da csa de Xisto (irmã de meu 4 avô)que casou com Joaquim José de Beja fiho do Capitão Manuel de Beja Ferreira e D. Maria Noval?Machado moradores no casal da Arnozela em S. Martinho do Campo.(Dote de 1810).Estava junto de um conjunto de documentos (cerca de 60)encontrdos nessa casa de Xisto.Se lhe interessar diga-me por favor.

Um abraço

Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Machados de Arnozela / Suarribas / Pombeiro

#19596 | Carlos Silva | 12 apr 2002 10:48 | In reply to: #19512

Caro Miguel,

Agradeço a atençào.

Por ignorante que và parecer nào conheço a obra referida, mesmo conheça o autor. Tentarei remediar. Pode me dizer algo mais sobre o livro ?

Quanto aos novos dados que achou, suponho que iriam principalmente apaixonar o nosso comum amigo Amaury, que é descendente dos Machados de Arnozela, mas entre os dados do qual nào vejo em que ponto estaria a ligaçào com os Machados do Prior Frei José Joaquim de Santa Rosa (Machados de Eirinhàes, Serzedelo).

Nem o nosso Amaury Machado sabe ao certo a origem dos Machados de Arnozela.

Pode ser que os documentos digam mais alguma coisa. Serà o caso?
Pode ser muito interessante mesmo.

Como se vê na anterior mensagem, os apontamentos do Prior fazem referencia a Machados em Pombeiro, em Suarribas, e no morgado de Pereira.
Quer significar que vinculos existem entre esses, mas julgo que os Machados de Arnozela sào o tronco de que partem os ramos.
A questào é saber se os de Eirinhàes (Serzedelo) sào um desses ramos.

Melhores cumprimentos

Carlos Paulo Silva
vizoivizoi@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Machados de Arnozela / Suarribas / Pombeiro

#19942 | mbp | 23 apr 2002 00:22 | In reply to: #19596

Caro Carlos Silva

A obra Santo Tirso da cidade e do seu termo foi publicada mais ou menos recentemente pela Câmara Municipal de Santo Tirso. É constituida por três volumes com todos os artigos do Doutor Carvalho Correia publicados nos últimos anos no Jornal de Santo Trso.

Penso que conhece muito bem a obra do Doutor Carvalho Correia e portanto a maioria dos trabalhos não serão certamente uma novidade.

Um abraço

Miguel Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Machados de Arnozela / Suarribas / Pombeiro

#312155 | 231245 | 19 ago 2012 01:27 | In reply to: #19512

Caro Miguel Brandão Pimenta

Sou Manuel de Beja Trindade, descendente da família "BEJA" com origem que se saiba, no lugar de Arnozela, freguesia de S. Martinho do Campo, concelho de Santo Tirso.
Agradecia o favor de me informar como posso ter acesso ao conjunto de documentos (cerca de 60) encontrados nessa casa de Xisto.

Desde já o meu obrigado.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 18 set 2024, 23:53

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen