Heráldica - chapéus eclesiásticos »

This topic is classified in rooms: Heráldica

Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22021 | alpedrinha | 27 mag 2002 18:13

Caros confrades.
Heráldica - chapéus eclesiásticos» Há pedras de armas de eclesiásticos, párocos, que estão encimados por um chapéu , do qual pendem de ambos os lado cordões com 6 borlas, que indiciam o estatuto do seu possuidor. O seu número — 6 de cada lado — é um erro de representação, visto estes não serem bispos? Alguém me pode esclarecer esta questão?
Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22023 | JCC | 27 mag 2002 19:31 | In reply to: #22021

Os chapeus eclesiasticos variam não apenas quanto ao numero de borlas mas também quanto à cor.

Quer os Bispos quer os Abades e Prebostes têm um chapeu com 6 borlas (3-2-1). Os dos Bispos é Verde enquanto o dos Abades e Prebostes é Negro

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22024 | ruialme | 27 mag 2002 19:33 | In reply to: #22021

não tenho conhecimentos de heráldica, mas acho q posso dar informações q lhe interessem para este caso: os monsenhores, não sendo bispos pelo sacramento da ordem têm todos os "benefícios" dos bispos; os cónegos do patriarcado de Lisboa podem usar uma série de insígnias episcopais (mitra, anel) e são tratados por Excelência Reverendíssima, tal como os bispos.
De chapéus pouco ou nada sei, mas espero q estas informações lhe sejam úteis.
Os melhores cumprimentos,
RA

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22025 | jpcmt | 27 mag 2002 19:42 | In reply to: #22021

Caro Confrade.
Julgo que é assim:

CARDEAIS - chapéu vermelho, guarnecido de cordões de seda entrelaçados pendentes com 5 ordens de borlas

PATRIARCAS - chapéu verde com 4 ordens de borlas
Excepção: O Patriarca de Lisboa, que tras sobre o escudo a Mitra Patriarcal e, sobre ela a cruz de duas travessas e debaixo o Chapéu vermelho com 5 ordens de borlas
PRIMAZES - chapeu verde de 4 ordens de borlas. Cruz de 2 travessas
ARCEBISPOS - chapeu verde com 4 ordens de borlas. Cruz simples

BISPOS - Chapéu verde com 3 ordens de borlas; mitra posta de frente e bago com volta para fora

ABADES E PROTONOTÁRIOS - Chapéu preto

ABADES GERAIS DE ALCOBAÇA - Mitra e Bago, este virado para dentro para mostrar que só têm jurisdição dentro do seu convento.

ABADES REGULARES - Chapéu preto. Mitra de perfil e Bago voltado para dentro

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22028 | ruialme | 27 mag 2002 20:00 | In reply to: #22025

Caro amigo,
como já disse pouco (quase nada) sei de heráldica, mas tenho diante de mim uma representação das armas do Cardeal Cerejeira (capa das Obras Pastorais) e não corresponde exactamente ao q descreveu para os Patriarcas de Lisboa. Passo a descrever: escudo encimado pela mitra patriarcal (tríplice tiara); por trás do escudo cruzam-se a Cruz de duas travessas e o báculo, sendo q as fitas da mitra dão um nó em cada um destes símbolos. Não há qualquer chapéu ou borlas...

Pedindo desculpa por qualquer inexactidão, gostaria de ficar exclarecido nestes pontos.

Com os melhores respeitos,
RA

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22029 | jpcmt | 27 mag 2002 20:13 | In reply to: #22028

Caro Confrade:
As descrições que apresentei são genéricas. Já, neste Forum tive oportunidade de referir as armas assumidas pelo Cardeal Cerejeira.
Repito:

O brasão de D. Manuel Gonçalves Cerejeira é descrito e ilustrado, como se
segue, no livro "Heráldica – Ciência de Temas Vivos", de F.P. de Almeida Langhans,
Lisboa 1966:

"De púrpura, uma cruz firmada, de negro, carregada com um sol de ouro coroado com
um coronel de grandeza, do mesmo, e sobrecarregado com o Sagrado Coração de Jesus
de sua cor. A cruz tem o seu cantão inferior da dextra carregado com um estrela de ouro
de sete pontas. Embrechado em ponta, de prata, carregado com três rosas de sua cor.
Chefe de azul carregado com um triângulo de ouro com o tetragrama do Santo Nome de
Deus, em caracteres hebraicos, de negro. O escudo assenta sobre a Cruz Patriarcal
passada em aspa com o báculo, tudo de ouro, e está encimado pela tiara de prata, ornada
de três coroas de ouro. Listel branco com o mote: "Adveniat Regnum Tuum" ".

O brasão está representado no referido livro e, também, no lajeado defronte da Igreja de
Fátima, em Lisboa.

Cumprimentos
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22032 | ruialme | 27 mag 2002 20:37 | In reply to: #22029

Caro amigo,
Muitíssimo obrigado por me elucidar, de facto a ignorância é atrevida, mas a melhor maneira de aprender é perguntar!
Já agora posso acrescentar o pouco q já sabia sobre esse brazão e q v. não referiu: as três rosas referem-se a Sta Teresinha do Menino Jesus, de quem o Cardeal era especialmente devoto (aliás na altura em q se realizava a cerimónia da sua entronização na diocese ele encontrava-se em Lisieux).
Agradecendo mais uma vez a sua amabilidade e paciência, envio os melhores cumprimentos e amizade,
RA

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22040 | alpedrinha | 27 mag 2002 22:44 | In reply to: #22023

Caro João Cordivil Cardoso
Embora essa opinião parece colhida do que vem explicitado em GAIO, “Nobiliário” (v.1,p.35, par. 65), conhecendo eu algumas exemplificações deste tipo de composição heráldica, interrogo-me sobre o que vem em Luís Stubbs Monteiro Bandeira, “Vocabulário Heráldico (p. 70), que passo a citar “O dos bispos é de negro, e só com seis borlas ... O dos abades, é de negro e só com três borlas, em cada cordão ...”.
Face a isto, qual é a sua opinião.
Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22042 | JCC | 27 mag 2002 22:52 | In reply to: #22040

Deve ser um erro de text já que o mesmo Stubs, nas fig 252 e segs, salvo erro, representa-os com as cores que indiquei.

Poderei proximamente confirmar noutras fontes para comparação.

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22080 | vbriteiros | 28 mag 2002 20:15 | In reply to: #22025

Caro António Júlio Trigueiros
Espero que veja este tópico, porque é um tema para falarmos um dia sobre o Rev Diogo Brandão, antepassado do Presidente Sidónio Paes. Da descendência da filha do dito Rev. herdei um sinete em bronze, diria talvez melhor um selo pois tem ca. de 3 cm de diametro com armas de Brandão-Pereira encimadas por um chapéu de três borlas que ainda não consegui encaixar nessa descendencia
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22089 | alpedrinha | 28 mag 2002 22:57 | In reply to: #22042

Caro João Cordovil Cardoso
A questão que levantei não se prende com as cores do chapéu, que numa pedra de armas não é visivel.... mas sim com o número de "borlas" ... 3 ou 6 ?
Saudações cordiais
Alpedrinha

Reply

Direct link:

RE: Heráldica - chapéus eclesiásticos »

#22092 | JCC | 28 mag 2002 23:09 | In reply to: #22089

Meu caro

Como sabe a Heráldica não é uma ciência a preto e branco. Os esmaltes são imprecindíveis. Do mesmo modo que se vir uma pedra com um leão rampante não sabe se é Silva ou Castel-Branco ao ver um chapeu com 6 borlas não sabe se se trata de um bispo ou de um abade.

Só conhecendo a história da casa em que a pedra se encontra, dos seus proprietários, poderá em qq um dos casos que apresentei, identificar correctamente as armas.

A menos que existam outros sinais que, no caso em apreço, seriam a presença ou ausência de báculo e/ou cruz episcopal.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 08 giu 2024, 08:44

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen