Brasão dos Ferrazes

This topic is classified in rooms: Heráldica

Brasão dos Ferrazes

#1942 | GML | 26 gen 2001 19:38

Minha bisavó, Sara Franco de Brito Ivens-Ferraz, pintou um dia um brasão dos Ferrazes que se dizia ser o usado pelo seu avô Ricardo Júlio Ferraz. Este era de campo verde com seis arruelas de ouro em faixa. Ora. esta descrição é diferente de todas as que tinha encontrado até agora, sendo que apenas hoje, encontrei a descrição que minha bisavó seguiu num manuscrito antigo.

Alguém me saberá dizer qual a origem das diferentes versões, e se alguma delas se aplica aos Ferrazes, da Madeira?

Obrigado,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Brasão dos Ferrazes

#1987 | Vasco Jácome | 29 gen 2001 22:35 | In reply to: #1942

Caro Gui Maia de Loureiro

No “Armorial Lusitano” são descritas 2 modalidades, uma antiga e outra moderna:

Antigas: de azul, com seis arruelas de vermelho, perfiladas de ouro, postas 2, 2 e 2 e cada uma carregada de três faixas do mesmo. Timbre: um leão de ouro, armado e lampassado de vermelho, tendo nas garras uma alabarda de prata.

Modernas: de vermelho, com seis besantes de prata, perfiladas de ouro, postas 2, 2 e 2 e cada um carregado de três faixas de negro. Timbre: cinco besantes do escudo, firmados e postos em aspa.

Quanto ao seu caso particular não sei o que lhe diga. Teria havido alguma Carta d’Armas com as que descreve?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Brasão dos Ferrazes

#2392 | jorgeferraz | 02 mar 2001 23:13 | In reply to: #1942

Desconheço a constituição do brasão, mas gostaria de saber mais pormenores sobre este e também sobre os meus ascendentes.
A minha proveniência é de uma aldeia beirã chamada Tonda, concelho de Tondela.
Resido na Figueira da Foz.

Reply

Direct link:

RE: Brasão dos Ferrazes

#3447 | jorgeferraz | 17 apr 2001 23:02 | In reply to: #1942

Desconheço a constituição do brasão, mas gostaria de saber mais pormenores sobre este e também sobre os meus ascendentes.
A minha proveniência é de uma aldeia beirã chamada Tonda, concelho de Tondela.
Resido na Figueira da Foz. Agradeço informações.

Reply

Direct link:

RE: Brasão dos Ferrazes

#6459 | JPS | 30 giu 2001 02:32 | In reply to: #1942

Caro Senhor,
Posso perguntar-lhe qual a origem dos seus antepassados Ferrazes já que pelo meu costado paterno descendo dos Ferrazes de S.Jão da Pendurada.
Muito obrigado
João Soares

Reply

Direct link:

RE: Brasão dos Ferrazes

#6468 | magalp | 30 giu 2001 11:07 | In reply to: #6459

Caro João Soares
Desde há várias gerações, até à actualidade existem muitos Ferraz na freguesia de Alpendurada e Matos, concelho do Marco de Canaveses. Igualmente Soares, ainda que menos remotamente. Um dos sócios da empresa de viação local, que foi tristemente publicitada na trgédia de Castelo de Paiva, é Soares, duma antiga família de Alpendurada. Tenho idéia que os ditos "Ferraz do Porto" aqui radicados há séculos, aos quais se refere uma velha rua e aos quais pertence o simpático e leal Intendente Geral Simão Ferraz, depois Barão e Conde de Rendufe, terão origem entre Tâmega e Douro, possivelmente nas cercanias do velho Mosteiro de Alpendurada...
Quanto às suas armas, só conheço as que vem apresentadas aqui mesmo em GP - título de Ferraz, desconhecendo a quem e quando foram atribuídas. Seguramente não estão na "Sala de Sintra". Cumprimentos.
M.Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Brasão dos Ferrazes

#7139 | GML | 17 lug 2001 20:19 | In reply to: #1942

Encontrei agora a indicação de que o referido brasão terá sido conferido no século XVI.

Alguém me pode dar outras informações acerca disto?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 15 mag 2024, 00:50

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen