Emigração
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Brasil
Emigração
Estou a dar os primeiros passos na contrução da árvore genealogica da minha família. Num dos ramos porém encontro-me um pouco "suspensa", já que apesar de várias tentativas, não consegui ainda confirmar o desembarque, do meu bisavô materno, no Brasil, nem o local onde se fixou, em 1912, quando para la emigrou. O sobrenome é CERQUEIRA e viviam em Vila Verde, Braga.
Agradeço, qualquer ajuda,
Maria Joana Lourenço
Direct link:
RE: Emigração
Olá Maria Joana
Uma pergunta; você escreve do Brasil ou de Portugal? Já consultou a Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo? Se vc mandar alguns dados importantes, quem sabe posso ajudar.
Escreva-me
Cumprimentos,
Jurema (Brasil -SP)
Direct link:
RE: Emigração
Maria Joana,
Boa noite.
Sou do Brasil e também estou com dificuldades. Os meus bisavôs maternos vieram de Portugal, não sei quando e nem tampouco sei o seu sobrenome direito.O nome dele é José Benedicto de Sequeira ( ou Cerqueira), casado com Maria Sebastiana da Conceição.Os meus avôs faleceram quando meu pai tinha apenas 3 anos e todos os dados se perderam. Pelo lado do meu pai , sou da familia Aranha e Jordão , de Paião-Figueira da Foz. Espero que tenha sucesso em suas buscas.
Atenciosamente,
Carmem Aranha
Direct link:
RE: Emigração
Cara Maria , você já tentou no site do Arquivo Nacional??www.arquivonacional.gov.br/
Esse endereço é no Rio de Janeiro..
Também tem o memorial do imigrante,
pesquisa.mi@plugnet.com.br
Espero que consiga alguma coisa abraços Fafá..
meu e-mail é fafinhamarques@ig.com.br
Direct link:
RE: Emigração
Olá Jurema
obrigada pelo sua resposta. Escrevo de Portugal, embora o ramo da família, que procuro no Brasil, seja de Vila Verde-Braga.
O meu bisavô, António Luís Cerqueira, emigrou para o Brasil em 1912, provavelmente acompanhado por um irmão. Teria na época cerca de 30 anos. Não voltou mais a Portugal, nem possuo registos do seu óbito.
Se puder dar-me alguma indicação ou ajuda, agradeço.
Maria Joana L.
Direct link:
RE: Emigração
Olá Maria Joana.
O Brasil é muito, mas muito grande. Oito milhões e meio de quilometros quadrados. Você precisa ter alguns dados, como por exemplo; local de desembarque, pelo menos o Estado. Se ele desembarcou em São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, ou outro estado qualquer.
O nome do navio que veio, e nome do porto do embarque, e mais ou menos a data.
Caso tenha sido aqui, o ponto de chegada, vá até www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/ clique em chegada do imigrante, lá preencha o formulário de pesquisa. Eles não cobram nada para pesquisar. Só se solicitar o documentos é cobrado. Tem alguns itens que são necessários preencher, há outros que não tem tanta necessidade. Porém quanto mais precisas forem a informações, mais rápida será a pesquisa. Não se esqueça este site, é para o imigrante que chegou à S.Paulo.
Eu mesma já encontrei documentos dos meus antepassados vindos da Itália.
Se vc tiver alguma dificuldade pergunte-me, e se por ventura acharem o registro de imigração do seu bisavô, avise-me que eu mesma o buscarei para vc. Moro perto do prédio da Imigração.
Se vc souber onde seu avô falaceu, se for aqui na capital de São Paulo, (que tbem é muito grande, 10 milhões de habitantes, só na capital) posso ver para vc tbem. Mas precisa o nome do lugar, ou seja bairro onde tenha falecido.
Colha detalhes e informações, porque no que eu puder ajudar, ajudarei.
Abraço,
Jurema.
Direct link:
RE: Emigração
Cara Maria,a emigração para o Brasil é um tema complicado de investigar, pois é preciso ter em atenção que a maioria dos emigrantes não o faziam pelas vias legais,eram emigrantes clandestinos, sem registos de passaporte nem outros documentos.Do norte de Portugal, muitos iam embarcar ao porto de Vigo (Espanha).Embora isto não lhe sirva de ajuda, é um ponto que deve considerar.
ReplyDirect link:
RE: Emigração
É necessária confirmação? Se sim, quais os contactos?
Muito obrigada
Maria Joana
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 16:05