Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Senna e Primo Rui
Dado o interesse regional que no tópico Barata surgiu tal família e das sua alianças com Baratas,Antunes etc pareceu-me importante autonomizar este tópico.
Abraços
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Senna
Conforme combinado estou a enviar os dados relativos ao Manuel Dias Barata de Carvalho.
1-Manuel Dias Barata de Carvalho,capitão da terceira companhia do terceiro terço de infantaria auxiliar da comarca da Guarda,cavaleiro professo na ordem de Cristo,comissário das habilitações das três Ordens militares,fidalgo de cota de armas por CBA passada a 12.6.1801 (AHG pag 474)* Bogas de Baixo 29.7.1745 (o padrinho foi Rodrigo Vaz de Carvalho do Fundão e a madrinha Inocência? Dias (de Carvalho?) filha de José Dias (de Carvalho ?)
Filho de :
2-de Gaspar Dias (de Carvalho ),capitão de ordenanças do Orvalho * Bogas de Baixo 10.11.1702 (no b.o Cura era Bonifácio Dias de Carvalho) e
3-de Maria Antunes * Janeiro de Baixo 4.7.1701;
Neto paterno:
4-de José Dias (de Carvalho) * Bogas de Baixo 27.4.1675 e
5-de Maria (Mendes?)Barata * Janeiro de Cima 2.1.1669 ;
Neto materno:
6-de António Domingues * Esteiro,Janeiro de Baixo 5.7.1656 e
7-de Isabel Antunes * Janeiro de Cima b.20.12.1660;
Bisneto paterno:
8-de José Dias (de Carvalho )* Carregal,Dornelas do Zêzere c. 1645
9-de Isabel Fernandes * Bogas de Baixo c.1640
10-de António Mendes (Barata?) * ? c. 1659
11-de Isabel Gil * Janeiro de Cima c. 1664
Bisneto materno:
12-António Domingues * Janeiro de Baixo c.1631
13-Maria Manoel * ? c. 1636
14-Manuel Fernandes * ? c. 1630
15-Maria Antunes * Janeiro de Baixo c.1635
É tudo o que posso retirar do processo de justificação.
Concerteza com estes elementos já o poderá relacionar com os seus Barata Dias de Carvalho.
Um Abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
A bisavó Maria Antunes é naturalmente de Janeiro de Cima
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Francisco
Já consigo. Afinal não é quem eu pensava mas um neto de um irmão do Bento Dias, meu ascendente directo, e está na linhagem da Rosária Gil de onde em 1902 veio ao meu avô a casa que temos em Dornelas. Já vejo que era uma família de militares. Fico-lhe muito grato pela informação
Cumprimentos
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Sena e Primo Francisco:
Os dados mais antigos de que até agora eu dispunha colocavam os Dias de Carvalho de Casegas - ascendentes tanto do Primo Francisco como meus - como descendentes de Manuel Dias (Campos de Carvalho), do Carregal (Dornelas do Zêzere), sendo este filho de Gaspar Dias e Iria Gaspar. Manuel Dias casou em Casegas em 1695 com Catarina Giraldes.
(Andei algum tempo enganado quanto ao nome de Iria, pois li-o inicialmente como Maria Gaspar, e cheguei a propagar este erro aqui no Fórum, mas já verifiquei que o nome escrito no registo era, sem margem para dúvidas, "Heria")
Nos registos de Dornelas aparece Maria Dias, do Carregal, filha de Gaspar Dias e Iria Gaspar, que casa com Domingos Simão, do lugar da Barroca da mesma freguesia... em 1654!
Temos portanto que Manuel Dias casou já muito tarde, 41 anos depois da irmã.
Gaspar Dias e Iria Gaspar aparecem entre os dados colocados por Sena no tópico "Família Barata". De acordo com eles a ascendência de Manuel Dias será:
1. Manuel Dias (Campos de Carvalho), n. cerca de 1630-1640, terá casado com c. 60 anos de idade.
2. Gaspar Dias, n. Carregal (Dornelas) cerca de 1605
3. Iria Gaspar, n. Orvalho
4. Gaspar Afonso Dias (de Carvalho?), n. Bodelhão 1579
5. ?
6. Gaspar Simão, n. Carregal 14.01.1579
7. Maria Francisca Afonso, n. Carregal?
8. Domingos Fernandes, n. Bodelhão
9. Guiomar Dias, n. Carregal?
10. ?
11. ?
12. Henrique Simão, n. Unhais-o-Velho c. 1550, f. antes de 1595
13. Isabel Martins, ou Isabel Boxueno
14. Francisco Luís, n. Carregal
15. Brígida Afonso, f. 1594
Estou naturalmente interessado em todas as informações sobre estas pessoas.
Relativamente a Pedro Fernandes e Maria Antão:
Tenho documentados na minha ascendência Pedro Fernandes Dias, de Casegas, e Maria Antão, de Silvares, que casaram em 19.01.1694 em Silvares e creio serem os mesmos indicados por Sena como Pedro Fernandes, de Silvares, e Maria Antão, do Ourondo (tópico "Família Barata").
No registo do citado casamento, Pedro Fernandes Dias é dado como filho do alferes Pedro Fernandes, e Maria Antão como filha de Antão Fernandes. Não são indicados os nomes das mães.
É de suspeitar, porém, que Pedro Fernandes Dias seja filho de Águeda Francisca, uma vez que o Cap. António Dias da Silva, de Casegas, também meu antepassado e que casou em 1707, era filho de um alferes Pedro Fernandes e de Águeda Francisca.
É tudo o que sei sobre este assunto.
Cumprimentos do primo de ambos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
I
Os apelidos Dias e Carvalho, em conjunto ou isolados, aparecem relacionados pelo menos desde o século XVI em indivíduos oriundos do lugar do Carregal (antiga Quinta do Carregal) anexa à freguesia de Dornelas do Zêzere, povoação que existe comprovadamente desde o século XIV mas que é bem anterior (o Alqueidão, em frente de Dornelas, ou mesmo Dornelas, poderá ter sido o berço de Gil Vicente!). Estes apelidos aparecem frequentemente relacionados desde tempos muito antigos - nuns casos mais do que noutros -, com os apelidos Barata, Antunes, Antão, Fernandes, Silva, Gil, Mendes, Martins, Domingues, Campos, Gaspar, Simão, Luiz, Afonso e Francisco, entre outros.
A área geográfica de incidência destes apelidos é vasta, mas encontram-se com muita frequência em Bogas de Baixo e de Cima, Janeiro de Baixo e de Cima, Carregal, Dornelas, Adurão, Unhais o Velho, Vidual, Cebola, Meãs, Fajão, Cambas, Orvalho, Ourondo, Silvares, Barroca, Alqueidão, Casegas, Bodelhão e outras, próximas ou anexas. Oleiros ou Sertã são igualmente viveiros de alguns deste apelidos e serão mesmo os respectivos solares originários (caso do apelido Barata). Contudo, até ao século XVI não encontrámos ligações frequentes à região de Oleiros ou Sertã, por parte de portadores destes apelidos oriundos das povoações acima assinaladas, pelo que a eventual ligação originária - designadamente dos Baratas - ou respectiva propagação, poderá ter ocorrido antes dos finais do século XVI, talvez ainda no século XV. A via de penetração, a existir, parece evidente: tratar-se-ia do rio Zêzere.
Ainda hoje alguns destes apelidos são tão comuns na região que, quando em presença de portadores, é lícito suspeitar-se de alguém com raízes na região.
Essas povoações e outras limítrofes na órbita da Serra da Lousã exportaram habitantes para Lisboa e para o mundo desde muto cedo, bastando recordar que em determinada altura (finais do sec. XIX e inícios do XX), em Lisboa, em bairros populares como a Mouraria, a Graça e mesmo a Baixa, as leitarias e as tabernas eram muito frequentemente exploradas ou propriedade de naturais desta região. Algumas, hoje transformadas em cafés e restaurantes, ainda pertencem a descendentes. Como ilustração deste facto refiro, talvez pela primeira vez em público, o facto de provavelmente a última paragem realizada pelos condutores da "camioneta fantasma" (evento ocorrido na Primeira República, em que um conjunto de indivíduos de orientação anarquista que se faziam transportar num veículo, raptou das respectivas residências e subsequentemente assassinou alguns dos principais políticos de então),antes do início da chacina, ter ocorrido cerca das onze da noite na leitaria de um emigrante natural desta nossa região, Antonino de Almeida, natural de Fajão, situada em plena Baixa num local onde mais tarde se instalou uma loja de vestuário. Tendo entrado abruptamente na leitaria que o proprietário estava a encerrar devido à hora tardia, os condutores da camioneta em número de três ou quatro,pediram café com leite e bolos. Não mais de dez minutos depois sairam abruptamente sem pagar, ao que o proprietário, prudentemente, preferiu fazer vista grossa por lhe ter parecido que estavam armados por baixo dos casacos e que não pareciam gente confiável. Deles recordava mais tarde, essencialmente, que usavam chapéus e pelo menos um tinha um farto bigode escuro. Pequeno prejuízo que lhe poderá ter valido a vida. No Brazil, onde este antigo emigrante tem actualmente descendentes e familiares (Recife e Rio), há desde o século XVII muitos descendentes de naturais da região, sendo hoje difícil encontar famílias que não tenham ainda parentes conhecidos, mais próximos ou mais afastados, nesse magnífico país. Também para estes poderão ter interesse estes elementos, por se sentirem identificados pelas origens. Todos os que se sintam interessados por este tópico familiar, poderão comunicar os elementos de que disponham, referindo as relações familiares que lhes pareçam mais correctas
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Primos Rui e Senna
Depois destas conclusões,não há dúvida que este forum tem dado resultados magníficos.
Já há muito que desconfiava que o referido Cap.Manuel Dias Barata de Carvalho seria nosso parente.E há mais de 20 anos tirei no ANNTT fotocópias do processo de justificação de nobreza.
Acho que temos aqui já uma grande base de dados,para se começar a fazer quase um tombo,
das famílias da nossa região.
Quanto ao Carvalho dos Dias de Carvalho tenho a intuição que virá de Domingos Fernandes de Carvalho * Bodelhão e o Campos de Guimar Dias de Campos.
De momento é apenas uma pista.
Tenho um avô de nome Domingos Fernandes de Carvalho .Dornelas cc Ana Jorge.
Isto porque existiu uma tradição na região de se adicionar um ou vários patrónimicos e depois lá veêm os verdadeiros apelidos.(toda a regra tem excepções)
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
II
Parte-se da geração de oito irmãos que nasce no Carregal aproximadamente entre 1870 e 1890, identificada por Geração I. Os respectivos descendentes são identificados pela letra D e os ascendentes pela letra A. Existem omissões e podem ocorrer erros nos dados listados, quer de nome quer de datas, agradecendo-se correcções. Em caso de irmãos, a ordem indicada também não corresponde necessariamente à ordem de nascimento, uma vez que frequentemente tais dados não são conhecidos. Outros critérios:(*,para local e data de nascimento;x,para local e data de casamento; +,para local e data de falecimento; ?, para desconhecido; circ. ou +/-, para aproximadamente)
Geração I
Filhos de Maria Dias da Silva e de João Antunes Dias Barata, nascidos aproximadamente entre 1870 e 1890, netos maternos de Rosalina Dias de Carvalho e de José Dias da Silva, netos paternos de Emília Dias Barata e de Manuel Antunes.
1) Alfredo Dias Barata(*Carregal?,+?)x Maria José Dias Barata(*?,+?). Segue descendência em Geração II D 1.
2) Maria Trindade Dias da Silva(*Carregal ?,+?) x Albano Carlos(*?,+?). Viveram em Pampilhosa da Serra. Segue descendência em Geração II.D.2.
3) Maria Amália Dias da Silva(*Carregal?,+?)x Sebastião Vaz de Azevedo(*?,+?). Segue descendência em Geração II.D.3.
4) Albano Antunes Dias(*Carregal? +?) x Emília Nunes Dias de Brito(*?). Segue descendência em Geração II.D.4.
5) José Dias da Silva(*Carregal 6/4/1880 +Dornelas 2/3/1962) x Maria Palmira de Jesua Nogueira(*Fajão 21/9/1890+Dornelas 12/3/1960). Segue descendência em Geração II.D. 5.
6) Adelino Antunes Dias (a continuar)
7) António Maria Dias da Silva (a continuar)
8) David Abel Dias da Silva (a continuar)
Geração II
II.D.1.
Filhos de Alfredo Dias Barata e Maria José Dias Barata:
1 - Maria da Natividade Dias Barata(*?), x Albino Branco(*?). Segue descendência em III.D.1.1.
2 - José Alfredo Dias Barata(*?)x Maria da Piedade ...(*?). Segue descendência em III.D. 1.2.
3 - Abel Dias Barata(*?)x Maria do Rosário ...(*?) Segue descendência em III D 1.3
4 - Joaquim Dias Barata(*?) x Maria Rosa ... (*?)
5 - Encarnação Dias Barata(*?)
6 - Isabel Dias Barata(*?,+?).
II.D.2.
Filhos de Maria da Trindade Dias da Silva e Albano Carlos:
1 - Belmira Carlos Silva.
2 - António Carlos da Silva x Maria de Lurdes. Segue descendência em III.D.2.2.
3 - Sara Carlos da Silva x Fernando Augusto Gomes da Silva.
II.D.3.
Filhos de Maria Amália Dias da Silva e Sebastião Vaz de Azevedo:
1 - Maria Antónia Dias Vaz de Azevedo(*?)x Jaime Dias(*?). Segue descendência em III.D. 3.1.
2 - Maria Alice Dias Vaz de Azevedo(*?+já falecida)x Artur Nogueira de Almeida(*?).Segue descendência em III.D.3.1.
II.D.4.
Filhos de Albano Antunes Dias e de Emília Nunes Dias de Brito:
1 - Bento Dias de Brito(*?+já falecido).
2 - Conceição Dias de Brito(*?+já falecida).
3 - Maria José Dias de Brito(*?)x José Simão Pires(*?). Segue descendência em III.D.4.3.
4 - Maria Augusta Dias de Brito(*?)x Afonso Gonçalves. Segue descendência em III.D.4.4.
5 - Amália Dias de Brito(*?)x Acácio Dias Gomes(*?) Segue descendência em III.D.4.5.
6 - Maria Palmira Dias de Brito(*?)x José Dias da Silva (*?).Segue deecendência em III.D.4.6.
II.D.5.
Filhos de José Dias da Silva e Maria Palmira de Jesus Nogueira.
1 - Artur Dias da Silva Nogueira(*Dornelas 3/11/1918)x Maria Lídia Anes Roque Duarte (*Colmeal 21/7/1922 +21/6/1991).Segue descendência em III.D.5.1.
2 - Júlio Dias Nogueira(*Dornelas 14/11/1921 +Dornelas 17/10/1939).
3 - Eurico Dias Nogueira(*Dornelas 6/31923).
4 - Fernando Dias Nogueira(Dornelas 20/1/1925 + 23/11/1955).
5 - José Maria Dias Nogueira(*Dornelas 29/10/1928)xMaria Edite da Costa Tavares(Sá da Bandeira*19/4/1930). Segue descendência em III.D.5.5.
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
III (continuação de 18/05/2002)
[Adverte-se que podem ocorrer erros, que a existirem são não intencionais, agradecendo-se a respectiva correcção]
Geração I(continuação)
6 - Adelino Antunes Dias(*Carregal?+?)x Felismina de Jesus Pinheiro(*?+?).Segue descendência em Geração II.D.6.
7 - António Maria Dias da Silva(*Carregal?+?)x Maria Mendes(*?+?).Segue descendência em Geração II.D.7.
8 - David Abel Dias da Silva(*Carregal?+?)x Maria Preciosa de Jesus(*?+?).Segue descendência em Geração II.D.8.
Geração II (continuação)
II.D.6
Filhos de Adelino Antunes Dias e Felismina de Jesus Pinheiro:
1 - Joaquim Dias da Silva(*?)x Maria José Dias Baptista(*?).Segue descendência em III.D.6.1.
2 - Emília Dias da Silva(*?)x Alfredo Bento Martins(*?).Segue descendência em D.III.6.2
3 - António Dias da Silva(*?)x Isabel Dias Nunes(*?).Segue descendência em D.III.6.3.
4 - José Dias da Silva(*?)x Maria Palmira Dias de Brito(*?).Segue descendência em D.III.6.4
5 - Maria Amália Dias da Silva(*?)x Alberto Dias Gomes(*?).Segue descendência em D.III.6.5.
6 - Isabel Dias da Silva(*?)x António Antunes Bento(*?).Segue descendência em D.III.6.6.
(continua)
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
IV - Continuação de 19/5/2002(adverte-se para a possibilidade de existirem erros que, a ocorrerem, não são intencionais).
Geração II.D.(continuação)
II.D.7.
Filhos de António Maria Dias da Silva e Maria Mendes:ignora-se a existência de descendentes.
II.D.8.
Filhos de David Abel Dias da Silva e de Maria Preciosa de Jesus:
1 - Olívia Dias da Silva(*?)x António Nunes Correia(*?).Segue descendência em III.D.8.1.
2 - José Dias da Silva(*?)x Encarnação Monteiro(*?).Segue descendência em III.D.8.2.
3 - Ana Dias da Silva(*?)x João Miguel Martins(*?).Segue descendência em III.D.8.3.
4 - António Dias da Silva(*?)x Maria Isabel dos Santos Saraiva.Segue descendência em III.D.8.4.
5 - Virgílio Dias da Silva(*?)x Maria dos Anjos Macedo(*?).Segue descendência em III.D.8.5.
6 - Maria Dias da Silva(*?).
Geração III
Há numerosa descendência quer a nível desta geração (III) quer da seguinte (IV) e eventualmente da seguinte (V) Não se dispõe, de momento, de elementos suficientemente seguros para a maior parte, pelo que oportunamente serão referidos.
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Rui
Ainda não consegui arranjar tempo e calma suficiente para articular os elementos que enviou em 17/5, alguns dos quais não consigo enquadrar totalmente no meu raciocínio. Voltarei ao assunto quando conseguir articulá-los devidamente. Entretanto gostava de o contactar por e-mail. Envio aqui o meu e se me quiser responder por essa via, identificar-me-ei devidamente. É o seguinte: janog@mail.telepac.pt
Cumprimentos
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
V - (continuação de 20/5)
Geração II A (pais de José Dias da Silva e irmãos)
1 - Maria Dias da Silva, natural de Carregal,
filha de Rosalina Dias de Carvalho, natural de Carregal e de José Dias da Silva, natural de Unhais o Velho,
neta materna de Umbelina Maria Dias, natural de Carregal e de Bento Dias de Carvalho, natural de Carregal, e neta paterna de ...?
casada com
2 - João Antunes Dias Barata, natural de Ademoço-Cambas,
filho de Manuel Antunes, natural de Ademoço? e de Emília Dias (Barata?), natural de Janeiro de Cima, neto paterno de ...? e...? e materno de ...? e de ...?.
Irmãos de Maria Dias da Silva
1 - Manuel Dias de Carvalho, natural de Carregal.
2 - Amália Dias da Silva, natural de Carregal, casada com ... ?
3 - Rosalina Dias da Silva, natural de Carregal.
Irmãos de João Antunes Dias Barata
1 - Joaquim Antunes Dias, casado com Maria Rosália, natural de Orvalho, com descendência.
2 - Albano Antunes Dias.
3 - Benedita Antunes Dias.
4 - Bento Antunes Dias.
5 - José Antunes Dias, casado com ..., com descendência.
6 - Padre Manuel Antunes Dias.
7 - António Antunes Dias, casado com Joaquina..., natural de Janeiro de Cima, sem descendência?
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
VI - (continuação de V em 26/5)
Geração III A
1 - Rosalina Dias de Carvalho, natural de Carregal,
filha de Bento Dias de Carvalho, natural de Carregal e de Umbelina Maria Dias, natural de Carregal
neta paterna de Manuel Dias de Carvalho, natural de Carregal e de Isabel Maria de Jesus Antão, natural de Janeiro de Baixo
neta materna de José Dias de Carvalho, natural de Carregal e de Maria Antunes, natural de Carregal
casada com José Dias da Silva, natural de Unhais o Velho, filho de...? e de...?, neto paterno de ...? e de... ?, e materno de ...? e de ...? .
Irmãos da Rosalina Dias de Carvalho
1 - Maria Dias da Silva, casada com Daniel Dias de Carvalho (+11/12/1833)
2 - Rosália Dias da Silva, natural de Carregal + 30/01/1830 sendo criança.
Irmãos de José Dias da Silva
Desconhecidos
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
VII ( continuação de VI em 26/5)
Geração IV A
1 - Bento Dias de Carvalho, natural de Carregal, * 4/6/1784, + 21/4/1849, x em 15/5/1823,
filho do Capitão Manuel Dias de Carvalho, natural de Carregal,*20/4/1746, +20/12/1815
e de Isabel Maria de Jesus Antão,natural de Janeiro de Baixo + 28/8/1819
neto paterno do Alferes Manuel Dias de Carvalho, natural do Carregal e de Helena Maria Fernandes, natural de Silvares
e filho de
2 - Umbelina Maria Dias de Carvalho, natural de Carregal, * 1812?, + 10/9/1841
neto materno do Alferes José Dias de Carvalho (irmão do sogro, Manuel), natural de Carregal e de Maria antunes, natural de Carregal.
Irmãos de Bento Dias de Carvalho
1 - Jose?
2 - Maria, *Carregal 13/5/1767
3 - Manuel, *Carregal 16/4/1769, + 1772
4 - Joaquim, *Carregal 1/4/1772
5 - Manuel, *Carregal 26/2/1774
6 - Bento, *Carregal 18/2/1777
7 - Helena Maria, * carregal 22/2/1778
8 - Antónia, * Carregal 15/2/1780
9 - Joaquim, * 1/3/1782
Irmãos de Umbelina Maria Dias de Carvalho:
1 - Bento, * Carregal 1816?, + 10/12/1818
2 - José , * 1817?, +21/12/1818
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Rui
Acho mesmo preferível trocar impressões sobre os elementos que referiu aqui, por todas as razões.
De momento apenas me ocorre dizer o seguinte:
1 - Tenho indicação de que o Gaspar Dias e a Iria Gaspar casaram em 1630, o que bate certo com a data que refere.
2 - Se o Manuel Dias está identificado como filho do Gaspar e da Iria, então não há dúvida. Seria muita coincidência.
3 - Quanto à Maria, tenho indicação de que o Manuel teve duas irmãs com esse nome,sendo a segunda nascida em 7/8/1639?, não sei onde, mas julgo que no Carregal ou em Dornelas. Deve ser a Maria Dias que refere, casada com Domingos Simão em Dornelas, nascida nove anos depois do casamento. Mas, de facto, não é o primeiro filho do casal, pois antes dela nasceram:
a)uma outra Maria, *em 8/8/1632 - seguramente morreu em criança, porque senão não teriam dado o nome a uma outra filha.
b) um Jose, * em Dez de 1634
c) um Tomás *em 2/3/1637
Há irmãos nascidos mais tarde, entre eles o meu ascendente (Bento). Mas o último só nascerá em 1654 e é de facto esse Manuel
Quanto à pessoa que lhe referi, o meu familiar diz que existe uma relação na linha que lhe respeita, embora longínqua, e por aí só pode vir pelos Carvalhos, julgando que o próprio também sabe disso, uma vez que o conhece (eu pessoalmente não o conheço)
Cumprimentos
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Rui
O Senna passou-me os dados que lhe enviou.
1º-Relativamente á Águeda Fernandes da Cunha depois do que apurou o Cunha só pode vir da mãe Natália Fernandes da Cunha (e não do pai como pensava);
2º-Isto tem consistência com o Alf Manuel Fernandes da Cunha ser das Relvas e com a documentação que cá tenho de Fernandes da Cunha sobre uma compra e venda e de que já falei (se não fossem da nossa família não os teria );
3º-O Antão Fernandes será pois da Cunha de onde Silvares ?,Ourondo ? ou ? casou foi nas Relvas;
4º-Por outro lado a irmã da Águeda Fernandes,chama-se Maria Fernandes Álvares isto soa-me a Unhais o Velho.Houve ao tempo um Prior do Ourondo chamava-se .... Fernandes Álvares Pereira que era com certeza dos de Unhais o Velho ;
5º-Mas o 8 o Simão Fernandes cc Helena Giraldes era de onde? O filho Manuel Simão era da Barroca teria * pelo menos c. 1621 o pai,o dito Simão Fernandes teria * c. de 1590-1596;
Talvez com a certidão de casamento destes é que poderia confirmar.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Fancisco
Atenção aos Álvares, que os há por todo o lado e com os mesmos nomes, sem terem nada a ver uns com os outros.
Pedro Álvares de Carvalho, filho de Simão Gonçalves ( e penso que de Maria Álvares de Carvalho filha esta de Martim Leitão e de Maria de Carvalho), foi padre no Ourondo, Souto da Casa, Alcongosta... e teve de uma Domingas Nunes ( outros dizem que tb era Carvalho) que vivia na Castanheira ( se era mulher dele, ele foi padre depois de viúvo, o que não me parece), uma Maria Álvares de Carvalho que casou com o L.do João Leitão da Cunha e Aguiar Roberto, no Souto da Casa em 1626 salvo erro.
Estes Carvalhos dos de Maria de Carvalho casada com Martim Leitão, vão dar aos de S. Vicente da Beira.
Não andarão esses por aqui? Destes Álvares de Carvalho já eu lhe tinha falado, mas chamou-me a atenção o Ourondo.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Francisco
Esqueci-me de perguntar. Tem conhecimento de alguns Fernandes de Carvalho, do Reduto(onde é isto?), que casaram no Marmeleiro, Guarda, e daqui passaram a São Miguel D'Acha, onde acabaram por se ligar a Pácido Luís Esteves de Brito, dos Carvalhos do Louriçal do Campo e SVBeira?
Um abraço
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Manuel
Estimo que esteja bem.Já há muito que não trocavamos informações.
Tenho estado um pouco arredado,intervindo aqui e ali e coloquei uns tópicos e descendendência que conheço (Casegas e Ourondo)para ver se alguém deles descendentes apareceriam.
Não há dúvida que tem razão quanto aos Álvares.Foi por isso que perguntei ao Rui de onde era o Simão Fernandes natural.
Já o meu Tio avô o (ao tempo)Capitão António Fernandes Álvares de Carvalho e foi o nome que está na CBA,no entanto em documentos de família aparece já com o Fernandes Álvares Pereira de Carvalho.
Não sei se reparou neste tópico a referência a um Rodrigo Vaz de Carvalho que teria nasc. no Fundão c. 1690.
E quem era o Belchior de Carvalho,médico, pai da Inês Falcão de Carvalho cc com Gonçalo Vaz Preto e avô do Desembargador José Vaz de Carvalho.
Este Belchior teria nasc. c. de 1630.Até agora ninguém sabe quem era.Mas c.1630 ainda é data penso eu que pesquisável.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Manuel
No GP está uma Adelaide Fernandes de Carvalho * em 1893 na Guarda,Reigada.Não sei se é destes que está a falar.
Já estive com vontade de ver onde eles vão parar,pois que as datas estão lá.Mas tenho tido falta de tempo ou melhor aqui no Porto só através dos Mormons e aconteceu que tive tudo preparado para lá ir e quando pude eles não puderam.
Fora esta informação mais nada sei.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Fancisco
Esse Belchior de Carvalho era dos Carvalhos do Louriçal do Campo e de SVBeira.
1-Elvira Fernandes de Carvalho cc João Pires ou Elias, pais de
2-Fernão Anes de Carvalho cc Isabel Feio pais de
3-Fernão de Carvalho cc Isabel Álvares da Costa pais de
4- Leonor de Carvalho, (irmã de Fernão de Carvalho pai este de Maria de Carvalho cc Martim Leitão ( outra vez!)), cc Pedro Mendes de Carvalho, pais de
5-Genebra Mendes de Carvalho cc Gaspar Nunes Soeiro, médico. Viveram nas Donas. Pais de
6-Belchior de Carvalho cc Brites Falcão, filha de Manuel Falcão Varejão e de Maria Manuel. Pais de
7-Inês Falcão de Carvalho cc Gonçalo Vaz Preto.
É o que tenho. Por estranho que pareça, ainda não consultei os RP do Fundão. Como não vinham à leitura, deixei para mais tarde. Pode ser que lá para o mês que vem.
Espero ter dado alguma indicação útil.
Um abraço
Manuel
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Francisco
O único Rodrigo de Carvalho que tenho, é um Rodrigo de Carvalho cc Jerónima Manuel, do Tortosendo, pais de Antão de Carvalho, cc Maria Rodrigues no Tortosendo em 1646.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
VIII (continuação de VII em 28/5/02)
Geração V A
1 - Manuel Dias de Carvalho (capitão), *Carregal, 20/4/1746,+20/12/1815,
filho de
Manuel (Barata) Dias de Carvalho (alferes),* Carregal 14/2/1682 +26/9/1773
e de Helena Maria Fernandes *Silvares c. 1710? +28/8/1770,
neto paterno de Bento Dias *de Carregal e de Maria Antunes Barata *Bogas de Baixo e
neto materno de Pedro Fernandes *de Sivares e de Maria Antão *Ourondo,
2 - Isabel Maria de Jesus Antão *Janeiro de Baixo *?, + 28/8/1819,
filha de Manuel Antão, *Janeiro de Baixo e de Teresa João, *Covanca, Fajão,
desconhecendo-se os avós maternos e paternos
3 - José Dias de Carvalho (alferes)*Carregal 1758, + 2/12/1820 (irmão do capitão Manuel Dias de Carvalho, acima referido em 1, e por isso com os mesmos ascendentes)
4 - Maria Antunes *Carregal ?,+ 21/10/1819, desconhecendo-se os respectivos pais e avós.
Irmãos de Manuel Dias de Ccarvalho:
1 - Rita Maria *Carregal?
2- Joana? *Carregal?
3 - José (vd infra)
4 - Manuel *Carregal 25/10/1734
5 - José * Carregal 28/9/1736
6 - Filipa *Carregal 25/4/1738
7 - Maria * Carregal 12/12/1740
8 - Bento Dias (Cónego da Guarda e doutor por Coimbra)* Carregal 2/6/1749
Irmãos de Isabel Maria Antão:
1 - Manuel Antão (Padre)
2 - Ana Antão
3 - José Antão
Irmãos de José Dias de Carvalho: os mesmos de Manuel Dias de Carvalho - vd. supra)
Irmãos de Maria Antunes:desconhecidos
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Manuel
Obrigado pela informação.Tinha uma vaga ideia da Genebra Mendes,só não sabia que de Carvalho.
No entanto se virmos a datação por gerações chegamos á seguinte conclusão:
1-Belchior de Carvalho * c. de 1630:
filho de,
2-Gaspar Nunes Soeiro * c. 1600
3-Genebra Mendes de Carvalho * c. 1605;
neto materno de,
6-Pedro Mendes de Carvalho * c. 1570
7-Leonor de Carvalho * c. 1575;
bisneto materno de,
14-Fernão de Carvalho * c. 1550
15-Isabel Álvares da Costa * c. 1555
Trineto materno de,
28-Fernão Anes de Carvalho * c. 1530
29-Isabel (Peres)Feio * c. 1535;
Quarto neto materno de,
56-João Pires (de Carvalho?)* c. 1500
57-Elvira Fernandes de Carvalho * c. 1505
Ora estes dois últimos terão * c. 1400,faltam pois aqui duas ( no caso de haver 2 ou mais casamentos e serem filhos do último casamento) ou três gerações pelo menos.
Já isto acontecia com o seu Cristovão Fernandes de Carvalho cc Fagunda Vaz Leitão que também são de uma geração posterior á de Domingos Fernandes de Carvalho cc também com uma Fagunda Vaz Leitão.
Relativamente ao Rodrigo Vaz de Carvalho do Fundão,ele aparece assim designado,como padrinho de * de Manuel Dias Barata de Carvalho que * em 1745.
Quanto ao lugar de Reduto estive a ver na GEPB e nada encontrei.Se me disser qual a vila ou cidade,que pareça ser mais perto talvez consiga alguma informção .
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Rui
Vou aproveitar este tópico para lhe solcitar o seguinte:
Dado que o tópico de Rozália Dias Robalo quem é,foi aberto por si e dado também, que as informações que lá estão são relevantes, agadecia que pedisse ao Genea que acrescentasse Casegas, para efeito de o encontrar por regiões.( de outra forma está difícel dado tantos)
Penso que também no tópico sobre Vaz Freire era de fazer o mesmo (também há informções sobre Casegas que podem interessar a nós e outros).
Sobre o Simão Fernandes tem alguma informação adicional.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Francisco:
Tanto quanto sei, Simão Fernandes e Helena Giraldes eram do lugar da Barroca, freguesia de Dornelas. Se algum deles tinha vindo de fora, não sei. Simão Fernandes já tinha falecido em 1654 quando seu filho Domingos Simão casou com Maria Dias (filha de Gaspar Dias e Iria Gaspar). Concordo com a estimativa para o nascimento de Simão Fernandes (tenho-o nos meus dados como * c. 1590), mas já se sabe que pode perfeitamente ser 20 anos mais velho.
Antão Fernandes é do Ourondo. A esposa é que é das Relvas. Casaram no Ourondo, o que é normal uma vez que o lugar das Relvas pertence a essa freguesia.
Acrescentar "Casegas" é uma boa ideia para os tópicos Rosária Dias Robalo e Família Vaz Freire. Um melhoramento muito importante neste Fórum seria a introdução de um motor de pesquisa do conteúdo dos tópicos, porque "quem vê títulos não vê conteúdos"...
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro primo Francisco
Li a pergunta sobre o Reduto. Quase tenho a certeza que se trata de uma pequena povoação muito perto da Covilhã, mas também creio haver uma não longe da Guarda com o mesmo nome.
Ainda não consegui acabar a tarefa que me propus. Quero ver se a acabo nos feriados. Mas tenho acompanhado e aprendido com a troca de mensagens que tem feito com outros interessados no forum
A propósito, o que é o GP que de vez em quando cita. Quando refere GEPB é a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira? Mas, quando procura terras, o melhor é consultar um dicionário corográfico destes que trazem lugares freguesias e concelhos. Eu creio que tenho um relativamente completo numa estante algures, que não vejo há uns anos, mas se tiver necessidade irei tentar procurá-lo e ver se encontro as terras que precisa.
Cumprimentos
Sena
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Sena
Já estava a estranhar o seu silêncio.Hoje mesmo estava para lhe enviar uma mensagem.
O GP é o Genea Portugal onde já estão introduzidos dados sobre as diversas famílias.
Relativamente ao Reduto,foi como reparou,o Manuel da Silva Rolão,que a ele se referiu sem saber exctamente onde fica.(ver neste tópico).
Se quizer ver mais tópicos sobre Casegas e Ourondo clique em regiões e escreva um ou outro.
Pode acontecer que tenha alguma informação sobre os que lá estão.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Sena
Já agora uma pergunta.Penso que reside em Coimbra,se tal for o caso tem algum conhecido de apelido Perdigão dessa Cidade?
Abraços
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Francisco
Eu não vivo em Coimbra mas sim em Lisboa, embora conheça bem a cidade.
O apelido Perdigão não me é de todo desconhecido no ãmbito familiar mas directamente não possuo elementos concretos. Irei tentar saber alguma coisa junto de que me pode informar, mas vai levar algum tempo.
Um abraço
Sena
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
IX (continuação de VIII em 30/5/2002)
Geração VI A
1 - Manuel (Barata) Dias de Carvalho (alferes) *Carregal 14/2/1682, +26/9/1773
filho de Bento Dias *Carregal 24/10/1644 e de Maria Antunes Barata * Bogas de Baixo),
neto paterno de Gaspar Dias e de Iria Gaspar e neto materno de avós cujo nome desconheço
casado com
2 - Helena Maria Fernandes* Silvares 1710 filha de Pedro Fernandes * Silvares e de Maria Antão,* Ourondo, neta paterna de avós cujo nome desconheço e materna de avós cujo nome igualmente desconheço
Irmãos de Manuel (Barata) Dias de Carvalho
1 - José Dias de Carvalho(Padre)* Carregal, 9/11/1698, +1782
2 - Maria, Carregal* 3/5/1685
3 - Isabel, *Carregal 11/12/1687
4 - Luisa, *Carregal 27/1/1690
5 - Teresa, *Carregal 15/9/1694
Irmãosde de Helena Maria Fernandes
Desconhecidos
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
X (continuação de IX em 10/6/2002)
Geração VII A
1 - Bento Dias (de Carvalho), * Carregal 24/10/1644, filho de Gaspar Dias * Carregal?, 1630 e de Iria Gaspar *Carregal ? 4/10/1609, neto paterno de avós cujo nome desconheço e materno de Gaspar Simão, * Carregal ? 14/1/1579 e de Maria Francisca,*?
casado com
2 - Maria Antunes Barata * Bogas de Baixo, desconhecendo a respectiva ascendência.
Irmãos de Maria Antunes Barata (desconhecidos)
Irmãos de Bento Dias (de Carvalho)
1 - Isabel Dias * Carregal 10/2/1641
2 - ? * Carregal 2/4/1642
3 - Jacinta * Carregal, 1/9/1644 ?
4 - Manuel Dias * Carregal 12/5/1654
5 - Maria * Carregal 8/8/1632
6 - José * Carregal Dez.1634
7 - Tomás * Carregal 2/3/1637
8 - Maria* Carregal, 7/8/1639
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
XI ( continuação de X em 10/6/2002)
Geração VIII A
1 - Gaspar Dias *Carregal? 1630, desconhecendo-se o nome dos pais e dos avós,
casado com
2 - Iria Gaspar *Carregal? 4/10/1609, filha de Gaspar Simão *Carregal, 14/1/1579 e de Maria Francisca, neta paterna de Henrique Simão, natural de Unhais o Velho, já falecido em 1595 e de Isabel Martins Boxueno? *?.
Irmãos de Gaspar Dias
1 - Isabel Dias, casada com José Antunes cerca de 1630
Irmãos de Iria Gaspar
1 - Catarina, *Carregal Maio de 1599
2 - Maria *Carregal ? 6/10/1596
3 - Isabel
4 - Ana Simão *Carregal, 28/6/1602 casada com Ambrósio de Carvalho (com descendência, Ana *11/7/1625, Isabel *13/5/1641, Maria e Ambrósio)
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
XII (continuação de XI em 10/6/2002)
Geração IX A
1 - Gaspar Simão *Orvalho ou Unhais, 1579, filho de Henrique Simão *Unhais o Velho aproximadamente entre 1535 e 1555, e de Isabel Martins Boxueno, desconhecendo-se os respectivos avós maternos e paternos
casado com
Maria Francisca *Carregal?, c. 1580, filha de
Francisco Luís* Carregal e de Brígida Afonso + 1594, desconhecendo-se os respectivos avós maternos
Irmãos de Gaspar Simão:
desconhecidos
Irmãos de Maria Francisca:
1 - Manuel * Carregal 24/12/1566
2 - Leonor * Carregal 29/1/1568
3 - Maria * Carregal Junho 1576
4 - António * carregal 13/3/1572
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
RECTIFICAÇÃO e ADITAMENTOS
a
XI (continuação de X em 10/6/2002)
Geração VIII A
1 - Gaspar Dias, *Carregal? 1630, filho de Gaspar Afonso *Carregal? 1579, sendo desconhecidao o nome da mãe, neto paterno de Domingos Fernandes *Bodelhão (Aldeia de S. Francisco) e de Guiomar Dias *? sendo desconhecidos os nomes do avós maternos,
casado com
2 - Iria Gaspar, *Orvalho (e não do Carregal), 4/10/1609, filha de Gaspar Simão (familiar de Gaspar Afonso) e de Maria Francisca, neta paterna de Henrique Simão * Unhais o Velho, já falecido em 1595, neta paterna de Henrique Simão* Unhais o Velho e de Isabel Martins Boxueno.
Irmãos de Gaspar Dias
1 - Isabel Dias, casada com José Antunes cerca de 1630
2 - Ambrósio de Carvalho, que casou com Ana Simão (irmã de Iria Gaspar)
3 - André Dias de Carvalho (Padre)
4 - Pedro de Carvalho (Padre)
5 - Luisa Gaspar
Irmãos de Iria Gaspar
1 - Catarina *Carregal, Maio 1599
2 - Maria *Carregal, 6/10/1596
3 - Isabel
4 - Ana Simão *Carregal 28/6/1602 (não é absolutamente certo que seja irmã de Iria Gaspar), casada com Ambrósio de Carvalho, irmão de Gaspar Dias (com descendencia Ana, Isabel, Maria e Ambrósio)
ADITAMENTOS
a X (continuação de IX em 10/6/2002)
Irmãos de Bento Dias de Carvalho
6 - José Dias de Carvalho (capitão) casou em Bogas de Baixo e foi pai de Joaquim de Carvalho (capitão) de Manuel Dias de Carvalho e outros,em Bogas.
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Sena
O José Caldeira que tem estudado as famílias de Arganil e Coja (ver o Tópico no Forum) perguntou-me se tinha algum dado sobre o ascendente de uma Tia, de nome João Pereira Dias de Carvalho que casou em 1800 em Arganil com Bernarda Maria do Nascimento irmã da sua 4ª Avó.
Este João * Janeiro de Baixo c. 1770 e era filho de Bernardo de Carvalho e de Maria Antão ambos * Janeiro de Baixo c. 1750,neto paterno de Simão Pereira * Orvalho e de Maria Pacheco * Janeiro Baixo e materno de Ambrósio Antão * Janeiro de Baixo e de Maria Antão * Sobral da Pampilhosa.
Tem alguma informação sobre esta gente?
Dos nossos Dias de Carvalho tem mais elementos de forma a completarmos a árvore?
Um Abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Primos:
Aproveito esta ocasião para aqui deixar dados de alguns registos que recentemente descobri sobre a família Dias de Carvalho.
A 15 de Julho de 1630 casaram em Dornelas: Gaspar Dias "solteiro do Orvalho filho de Gaspar Afonso e de sua mulher" e Iria Gaspar "filha que ficou de Gaspar Simão e Maria Francisca defuntos do Carregal". "Eram parentes no 4º grau de consanguinidade foram dispensados por Roma".
A 23 de Setembro de 1618 casaram em Dornelas: Ambrósio Carvalho "filho de Gaspar Afonso do Orvalho" e Ana Simões "filha de Gaspar Simão do Carregal". Uma das testemunhas foi Gaspar Dias, do Orvalho.
A 9 de Abril de 1595 casaram em Dornelas: Gaspar Simão "filho de Henrique Simão já defunto e de Isabel Esteves (*) morador em Unhais-o-Velho" e Maria Francisca "filha de Francisco Pires do Carregal e de Brízida Afonso sua mulher já defunta desta freguesia de Dornelas".
(*) a caligrafia não é fácil, mas a palavra que consta do registo é sem dúvida "Estevens", grafia usual na época para este apelido.
Cumprimentos do primo,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Primos
Face aos dados disponíveis vou tentar fazer:
1ªuma sistematização:
1-Gaspar Dias de Carvalho * Orvalho c. de 1600 cc 15.7.1630 com Iria Gaspar * Carregal 4.10.1609 e tiveram:
1.1-Maria Dias (Campos ?)de Carvalho * Carregal 8.8.1632 deve ter mm;
1.2-José Dias de Carvalho * Carregal ?.12.1634 cc Isabel Fernandes * Bogas de Baixo e tiveram pelo menos:
1.2.1-Joaquim Dias de Carvalho * ? ?;
1.2.2-José Dias de Carvalho * Bogas de Baixo 27.4.1675 cc Maria (Mendes?)Barata * Janeiro de Cima b. 2.1.1679,deste casal descende Manuel Dias Barata de Carvalho que teve CBA 12.6.1801 para Dias e Barata;
OBS-o Carvalho não lhe foi concedido por causa de nos registos paroquiais não constar tal apelido em Gaspar Dias e as testemunhas não o confirmarem,quando era mais que evidente que o seria mais que o Dias.
1.2.3-Manuel Dias de Carvalho *? ?
1.3-Tomaz Dias de Carvalho * Carregal 2.3.1637 smn;
1.4-Maria Dias de Carvalho * Carregal 7.8.1639 cc 1654 Domingos Simão * Barroca smn;
1.5-Isabel Dias de Carvalho * Carregal 10.12.1641 smn;
1.6-? Dias de Carvalho * Carregal 2.4.1642 smn;
1.7-Jacinta Dias de Carvalho * Carregal 1.9.1644,smn,deve ser 1643 ou ou data posterior a 1644,ver a seguir;
1.8-Bento Dias de Carvalho * Carregal 24.10.1644 cc Maria Antunes Barata * Bogas de Baixo, tiveram:
1.8.1-Manuel Barata Dias de Carvalho cc 14.2.1682 cc Helena Maria Fernandes * Silvares 1710 ,casal de que descendende o Primo Sena e outros;
1.8.2-Maria Dias de Carvalho * Carregal 3.5.1685 smn;
1.8.3-Isabel Dias de Carvalho * Carregal 11.12.1687 smn;
1.8.4-Luísa Dias de Carvalho * Carregal 11.12.1690 smn;
1.8.5-Teresa Dias de Carvalho * Carregal 15.9.1694 smn;
1.8.6-Manuel Dias de Carvalho * Carregal 9.11.1698,Padre;
1.9-Manuel Dias Campos de Carvalho * Carregal 12.5.1654 cc 11.4.1695 Catarina Giraldes * Casegas,com geração conhecida em Casegas;
2º-Considerando que o Carvalho vem por varonia e o facilitismo dos párocos nos registos paroquiais a hipotese de entroncar os apelidos na ascendência parece-me a seguinte:
1-Maria Dias de Carvalho....e Manuel Dias Campos de Carvalho:
Filhos de:
2-Gaspar Dias de Carvalho * Orvalho c. 1600,irmão de Ambrósio Dias de Carvalho cc Ana Simão,de Isabel Dias de Carvalho cc José Antunes,de André Dias de Carvalho -Padre,de Pedro Dias de Carvalho-Padre e de Luísa Gaspar Dias de Carvalho smn;
3-Iria Gaspar Simão * Carregal 4.10.1609;
Netos de :
4-Gaspar Afonso Dias de Carvalho * Orvalho c. 1570;
5-?
6-Gaspar Simão * ? Carregal ou Unhais o Velho c. 1575;
7-Maria Francisca * ? Carregal c. 1560;
Bisnetos de :
8-Domingos Fernandes de Carvalho * Bodelhão c. 1540;
9-Guiomar Dias (de Campos) * ? Orvalho c. 1545
10-? ;
11-? ;
12-Henrique Simão * Unhais o Velho c. 1540 ;
13-Isabel Martins ou Esteves * ? c. 1545;
14-Francisco Pires * Carregal c. 1540 ;
15-Brízida Afonso * ? Dornelas do Zêzere ou Carregal c. 1545.
A importância que o Dias teve posteriormente,faz-me levar a concluir que a dita Guiomar Dias (de Campos)seria do Orvalho e o dito Domingos Fernandes de Carvalho do Bodelhão lá foi parar,dando origem aos Dias de Carvalho e Dias Campos de Carvalho.
A corroborar esta hipótese fica o facto de um neto de Gaspar Dias de Carvalho de nome também Gaspar foi Capitão de Ordenanças do Orvalho.
Um Abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Primos:
Tenho novidades importantes relativamente à nossa ascendência comum Dias de Carvalho.
Encontrei a habilitação do seguinte Familiar do Santo Ofício:
JOAQUIM DE CARVALHO, natural do Carregal (Dornelas), FSO em 1688
Filho de:
AMBRÓSIO DE CARVALHO, natural do Orvalho
ANA SIMÃO, natural do Carregal (Dornelas)
Neto paterno de:
GASPAR AFONSO, natural de Malhadancha (Vilar Barroco)
VITÓRIA DIAS, natural do Orvalho
Neto materno de:
GASPAR SIMÃO, natural de Unhais-o-Velho
MARIA FRANCISCA, natural do Carregal (Dornelas)
Casado com:
ISABEL CARDOSO, natural de Trinta (concelho da Guarda)
Face a estes dados, o apelido Dias também pode ser interpretado como provindo de Vitória Dias, a até agora desconhecida esposa de Gaspar Afonso.
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Rui
Obrigado por esta informação adicinal de inegável importância.
A Vitória Dias (de Campos ?) é do Orvalho e também tem-se considerado que a Guiomar Dias (de Campos?) também é.Pederiam ser parentes no entanto há uam situação que escapa:
O Domingos Fernandes (de Carvalho ?) seria do Bodelhão,mas o filho Gaspar Afonso Dias de Carvalho?) afinal não é do Orvalho mas de Malhadancha (já agora onde fica Vilar Barroco?).
Ora normalmente as pessoas movimentavam-se nesses tempos,ou por casamento,herança ou por algum cargo.Se foi por casamento o mais natural seria que a Guimar Dias fosse de Malhadancha e não do Orvalho.
O nosso Primo Carlos Manuel disse-me que eramos primos pelo lado Vaz de Carvalho de uns Falcões do Barco.Tem já alguma informação sobre esta ligação? E a Dias Preto salvo erro do Fundão ou freguesia da Covilhã.
O Primo já reparou que nos Dias de Carvalho do Carregal (e penso que deve ser estes os apelidos a considerar em termos genealógicos) hás vezes são apenas Carvalho sem o Dias e outras usam os dois pelo menos e outras apenas o Dias.
Isto faz-me lembrar o nosso primeiro Paulo que sempre se disse que era também Vaz de Carvalho,mesmo que não o assinasse e que seu pai também já não o usasse.
Parabéns pela Sua forte contribuição para a genelogia de Famílias da Baira Baixa.
Um Abraço do Primo
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo:
Agradeço o elogio, mas estes progressos na investigação só foram possíveis devido o cruzamento dos dados obtidos por todos os que investigamos esta família. Aliás, o que se passou foi que encontrei há dias um apontamento antigo, escrito antes de o Primo Sena divulgar os seus dados aqui no Fórum, em que tinha a referência do processo de Joaquim de Carvalho, que havia registado apenas por ser do Carregal. Não tinha consultado então o processo por ignorar o parentesco que existia com a minha família.
Relativamente à indicação dos pais de Gaspar Afonso (Dias de Carvalho), Domingos Fernandes e Guiomar Dias, só o Primo Sena o poderá esclarecer, pois a filiação de Gaspar Afonso não consta de nenhum dos documentos que até agora encontrei.
Vilar Barroco pertence ao concelho de Oleiros e fica alguns quilómetros a sul do Orvalho, que também pertence ao mesmo concelho.
A investigação torna-se de facto complicada pelo desaparecimento de apelidos durante várias gerações - pelo menos nos registos que conhecemos. Caso exemplar é o do apelido Campos, que só reaparece em Casegas no século XVIII. Assim é difícil perceber a origem exacta de cada apelido. O "Dias" tanto pode vir de Vitória Dias como de Guiomar Dias, mas o "Carvalho", de onde vem? Será que não vem de Gaspar Afonso mas sim de Vitória Dias? Saber mais sobre estas pessoas será difícil. Já estamos em pleno século XVI e em algumas freguesias já não há registos paroquiais (no Orvalho começam em 1624, em Vilar Barroco em 1601).
Descobri entretanto uma outra ligação ao Carregal na família de Águeda Fernandes da Cunha (esposa de Manuel Dias "da Praça", neto de Gaspar Dias e Iria Gaspar). Antão Fernandes, avô materno de Águeda, tinha um irmão chamado Vasco Fernandes que casou em 1636 com Águeda Antunes, do Carregal, filha de António Francisco e Margarida Antunes. Vasco Fernandes e a esposa são meus antepassados por outro ramo.
Cumprimentos do primo,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Sena
Tenho aguardado notícias suas.
Espero que esteja bem
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Sena
Apenas para desejar-lhe uma Santa Páscoa e que esperamos a continuação da sua valiosa colaboração sobre o tópico.
Cumprimentos do primo
Francisco Álvares de Carvalho
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Rui Pereira:
O meu marido tambem descende do casal Gaspar Dias e Iria Gaspar, pela filha
Jacinta nascida no Carregal-Dornelas.
Jacinta casou em Dornelas a 11 de Junho de 1680, com Manuel Fernandes natural
do Pesinho - Peso-Covilhã ; Filho de Diogo Fernandes e de Ana Manuel , naturais do Pesinho. O meu marido descende de um dos filhos , Domingos que casou com Maria Figueira, filha de Antonio Figueira e Ana Dias de Aldeia Nova do Cabo. Tenho a descendência directa até hoje.
Cumprimentos
Maria Gouvre
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Cara Maria Gouvre:
Muito obrigado pelas suas informações. Não tinha conhecimento da existência da filha Jacinta para o casal Gaspar Dias - Iria Gaspar.
Relativamente à ascendência deste ramo, não tenho quaisquer dados para além dos que divulguei neste mesmo tópico em mensagem datada de 01-12-2002.
Creio ser esta a segunda vez que encontro um ramo de ascendência comum com o seu marido, sendo o primeiro em Casegas pelo casal Manuel Afonso - Maria Vaz.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caríssimos amigos,
Foi com o maior prazer que encontrei aqui neste fórum a ou as famílias Dias de Carvalho, Barata. Passei a minha infância em Carregal do Zêzere, toda a minha Família e daquela freguesia.
Deixo aqui este testamento, de Manuel Dias de Carvalho, como um contributo para quem ainda não conhece.
Sei que este assunto provavelmente já está encerrado mas só agora o vi.
Gostaria também de saber mais sobre este Manuel Dias de Carvalho. No seu testamento dá algumas pistas mesmo para o assunto aqui tratado. este senhor foi dono da Casa Carregal. Ainda conheci o seu oratório que deixou na sua casa. Demolida só em 2005, o que me causou alguma dor de alma.
Transcrição da certidão de óbito de Manoel Cardoso de Carvalho
[Fol. 16 v.]
Aos vinte e dois dias do mes de Janeiro de mil e setecentos e corenta e dois annos faleceu da vida presente tendo rressebido o sacramento de penitencia e de extrema unçom e nom rressebeo o sagrado viatico por emcapacidade, Manoel Cardoso de Carvalho do lugar do Carregal seria de secenta e nove annos: seu corpo foi sepultado dentro de sua cappella da Senhora da Conceçam desta igreja de nossa senhora das Neves deste Lugar de Dornellas por mim o Padre Jozé Dias de Carvalho prior da sobre ditta igreja, seu corpo foi involto em hum Hábito do Padre S. Francisco e lhe fis hum officio de corpo presente com nove Padres e dois da obriguaçom da igreja e lhe dice a missa de corpo presente. E fes testamento pella sua mom sinado e foi approvado pello Tabalion Luis Fernandes do lugar do Fundom na maneira e forma seguinte:
Em nome da Sm.ª Trind.e padre filho Espirito S.to tres pessoas distintas e hum só Deus verdadeiro
Eu Manoel Cardoso de Carvalho natural e morador nesta igreja diguo quinta do Carregal freg.ª de nossa Snr.ª das Neves deste lugar de Dornellas termo da villa de Covilham comarca e Bispado da gd..ª, vendome na idade de secenta e nove annos com continuos achaques que consiguo trazem os annos mas com meu entendimento como ds foi servido dorme e sempre tive sem defeito algum nelle nem mais potencias e centidos conciderando que já não poderá cer m.ta a m.ª vida determinei fazer meu testam.to na forma e maneira seguinte:
Em primeiro lugar protesto que sempre vivi, e quiz morrer na fé de nosso senhor Jesu christo com verdadeira obd.ª a S.ta Seé apostolica, e Igreja Romana encomendo m.ª Alma a nosso Senhor Jesu christo nosso Senhor que a criou [Fol. 17 ] e remio com seu presiozicimo sangue e mizeio.ª ao Patrocinio e Amparo da sempre Virgem Maria Nossa Senhora e do Anjo da m.ª gd.ª e dos mais sanctos meus addevogados a quem me costumo emcomendar per cer em dias de todos os peccadores para per sua emtercescam e pellos mericimentos de nosso Sr.or Jesu christo me alcansse huma verdadeira contrição com a coal arrependido de meus inormes e inumaraveis peccados consedendo me nosso Senhor Jesu christo os auxilios de sua grassa em lugar dos castigos infinitos que tenho merecido queira por sua immença vontade fazerme participante de sua gloria aonde iternamente possa cantar e louvar suas infinita miziricordias.
Mando em primr.º lugar que meu corpo seja amortalhado e envolto em hum habito ou tunica de meu Padre S. Francisco e morrendo nesta freg.ª de Dornellas seja meu corpo sepultado dentro da Igreja della na minha cappella da Snr.ª da Conseição e que para meu acompanhamento se convoque a irmd.e das Almas desta Freguesia p.ª me acompanharem The a sepultura p.ª o que lle deixo a esmolla de dois mil e coatrocentos reis e no dia de meu emterramento cendo dia e a hora p.ª ipsso se me fara hum officio de corpo prezt.e com nove Padres sacerdotes podendo cer, ou no dia seg.te doze ocupado e dentro do setimo dia se me faram dois officios conforme o uzo da Igreja também com nove Padres, e no fim do anno do meu falecim.to outro officio também grande com nove padres podendo cer em todos os officios sejam os Padres de missa.
Deixo se me mandem dizer mil Missas por minha Alma e pella alma de m.ª Mulher e seus Pais e irmaos e pella alma do Capp.om Mel. Barata e Marguarida Antunes quinhentas missas, e pellas de meus Paiis e irmaos e sobr.os e primos quinhentas missas e pellas almas dos Irmaos defuntos das irmd.es donde sou irmão. [Fol. 17 V. ]
Pellas faltas que tivesse sincoenta missas deixo mais cem missas por alguns encarguos que possa ter e mais deixo sincoenta missas pellos meus criados defuntos e vinte pella alma de minha escrava Marianna, E vinte pellos meus amos e defençores, e mais por certa tencom trinta missas as coais missas todas coantas tenho declarado mandara dizer meu testamenteiro aonde quizer o chantre couza feita por minha mão no meu livro de que as ditas missas em m.ª vida ou todas ou p.te dellas se averão por satisfeitas.
Deixo as confrarias do Sancticimo do lugar de Dornellas Unhais Barrca a cada huma hum alqueire de Azeite, e as confrarias da snr.ª do Rozario de Dornellas a divino Espirito S.to de S. Fr.º do Bodellam S. An.to de Dornellas S. Tiago das Portas do Souto S. Lourenço do Alqueidão S. Vicenpte Ferreira do Machalinho a nossa Snr.ª do Carmo da cadeira a cada huma mil alqueires de azeite.
Deixo a m.ª criada Elena filha de D.os An.tes de Durão corenta mil rreis com mais vinte mil rreis que lhe deixou m.ª mulher fazem secenta mil rreis pellas soldadas do tempo, que me cervio alem dos fatos, que lle tenho dado, e alguns brincos de ouro.
Deixo as filhas de Mel. An.tes das Portas do Souto irmans de Mel. An.tes os tres quinhois que tenho na orta e Tapada dos Pontais com suas Arvores, e testadas de for a rrustica a dita horta ou tapada com os d.tos mulheres Maria Threza e Izabel e se alg.ª for falecida ao tempo de m.ª morte sucedera no quinhão que avia de herdar seu herdeiro, ou herdeiros com tal condição que se algum meu herdeiro quizer fazer algum emjenho de azeite ou farinha no dito citio escolhera assento que milhor lle convier na dita tapada ou for a della, e por ella, e terras de for a metera levada, ou levadas p.ª a Agua do dito emjenho ou Enjenhos que fizer.
Deixo hum coarto da Barca de Dornellas a meu afilhado Mel. Filho de Mel. João do dito lugar [Fol. 18] que he da ametade que comprei a meu primo Gaspar de Carvalho a Raimundo de Macedo da villa da Louzam e o outro quinhão que me toca da ameaçam que era de meu thio Bernardo de Carvalho que he a metade de tres coartos ao genrro de Isabel Carvalha Mel Fr.co que veio do Alqueidão o mais da Barca comprei a meu pr.º Gaspar de Carvalho que he hum coarto do quinhão que compramos do herdeiro de Maria de Lemos e a metade dos dittos tres coartos do que acima faço mençom e com tal condiçom deixo este legado que serão os Barqueiros obrigados a passarem de graça não sóm.te subseçores desta casa mas a seus criados cervidores, e parentes athe o coarto grau que vierem a esta casa mas não aos que viverem nesta freguezia de Dornellas.
Deixo ao filho que ficou de Anna filha de An.to Francisco das Selladinhas a coal nomeo no lugar de Ald.ª de Joane a fazenda que no Eventário da dita Anna se tirou p.ª paguam.to da m.ª divida a coal foi distratada e tem em seu poder seu tutor An.to João da Povoa e assim mais lhe deixo hum Souto que tenho no dito lugar da Povoa que foi de Frc.º Borges das Portas do Souto p.ª o dito orphaom e seus herdeiros e morrendo sem elles tornara a toda a dita fazenda ao meu vincollo por morte do dito orpham e se lançara no livro das cappellas aonde estiverem as fazendas de meu vincolo escriptas.
Deixo a An.to Nunes do Durão os foros que me pagua assim de Sen.lo como de Azeite assim principal, como caidos. Deixo a Mel. Gonçalves Par.te de Dornellas e a Mel. Frc.º Barq.ro do mesmo os caidos que me deverem das Escripturas de juros que me pagam e a Mel. Ros.ro desta quinta se lhe fara huma quita de coatro mil rreis dos decursos que se achar me deve da Escriptura que me pagua e a Joze Frs. o Velho os caidos que me dever da rrenda dos ( ).
Deixo se dem a pobres cem alqueires do Sen.to Milho e Cas.tas onde mais necesid.e houver e dez alqueires de azeite dos quais darão hum a Isabel Dias e outro a Joze Frs. o Velho ou a seus filhos, o mais se rrepartira pellos mais pobres. [Fol. 18 v.]
Deixo a minhas criadas Maria filha de D.os Fr.º do Porto de Vacas e a Maria filha de Joze An.tes da Povoa a cada huma huma moeda de ouro de coatro mil e oitocentos rreis se ao tempo de m.ª morte se acharem no cerviço desta casa e não se achando serão as ditas esmollas p.ª os que lles sustituirem seus lugares. Deixo se vistam seis pobres de vestia calçois polanas de Saraguoça ou partilho, e a cada hum sua camiza das do meu uzo e as mais se darão a pobres aos coais se amtiporão os criados desta caza, esseto os pobres que se ham de vestir nomeio logo An.to Nunes da Durão e a seu filho Mel. e a sua filha Maria se dava huma saya e vestia, ou guibão de Baeta da Covilhã.
Deixo a meus criados os que se acharem no cerviço desta casa a cada hum huma moeda de ouro de coatro mil e oitocentos rreis e outra moeda do mesmo valor a m.ª criada Izabel Serena que arciste em Alvares.
Faço e constituo vincolo de Morguado em todos os meus bens e mais que se acharem serem meus por minhas leg.mas e pellos que me deixou meu irmão o Padre Frei Joze de Carvalho com lic.ª de seu prellado cem onus de lhe dar em sua vida huma tença de quinze mil rreis como consta da escriptura feita na S.de de Coimbra nas notas do tabelian. No coal vincolo entraram as compras que fis como herão fazendas que comprei a Raymundo de Macedo da villa da Louzam a metade do cham de Porto de Vacas a metade do Olival do Aguillam a metade do cham de S. Mamede a metade do laguar e tapada da fos da Baralha tudo rrustico com as fazendas da cappella que instiuy o meu thio Bernardo de Carvalho e hum quinhão no lagar fundeiro do lagar da Barroca ambos os laguares são de azeite e hum olival que comprei a hum homem de Canguas no lugar do Machial freg.ª de Dornellas e no mesmo sitio ou faz olival com mais alg.as oliveiras no mesmo sitio a D.os Gaspar do mesmo lugar e a Mel. Barata Macedo da villa de Alvares, e suposto se ache mais algo. [Fol. 19]
Com os que comprei e torquei começam alguns tallos de terra no carvalhal da Igr.ª a que se torcou foi fazendas que pertencião a terça de minha May e legitimas de meu irmão An.to de Carvalho a do Padre Fr.º Jozé de Carvalho e em suas legitimas se acharão por lle caberem na partilha que se fez hentre mim e as cappellas que a m.ª May e meu irmão An.to de Carvalho fizerão e ordenarão no livro da geral da villa de Covilhã [1] p.ª o coal vincolo e morgado nomeio por cabessou e parte principal a m.ª cappella da snr.ª da Conceiçom que mandei fazer e fabricar na parrocheal Igr.ª de Nossa Snr.ª das Neves do lugar de Dornellas e dos reditos do dito vincolo sera rreparada a dicta cappella de todas o necess.º e nella se dirá missa todos os Domingos, e dias S.tos do anno pella manhã ao nascer do sol p.ª que della se aproveitem os pastores e mais pessoas que andão no campo, e não podem accistir a missa do dia se dira mais huma missa todos os Sabados a virgem Nossa Snr.ª da Conceisom e havendo em algum Sabado occupação se podera dizer na Seg.da fr.ª ou Sesta fr.ª comtanto que a mayor parte dos Sabados se digua missa no Altar da dita Snr.ª as quais missas assim dos dias S.tos e Domingos como as dos Sabados serão por m.ª Alma e de m.ª mulher, e pellas suas obrigaçois e m.as e no Dia da Snr.ª da Conceisão a oito de Dezembro havera missa cantada com os Padres que bastarem, e sermões e se meus subseçores quizerem que a missa dos Domingos e dias S.tos se diguam no Oratorio que deixo feito nesta casa com ella comprirão a condição como se dicesse na d.ª cappella da Snr.ª da Conceição e figuara na eleição de meus subseçores nomearem clérigo p.ª dizer as dittas missas e ajustar com elle a esmolla que lle hade dar e cendo caro que não hajja sacerdote que digua as ditas missas pella esmolla de tostam the seis vinteis. [Fol. 19 v.]
As poderam meus subseçores mandar dizer ahonde lhe parecer contanto que no rregisto do dito vincolo, e morgago se juntem certidois juradas de como estão ditas, e sem a dita certidão, ou certidois que se diguam as missas na di.ª cappella, ou oratorio nos Domingos e dias S.tos e não podera rregistar p.ª anto os seus Prelados, ou seus vizitadores, e com a mesma sertidão das missas asima se poderão rregistar as tres capellas que instituirão m.ª may, meu irmão An.to de Carvalho e meu thio Bernardo de Carvalho cada huma com sinco missas que vam incluidas nas missas asima.
E porque quando cazou m.ª sobr.ª D. Angela com An.to da Rocha Bravo da vi.ª de Cas.lo Br.º lle dei as m.as legitimas de Bens demais com as compras que tivesse feito em cappelladas, e a vincolladas em vincolo de morguado e lle nomehei o dito vincolo assima compenção, e o onus dos quinze mil rreis de tença p.ª meu irmão o P.e Fr. Jozé de Carvalho o qual desfrutava em sua vida, e por sua morte subsedera o seu irmão João de Proença e por morte deste a seus filhos e descendentes se os tiver, e não os tendo passara o dito vincolo a m.ª P.ra Thereza de Matos da v.ª de Salaviza, e por sua morte o seu filho Jozé Tavares de Carvalho, e a seus descendentes, e ainda que pro morte de meu sobr.º João de Proença não seja viva m.ª P.ra Thereza de Matos, sempre o vincolo passara a seus descendentes com onus assima e com as condiçois, e assim o pr.º administrador como as mais que se forem seguindo não poderão vender, trocar, doar ou de coalquer sorte alear nem por servidois asim rrusticas como urbanas nas fazendas e casas que pertencerem a este vincolo nem ahinda com Prouizão de sua Mag.de e se acaso o fizer algum de meus subseçores, e não desfizer a venda troca ou doaçam, ou servidois que tiver dado dentre de hum anno pagara a valia da couza que vender. [Fol. 20 ]
A Confraria das Almas de Dornellas, e por ser este testam.to mais dillatado e não caber a escriptura no livro adiante por his findo m.tas mais condiçois do testamento se poderão ver nelle que fica na mão do herdeiro João de Proença Cardoso do dito lugar do Carregal e por verd.e fiz este assento hoje dia mos leva ut supra
Prior José Dias de Carvalho
Cordialmente,
Diamantino Bento Gonçalves
Fundão
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Diamantino Bento Gonçalves:
Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as boas-vindas ao Fórum e em particular a este tópico sobre a(s) família(s) Dias de Carvalho. Infelizmente o Genealogista que o iniciou, Francisco Álvares de Carvalho, faleceu no ano de 2003.
Não conhecia o documento que aqui transcreveu, e estou naturalmente interessado em trocar informações sobre esta tão interessante família Dias de que eu descendo por dois ramos da freguesia de Casegas.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caríssimo, Rui Pereira
Lamento o desaparecimento do confrade. Francisco Álvares de Carvalho.
Fiquei surpreendido em parte pela quantidade de pessoas a que esta família se cruza na região e principalmente nas freguesias de Dornelas, Janeiro de Cima e Baixo, Bogas de Baixo. Até finais dos anos 1800 detinham as melhores terras destas freguesias, marcaram sem dúvida esta região do Zêzere, como se pode ver no testamento de Manuel Cardoso de Carvalho, ultrapassa muito o simples interesse de completar uma árvore genealógica. Para mim como apaixonado pela história da Beira, e ligado ao Carregal, fico grato pelo trabalho de consulta já feito. Há algumas obras publicadas pelo: Dom Eurico Dias Nogueira, e também pelo seu sobrinho, e ainda Sérgio Eliseu, que fez o restauro, e um estudo sobre a bela igreja de Dornelas e Capelas de S. Miguel, e a Capela do Carregal do Zêzere. Que de alguma maneira, fazem referências às famílias aqui tratadas, mas não baixam de 1700. Só para referenciar os retábulos da capela do Carregal que para mim vieram da capela da Foz da Baralha…? Por isso é que: o testamento é muito importante, datam 1682.
Sei também que estes autores tratam sempre à parte a Família Dias, da família da Casa Carregal, propriedade na época do autor do testamento. A família Meireles só mais tarde bem fazer parte da família de Manuel Cardoso, e ainda mais tarde os Viscondes de Tinalhas, o primeiro casou no Orvalho, e o filho deste casou no Carregal. Sendo assim ainda aumenta em muito as famílias desta pequena aldeia.
Respeitosamente,
Diamantino Gonçalves
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Diamantino Gonçalves:
Muito obrigado pelas suas novas informações. Irei tentar consultar as obras que referiu, e que não conheço.
Não sei se já teve oportunidade de utilizar a pesquisa "por mensagem" do Fórum. É possível que encontre outros tópicos que lhe interessam.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Sena1954,
Sabe se estes Dias de Carvalho estarão ligados aos Dias, das Cortes, freguesia de Alvares, ou aos Dias, do Vilar dos Condes Cimeiro e da Madeirã, na freguesia da Madeirã (e que deram origem aos Dias Barata Salgueiro)?
Entretanto, tenho informações sobre outros Dias, mas desses eu não descendo, dos quais já falei noutro tópico com alguém que curiosamente tem um username parecido com o seu!!!
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=180585
"enho uma Maria Dias, do Janeiro de Baixo, que foi casar à Portela do Fojo com António Henriques Barreto no início do século XIX, e onde fixaram residência (com geração), filha de Manuel Lopes, natural do Soutelinho (hoje Portela do Fojo, na altura Alvares) e de Maria Dias, do Janeiro de Baixo.
Curiosamente o dito Soutelinho é terra de Antões, dos quais descendo.
Tenho a descendência, interessa-lhe?
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Confrade Sena,
Embora tratando-se de uma intervenção sua antiga, vinha perguntar-lhe se sabe se o Ambrósio que indicou como filho do Ambrósio de Carvalho que é irmão do Gaspar Dias, pode ser ou é o Ambrósio de Carvalho do Carregal, fregª da Igreja, concº de Dornelas do Zêzere, que casou em Celavisa a 19/2/1662 com Maria de Matos ?
Desde já agradecido pela sua resposta, envio os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Rui Pereira, Ângelo Fonseca e a quem mais isto puder interessar.
Alguém me poderia dar informações sobre o padre André Dias de Carvalho, de Dornelas? Suponho que terá sido pároco dessa aldeia desde 1635 a 1652 e irmão de dois proprietários do Carregal, Ambrósio de Carvalho e Gaspar Dias de Carvalho. O estranho é que nos Arquivos Paroquiais ele surge, assinando André Dias Coelho... Ou alguém escreveu por ele e não entendendo uma abreviatura do tipo "Co.lho" interpretou como sendo Coelho, ou foi ele próprio que, por motivos pessoais, começou a assinar assim.
Cumprimentos
JEN (Sena1965)
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros Rui Pereira, Ângelo Fonseca e a quem mais isto puder interessar.
Alguém me poderia dar informações sobre o capitão-mor de Góis e Celavisa Ambrósio de Carvalho, que nasceu no Carregal (freguesia de Dornelas do Zêzere) a 16 de Novembro de 1635, foi baptizado a 25 de Novembro de 1635, e casou a 19 de Fevereiro de 1662 com Maria de Matos?
E sobre o pai dele, também Ambrósio de Carvalho, há alguma informação?
Cumprimentos
JEN (Sena1965)
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Confrade,
Nos RP de Dornelas (1648-1692), na i133, encontramos o casamento de Bento Dias com Maria Antunes, de Bogas de Baixo. Os pais desta são: Manuel Fernandes e Isabel Fernandes, de Bogas de Baixo.
Em mensagem enviada para o tópico sobre Brás Gonçalves explicito os irmãos de "Helena Maria Fernandes".
Os meus melhores cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Uma ligeira "nota de situação"...
A casamento realizou-se em 02.02.1682 e o Alferes Manuel Dias de Carvalho nasce em 14.02.1682.
meus cumprimentos,
JFR
Direct link:
Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Rui Pereira,
Li todas as mensagens deste tópico. Meus antepassados Manuel Dias de Carvalho e Isabel Vaz, nascidos cerca de 1650, tiveram filho António Dias Rato o qual se casa em São Vicente da Beira, em 19-11-1691, com Maria Pires, filha de Francisco Pires e Maria Duarte.
Manuel Dias de Carvalho seria da Soalheira e sua mulher Maria Vaz, de Almaceda.
Será que você tem conhecimento deste casal, Manuel Dias de Carvalho e Isabel Vaz?
Abraços
Lourval
Direct link:
Bento Dias e Maria Antunes
Caros confrades,
Aprofundando a ascendência da referida Maria Antunes que cc Bento Dias:
Maria Antunes, Filha de Manuel Fernandes e de Isabel Rodrigues e não Fernandes como é referido no casamento da filha.
O Manuel Fernandes e a Isabel Rodrigues casam em 23.09.1659 (i116/i117, no mesmo livro). O primeiro, filho de Manuel Fernandes e Luísa Ribeira(o) - como é referenciada no baptismo do filho e em alguns outros registos -, de Bogas de Baixo, e a segunda, filha de António Rodrigues e Beatriz Domingues (no registo de baptismo da filha é Gonçalves), do Descoberto.
O Manuel Fernandes é baptizado em 28.09.1635, (i02, do livro Mistos, 1625-1659), tendo como Padrinhos: Belchior Ribeiro (o filho de outro Belchior Ribeiro) e Isabel Domingues, mulher de Mateus Rodrigues. A Isabel Rodrigues, do Descoberto, é baptizada em 30.06.1639 (i24).
A partir deste ponto, entramos em alguma especulação devido a "ausência" dos registos paroquiais de JB para o início do século XVII, mas é possível, tanto em Bogas como no Descoberto encontrar ascendentes no livro Mistos iniciado em 1558.
Os meus melhores cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Primo Lourval:
Se Manuel Dias de Carvalho era da Soalheira parece-me muito improvável que fosse da família de que este tópico trata.
Não se sabe ao certo como ocorreu a junção dos apelidos Dias e Carvalho nesta gente. Documentamente sabemos que os irmãos Ambrósio de Carvalho (que casou em 1618) e Gaspar Dias (que casou em 1630) eram do Orvalho e filhos de Gaspar Afonso, da Malhadancha (lugar da freguesia de Vilar Barroco) e de Vitória Dias, do Orvalho.
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Diamantino Bento Gonçalves,
Presumo estar a falar com o autor dos sites de Dornelas do Zêzeres e do Carregal do Zêzere.
Poderá ajudar-me no seguinte tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=235723#lista
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Nuno Miguel Faria,
Sim na verdade participei nos sites do Carregal e Janeiro de Baixo mas não sou o autor.
Não sei se poderei adiantar mais ao estudo de Rui Pereira. E aos artigos publicados no Serras.
Cumprimentos,
Diamantino Gonçalves
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Manuel Rolão,
Descendo de um Pedro Álvares de Carvalho, n. do Fundão, casado em Santa Maria de Oliveira, Mesão Frio, com Helena da Cruz e irmão do padre João Leitão de Aguiar, abade de Oliveira, aí falecido em 9-10-1685, com testamento.
Pode observar o seu assento de óbito, disponível online no AD de Vila Real, em:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF03-002-035&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMSF03-002-035/PRTC0808D_ADVRL-PMSF03-001-Lv035_M_00105.jpg
Não tenho grandes dúvidas serem filhos de João Leitão da Cunha e Aguiar e s.m. Maria Álvares de Carvalho.
Tem conhecimento destes seus filhos, nomeadamente na sua obra "Famílias da Beira Baixa - Raízes e Ramos"?
Cumprimentos,
Vítor Guedes
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Confrades,
Voce tem conhecimento de um conjunto de Carregal cerca 1785 Manuel Dias (Carregal) casado com Anna Marques Dornellas)
o
Miguel Joao casado com Maria Margarida (os dois de Carregal) cerca de 1800
Cumprimentos
Germain
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Bom dia Germain,
tenho entre os meus antepassados um casal:
- Manoel Dias, natural do Carregal, nascido a 30/06/1753, batizado a 08/07/1753, morto a 22/05/1811 em Dornelas
filho de Manoel Dias (natural do Carregal) e de Anna Maria Antunes (natural da Povoa)
neto paterno de Miguel Dias e de Maria Gonçalves
neto materno de Manoel Antunes e de Maria Francisca
casado aos 29/06/1783 em Dornelas com:
- Anna (dos Prazeres) Marques, natural de Dornelas, nascida a 14/04/1759, batizada a 22/04/1759 em Dornelas, morta a 17/05/1812
filha de Manoel Francisco Sapateiro (natural do Pizão) e de Maria Marques (natural de Folques)
neta paterna de Jozeph Fernandes e de Catarina Francisca
neta materna de Bento Joam e de Maria Marques
Cptos
Sérgio
PS o senhor vive em França?
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Bom dia caro Sérgio,
espero que as suas investigações genealógicas tenham avançado bastante.
Tenho tido bastante trabalho (correcção de montanhas de exames) e por isso ainda não tinha respondido ao nosso confrade Germain. Confirmo os dados já fornecidos pelo Sérgio.
Manuel Dias casou em 2as nupcias com Ana Marques a 29 de Junho de 1783; ele é filho de Manuel Dias da Somada e Anna Antunes (Carregal); ela é filha de Manuel Francisco Castelhano (Pisão) e Maria Marques (Folques).
Este designação "da Somada" surgiu no livro Baptismos3 de Dornelas, imagem 161.
Quanto ao 2º casal que o confrade Germain refere só consegui encontrar o casal
Miguel João (Unhais) e Maria Rosa (Quinta do Pisão), casados a 17 de Outubro de 1810. Ele é filho de Manuel João (Unhais) e Luiza Francisco (Malhada do Rei), ela é filha de Bento João (Carregal) e Margarida Maria (Pisão) (e neta paterna de Manuel Gaspar (Carregal) e Isabel Gonçalves (Seladinhas), e materna de Manuel Fernandes (Pisão) e Rosa Maria (Machial).
É provável que se trate do que pretende pois a senhora, apesar de ser Maria Rosa, provavelmente também seria conhecida por Maria Margarida (no século XIX foi frequente o uso, por parte das mulheres, de um "matronimico", isto é, usar como apelido o primeiro nome da mãe).
Este casal, Miguel João (Unhais) e Maria Rosa (Quinta do Pisão), teve os filhos:
Manuel (08-Dez/ 17-Dez-1812, nascimento e baptismo)
Bento (13-Set/ 19-Set-1817, nascimento e baptismo)
José (26-Mar/ 1-Abr-1823, nascimento e baptismo)
Cumprimentos
Joaquim Nogueira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Bom dia Sr Nogueira,
Ainda faltam-me muitas informações mas pouco a pouco vou descobrindo alguns dados. Espero que o Arquivo de Castelo Branco consiga pôr online os registos paroquiais em breve ja que tenho o principal dos meus antepassados neste distrito, quanto ao da Guarda parece-me que ha esperanças que os meus concelhos sejam digitalizados...
Cptos.
Sérgio
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Senhor Nogueira,
Bon anos 2013 .... muita saude e que o ano seja doce ...
Obrigado pelas inofrmacoes que voce deu me ..
... nao se como se encontra os nomes dos antepassados .... porque sempre encontro o nome simple ..... Dias ... marques ..... tenho que ver como se transmite os nomes ...
escalhar a Senhora MAria MArgerida et Maria Rosa sejà mesma pessoa .....
Se voce tem mais informacoes sobre esses ramos .. agradeço se voce poderia inviar me o que tivere ....
O consehlo do Fundao nao me responde .... nao se como faser, se voce tiver otras informacoes ... .
Germain Gomes
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caros confrades,
Tenho novos antepassados ... se algum tiver informacoes ...
Anna Dos Santos Cabeças o Anna de Jesus Cabeças (Barroca 1868)
Filha de Joaquim Dos Santos (Cabeças ?) (natural de Alcongosta) e de Maria Do Rosario (SAo MArtinho, Barroca) (naceram cerca de 1840)
netta paterna de Jose Dos Santos e de Jacintha Pinto (ambos de Alcongosta)(naceram cerca de 1820)
e netta materna de Jose Pacheco e de MAttilda Marques (ambos de Sao Martinho, Barroca) (naceram cerca de 1820)
Muito obrigado.
Germain Gomes
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Sr Germain Gomes,
o registo civil do Fundão so pode lhe responder para nascimentos, casamentos ou obitos que ocorreram entre 1912 e 2012, além de 1912 deve contactar o Arquivo Distrital de Castelo Branco.
Cptos.
Sérgio
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Bom dia Sergio,
Muito, muito obrigado pela voças respostas, agradeço muito porque e muito agradable ver se designar o arbore da familia, e do lado do meu avo materno.
E interessante ver como encontram se homems e mulheres que vivam em lugar differente (longe) ...
Tenho visto uma pregunta que voce poso no forum sobre antepassados de Folques, voce fez un grande trabalho de pesquisa.
Voce tem informacoes sobre O Manoel Fransisco sapateiro (Castelhano) que casou com Maria Marques ? e sobre seus pais Jozeph Fernandes e Catarina Fransisca ?
tenho nome de familias de sao muitas representadas, Marques, Francisco, antunes e as veses o nome e o sobrenome mudam o sobrenom pasa em nome e o contrario ..... (Maria Bernarda filha de Bernarda Maria filha de MAria Francisca .... nao compriendo todo .....
Proto ..... muito obrigado ainda por voças respostas.
Cumprimentos
Germain
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Sergio
esqueci me de lhe dar os meus melhores cumprimentos e un bon ano com saudade e saude.
Germain
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Boa noite,
aqui vão algumas informações:
=> Manoel Francisco "Castelhano", nat Pizão, nasc 13/04/1709, bpt 20/04/1709, morto 28/02/1767 em Dornelas
==> filho de Jozeph Fernandes (nat Pizam, morto id 16/05/1744) e de Catarina Francisca (nat Orvalho, morta Pizam 20/09/1725)
===> neto pat de Jozeph Fernandes (nat Pizam, nasc 19/03/1648, bpt 25/03/1648) e de Joana Francisca (nat Carregal, bpt 01/11/1643), casados em Dornelas o 03/03/1669
===> neto mat de Manoel Fernandes (nat de Bogas de Cima) e de Maria Francisca (ambos nat Orvalho), casados no Orvalho o 07/02/1666
casa em Dornelas o 15/07/1738 com:
=> Maria Marques, nat Folques, bpt 20/047/1718, morta 05/12/1793 em Dornelas
==> filha de Bento Joam (nat Folques, bpt 23/02/1686, morto Dornelas 10/08/1728?) e de Maria Marques (nat Folques, bpt 24/05/1699), casados em Folques o 15/10/1714
===> neta pat de Manoel Joam (nat Manselavisa, bpt 24/01/1647) e de Caterina Antunes (nat Folques, bpt 20/08/1649, morta Manselavisa 15/06/1732), casados em Folques o 04/05/1676
===> neto mat de Manoel Marques "Barbeiro" (nat Folques, morto id 17/04/1723?) e de Maria Marques (nat Manselavisa, bpt 13/10/1669, morta Folques 15 a 16/05/1734), casados em Folques 25/01/1691
Pode encontrar estes dados nos registos paroquiais das paroquias de Dornelas e Folques no site do Arquivo Universitario de Coimbra que esta online.
Cptos.
Sérgio
PS neste forum pus uma lista detalhada de registos paroquiais de varias freguesias dos concelhos de Pampilhosa, Arganil e Gois.
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Boa noite,
Colhicença Os dois Jozeph Fernandes sao originarios de Pizao e Pizam ? o sera pisao para os dois ? sabe em quais concelhos posso encontrar os registro, nao se onde e Pizao
Cumprimentos
Germain
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Senhor ggomes,
O Pisão (ou Pizam, Pisam,...) de que se deve falar é uma aldeia pequena situada num barroco ao lado de Dornellas (2km mais ou menos) a meio caminho quando se vai p'ro Carregal.
Cumprimentos
F. Pereira
Meãs / St Germain sur Morin
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Germain,
como lhe respondeu o nosso confrade PereiraF o Pisão, antigamente escrevia-se Pizão ou Pizam, é um lugar da freguesia de Dornelas do Zêzere, fé um conjunto de casas que fica entre Carregal e Dornelas. Em alguns assentos pode também encontrar Pisão do Carregal.
Aqui vai um mapa da zona:
http://www.igeo.pt/MuseuVirtual/Cart_50K_rslt.asp?folha=20D
Cptos.
Sérgio
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Sena1954,
Tem algumas coisas sobre a voça Maria (3/5/1685) filha de Bento Dias et de Maria Antunes Barata
Irmae de Manuel (Barata) Dias de Carvalho (alferes) *Carregal 14/2/1682, +26/9/1773
Pode ser ella que casou com Joao de Aguiar natural de Vila Nova da Abelheira-Viseu
tiveram 3 filhos
1-Francisco que faleceu em 15/7/1713
2-João nascido em 16/7/1715 que faleceu logo
3-Diogo de Aguiar casado com Joana Batista falecida em 4/8/1755 filha de José Gonçalves e Joana Dias falecida em 4/8/1755 ele casou 2º vez com Isabel Vaz.
Cumprimentos.
Germain
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Bom dia
A hipótese que coloca não é impossível. No entanto o facto de não se encontrar o casamento dela nos arquivos paroquiais de Dornelas não permite verificar se é ou não verdadeira. É verdade que os casamentos eram realizados, na maior parte dos casos, na terra das noivas... mas havia excepções.
Encontrei (nos livros de baptismo de Dornelas) em 1714 um João de Aguiar, da Vila de Alpedrinha, a ser padrinho de baptismo de uma criança do Carregal. Mas não deve ser o que refere...
Onde é essa Abelheira? Actualmente não parece existir. Será Abelheira, concelho de Vouzela (distrito de Viseu)?
E, já agora, quais os motivos que o levam a colocar tal hipótese?
Cumprimentos
Joaquim Nogueira
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Joaquim,
Tenho visto neste topico um messagem de coviantiga ( http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=338138&fview=e ) (o 16ème messagem), que fala deste casamento ....
JOÃO DE AGUIAR natural de Vila Nova da Abelheira-Viseu casado com MARIA DIAS natural de Carregal (Dornelas)
e fize hipótese que estava relacionada com os Dias de Carregal .... (mas nao se se ove la uma o 2 familias Dias em Carregal) ..... mas penso que deve ser mesma familia ... agora e de saber qual foi esta maria .... os Aguiar da coviantiga sao de Alpedrinha
Ella nao tem nada sobre os Dias de Carregal so tem o que vai :
"Infelizmente nada sei dos antepassados de Maria Dias porque o que sei é através dos microfilmes de Alpedrinha .Ora onde eu encontrei o João de Aguiar casado com a Maria Dias, foi através dos filhos de João de Aguiar e de Francisca Rosária Paes do Amara que claro nomeia os Avós.l"
pode ver no topico otros dados sobre os Aguiar de Alpedrinha ....
so esta notado tambem no topico Abelheira-Viseu ..... penso que e no concelho de Vouzela .... vo entrar en contacto com ela para ver ....
Cumprimentos.
Germain
Direct link:
RE: Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere
Caro Germain
No Registo do microfilme está-Vila Nova (ou Cova ???não se entende bem) da Abelheira -Viseu, não diz mais nada.No Google já não se encontra este nome.Deve ter mudado e é complicado.
Por exemplo aqui no concelho da Covilhã, há 1 terra que se chamava Cebola e agora é S.Jorge da Beira. Quem não souber como chega lá? é difícil .
Felicidades e um Bom Natal
Cumprimentos
M.Campos
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 nov 2024, 18:23