Os Tavares em Mira

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Os Tavares em Mira

#215 | ferreiro | 23 set 2000 01:08

Segundo é do meu conhecimento os Sousa tavares foram senhores de Mira (Vila e sede de município no distrito de Coimbra) no Século XV. O livro « Uma Caminhada na História» de João Reigota afirma que os últimos descendentes deste ramo familiar era da aldeia da Presa e mostra a casa dos Tavares onde morou o meu bisavô Amândio José Tavares. Gostaria de saber mais informações sobre esta família que, segundo investiguei, descende do famoso D. manuel de Sousa Coutinho ( « Frei Luis de Sousa»)

Reply

Direct link:

RE: Os Tavares em Mira

#335 | José Alberto Allen | 01 ott 2000 17:09 | In reply to: #215

Embora os Sousa Tavares, senhores de Mira, sejam meus antepassados, ainda não tive tempo de investigar sèriamente: de qualquer modo, resumia e muito imcompletamente:
1 - Manuel de Sousa Tavares, 8º Sr. de Mira, casou com D.Maria Josefa de Noronha. e tiveram julgo que apenas uma filha:
2 - Maria Bernardina de Sousa Tavares, que foi 9ª Senhora de Mira, que casou com D.Diogo de Mendonça Corte-Real. Deste Casamenro houve pelo menos duas filhas:
3a) D.Mariana Augusta de Mendonça Corte-Real de Sousa Tavares e
3b) D.Maria Isabel Libânia da Câmara Corte-Real de Sousa Tavares.
Estas duas irmâs casaram com dois irmãos :

3a) - D. Mariana - com António Lobo Salema e Sousa de Cabral e Paiva, de quem teve, entre outros:
3a)I : Maria Bernardina Mendonça Corte-Real de Sousa Tavares, que casou com D.Duarte Manuel de Noronha, 5º Marquês de Tancos e 11º Conde da Atalaia. O filho mais velho foi 12º Conde da Atalaia e a sua descendência está muito estudada.
O filho segundo foi D.Sebastião Manoel de Mendonça e Noronha, que viria a casar c/ s/ prima Ana Leonor da Gama Lobo Salema. Estes foram os Pais de minha Mãe, D.Maria Ana Leonor Salema Manoel.

Por seu lado, D. Maria Isabel Libânia, acima referenciada como 3b) casaria com Manuel Xavier Lobo Salema de Saldanha e Sousa Cabral e Paiva (irmão de seu cunhado, como disse) e tiveram, entre outros filhos:
3b) I - António Xavier da Gama Lobo Salema de Saldanha e Sousa, que viria a casr com Luísa Emília Pinto Barreiros, de quem teve numerosa descendência. Porém, duma ligação anterior ao casamento com Maria da Luz Pinheiro, veio a ter uma filha perfilhada, Ana Leonor da Gama Lobo Salema, que viria a casar (como disse acima) com seu primo D.Sebastião Manoel de Mendonça e Noronha, sendo assim, portanto, minha avó materna.
Se esta embrulhada lhe interessar, poderei mais tarde completá-la e datá-la.
Cumprimentos, José Alberto Salema Manoel de Gouveia Allen

Reply

Direct link:

RE: Os Tavares em Mira

#405 | ferreiro | 06 ott 2000 02:39 | In reply to: #335

Queria agradecer-lhe os esclarecimentos, que vão muito alem do meu conhecimento actual sobre o assunto.Na verdade embora seja um estudioso da História não tenho experiência em genealogia. É lógico que estas "embrulhadas" me interessam e só tenho pena se não lhe puder ser útil pondo ao seu dispor alguns( poucos) conhecimentos que tenha nesta matéria.
cumprimentos, Luís Miguel Tavares Ferreiro

Reply

Direct link:

RE: Os Tavares em Mira

#1697 | 385123 | 15 gen 2001 18:32 | In reply to: #215

Eu não sei se o que você busca está correlacionado com a minha família que é Tavares, meu avô vewio para o Brasil (Rio de Janeiro) em torno de 1900.

Reply

Direct link:

RE: Os Tavares em Mira

#1726 | 385123 | 17 gen 2001 11:55 | In reply to: #215

Gostaria que observasse a minha mensagem sobre TAVARES no Brasil, a única coisa que sei é que meu avô materno era da região de Vizeu

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 05 giu 2024, 19:04

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen