As armas dos Bragança

This topic is classified in rooms: Heráldica

As armas dos Bragança

#20178 | DiogoA | 28 apr 2002 16:40

Afinal quais são as armas dos Bragança?
Por tudo quanto é sítio a resposta é a que está neste "site" (escudo com uma cruz vermelha com 5 escudos de portugal; escudo encimado por uma cabeça de cavalo: não, não sei falar heraldicamente :p).
No entanto encontrei inúmeras fontes em que os Bragança são representados com um escudo com um número variável de castelos (3 ou 5) à direita das armas portuguesas.
Até por acaso (já não sei onde) arranjei uma imagem detalhada deste escudo detalhado, mas o máximo que agora vos posso indicar é o "site" do Duque de Bragança ( www.duquedebranganca.com ) que o tem em "background". Fiquei desconfiado que estas armas tivessem alguma coisa a ver com a família dos Bragança porque num documento (acho que o da abdicação) do príncipe herdeiro exilado do Brasil constava um selo com as armas do Brasil e outro com os tais castelos (desta feita 3).
Afinal quais são as armas dos Bragança?

Reply

Direct link:

RE: As armas dos Bragança

#20179 | artur41 | 28 apr 2002 16:57 | In reply to: #20178

Caro Diogo


As armas dos Bragança, são: em campo de prata, uma aspa de vermelho, carregada de cinco escudetes das armas do reino, com um filete de negro sobreposto em barra.
Relativamente aos escudos que tem encontrado, representam o reino de Portugal: a Casa Real.
Gostaria que me explicasse melhor os três castelos!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: As armas dos Bragança

#20180 | artur41 | 28 apr 2002 17:14 | In reply to: #20179

Caro Diogo


Quanto ao timbre, o da família Bragança, é: um pescoço e cabeça de cavalo de vermelho, bridado de ouro; o dos Duques de Brança é: um cavalo sainte de prata, enfreado de ouro, bridado de vermelho, as rédeas de ouro, e três lançadas no pescoço vertendo sangue.



Reiterados cumprimentos

Artur João

Reply

Direct link:

RE: As armas dos Bragança

#20214 | alentejo | 29 apr 2002 10:22 | In reply to: #20179

CAro Artur,

O filete de bastardia só surge no séc. XVI. Até então nunca as Armas dos Bragança tiveram o filete, porque a aspa já era sinal de bastardia (veja-se armas de D. Afonso, MArquês de VAlença, Conde de Ourém, primogénito de D. Afonso, duque de Bragança e neto de D. João I, na Colegiada de Ourém).

Grande abraço

NB

Reply

Direct link:

RE: As armas dos Bragança

#20218 | artur41 | 29 apr 2002 11:48 | In reply to: #20214

Caro Nuno


É bem verdade. Embora, como se sabe, a aspa nem sempre assim funcionou: ex: Araújos.
Envia-me, por favor um e-mail, ou telefona-me: nº- 213013474. Tenho contas a fazer contigo.


Grande abraço

Artur João

Reply

Direct link:

RE: As armas dos Bragança

#20223 | magalp | 29 apr 2002 12:47 | In reply to: #20214

Por aí deduzo que os Rocha tem algures uma bastardia - pelo menos...
Será de quem, inicialmente?
Sei pouco das origens deste título, para além das muitas fantasias...
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: As armas dos Bragança

#20228 | artur41 | 29 apr 2002 15:16 | In reply to: #20223

Caro Manuel Maria


O que quis significar com a aspa, foi outro significado: no caso dos Araújos, um significado religioso. A aspa, como significante, tem vários significados.


Reiterado abraço

Artur João

Reply

Direct link:

3 castelos

#20237 | DiogoA | 29 apr 2002 18:38 | In reply to: #20179

Já encontrei um link com mais qualidade!
Seguindo o link http://www.reallisboa.pt/links/links01.html encontra-se um link para a Casa Real que contém à esquerda o escudo de Portugal encimado por uma coroa e à direita um escudo bipartido com as armas de Portugal e o que referi, também encimado por uma coroa.

Agora, se as armas do reino são (exceptuando a coroa) as que encontramos hoje na bandeira nacional (que advêm, como sabemos, dos escudos pessoais dos antigos reis), porque haveria de ser criado um escudo próprio para a casa real? Representar o reino e a família real duas vezes porquê?

Referente ao tal escudo com três castelos... Encontrei faz algum tempo num site monárquico brasileiro qualquer (não estou a conseguir re-encontrá-lo) um documento digitalizado assinado pelo príncipe do Grão-Pará no exílio, abdicadndo dos seus direitos à eventual sucessão ao trono brasuca. Ou talvez esteja a fazer confusão e era outro príncipe/pretendente e não tinha nada a ver com a abdicação de ninguém! O que importa é que no documento constava um carimbo composto por duas elipses (insisto: não sei falar heraldicamente): numa estavam as armas monárquicas do Brasil e noutra três castelos que em tudo me faziam lembrar aquele escudo que me informou representar a casa real lusa.

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20238 | magalp | 29 apr 2002 18:47 | In reply to: #20237

Tenho por aí - não sei onde - um livrinho do Mestre Armando de Mattos q. explica tudo isso.
É ele "A evolução da Armas de Portugal"
Começa por explicar os cinco escudetes azuis em cruz, como uma derivação da bandeira do condado e a 1ª da nacionalidade, a grande cruz azul sobre branco alvo.
Vou procurar.

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20239 | alentejo | 29 apr 2002 18:54 | In reply to: #20237

CAro Diogo,

o link que aponta apresenta as Armas do Senhor D. Duarte e à direita as de Sua mulher D. Isabel de Herédia (partido Portugal e Herédia).

Cumptos

NB

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20312 | DiogoA | 30 apr 2002 22:24 | In reply to: #20239

De facto, assim o parece ser (pela descrição do brasão dos Herédia neste mesmo sítio)...
Fica no entanto por desvendar o mistério dos 3 castelos no selo brasileiro...

Muito obrigado

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20314 | alentejo | 30 apr 2002 22:32 | In reply to: #20312

Caro DiogoA

Não parece ser. É!
Nas Armas das Senhoras, que deviam ser apresentadas em lisonja e no site da CAsa Real não estão, o lado esquerdo do escudo era reservado às Armas dos maridos e enquanto as senhoras não casassem devia estar em branco, utilizado liguagem corrente.

Cumptos

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20315 | vbriteiros | 30 apr 2002 22:41 | In reply to: #20314

Julgo que quer dizer a dextra do escudo, é reservada às Armas do Marido( quando olha para o escudo é a parte esquerda )
Desculpe a observação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20316 | alentejo | 30 apr 2002 22:45 | In reply to: #20315

Caro Vasco,

É isso mesmo :-)

Cumptos

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

maria ii

#20362 | DiogoA | 01 mag 2002 17:39 | In reply to: #20314

Muito bem. Mas e D. Maria II? Segundo essa prática não deveria ter no lado esquerdo do brasão as armas de Saxe-Coburg-Gotha?

Reply

Direct link:

RE: maria ii

#20369 | alentejo | 01 mag 2002 18:12 | In reply to: #20362

A Rainha D. Maria II era Rainha, não tinha que partir a suas Armas com as do marido, rei consorte.

Reply

Direct link:

RE: maria ii

#20387 | DiogoA | 01 mag 2002 23:07 | In reply to: #20369

Um sincero agradecimento pelas suas elucidações.

Diogo Alenquer

Reply

Direct link:

RE: maria ii

#20468 | vbriteiros | 03 mag 2002 01:02 | In reply to: #20369

Caro Nuno Borrego
Muito bem dito !
Parece-me que que ainda lhe devo uns Madureiras de Canastrês?
Quer relembrar-me o que è exactamente?
Dentro de dias volto ao ADP.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: maria ii

#20490 | alentejo | 03 mag 2002 13:33 | In reply to: #20468

Meu Caro VAsco,

Recebi os seus elementos, preciosos aliás, que ainda não consegui ligar aqueles que tenho. Se no ADP conseguir recuar alguma coisa, muito lhe agradeço e fico à sua disposição para o que necessitar da ANTT, ou de outro arquivo de Lisboa.

Um forte abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20805 | doria_gen | 08 mag 2002 16:53 | In reply to: #20237

O carimbo são as armas do Conde d'Eu e de D. Izabel: dois escudos ovalados. À dextra, as armas dos Orléans: de azul, com três flores de lis de ouro, e em chefe um banco de pinchar de prata [o desenho é moderno]. À sinistra, as armas imperiais do Brasil.

fa

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20806 | doria_gen | 08 mag 2002 16:55 | In reply to: #20237

O carimbo são as armas do Conde d'Eu e de D. Izabel: dois escudos ovalados. À dextra, as armas dos Orléans: de azul, com três flores de lis de ouro, e em chefe um banco de pinchar de prata [o desenho é moderno]. À sinistra, as armas imperiais do Brasil.

fa

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20834 | DiogoA | 08 mag 2002 22:00 | In reply to: #20806

Nesse caso lamento pelo meu erro.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Reply

Direct link:

RE: 3 castelos

#20869 | doria_gen | 09 mag 2002 13:54 | In reply to: #20834

Por favor: errar, erramos todos, todo o tempo. Apenas, conheço o selo a que v. se refere. Se vc for a Petrópolis, há uma ponte na Praça da Liberdade (antigo Largo D. Affonso), sobre o Rio Piabanha - junto ao Rinque de Patinação - onde de um lado estão as armas imperiais, e do outro as do Conde d'Eu. Já me disseram que, no registro de ruas de Petrópolis, essa ponte se chama Ponte de Orléans. Nunca me dei ao trabalho de conferi-lo.

Abcs, fa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 mag 2024, 06:07

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen