Vasconcelos, de Grândola

This topic is classified in rooms:

Vasconcelos, de Grândola

#2254 | alentejo | 20 feb 2001 11:37

Procuro informações sobre a ascendência da família Vasconcelos, da vila de Grândola. Tinha algum interesse em fazer o "entrocamento" desta gente.
O primeiro do qual possuo elementos é:

DOMINGOS LEITÃO DE VASCONCELOS, nascido em Lisboa e falecido em Grândola, por volta de 1627. Foi Cavaleiro Fidalgo da Casa de D. Álvaro, Duque de Aveiro; Escrivão da Câmara de Grândola, e em 19-X-1617 recebeu alvará de renúncia deste Ofício . Casou com HELENA TIBAU, natural de Lisboa, filha de Gaspar Gonçalves Tibau, Fidalgo e Porteiro da Câmara del-Rei D. Sebastião. Com geração até ao presente.

Cumprimentos
NB

Reply

Direct link:

RE: Vasconcelos, de Grândola

#2259 | José Santos Cobra | 20 feb 2001 14:37 | In reply to: #2254

A minha família é orginária de Alcácer do Sal, onde também existe até ao presente uma família Vasconcellos.Nesta vila, foram das mais ilustres famílias desde sempre, possuidores de um magnifico solar no centro da localidade, entre outros bens de grande valor mobiliariao e imbiliário.Não sei se estão relacionados com este ramo de Grândola, mas aqui ficam esta infromações.Actualmente, alguns membros da familia, vive em Moura, Lisboa, e uma das aus mais directas descendentes casou com um membro da familia Louro Nuncio Mendes.

Reply

Direct link:

RE: Vasconcelos, de Grândola

#2260 | alentejo | 20 feb 2001 15:10 | In reply to: #2259

Caro Amigo,

A família em epígrafe está em Grândola desde o séc. XVII ao XIX. Usaram como apelidos Vasconcelos Leitão de Macedo, Vasconcelos Tibau, etc.
Estão estudados, sumariamente, numa monografia de Grândola dos anos 50, e aqui agradeço ao Luís Soveral Varella as indicações q me deu.
Passei, como faço nestes casos, os paroquiais dessa vila de "fio a pavio" mas, nem novas nem mandados sobre aquilo q procuro. Uma ligação a linhagens antigas já estudadas.
Deste Vasconcelos descendem, entre outros que possuem esta varonia, a família Vasconcelos Marques, mas estes tenho-os localizados e estudados até ao presente.
De Alcácer interesso-me por uma ramo de Salemas, pq são Fonsecas Coutinhos dos de Portalegre, mas julgo q a existir descendência será duma senhora Carvalho Salema, nascida cerca de 1750 numa das freguesia de Lisboa (estou a escrever fora de casa e por isso a imprecisão dos dados q aporto), que casou com um fulano Pato, da Vermelha. Destes não sei se existirá descendência. A existir estaria aí a representação dos Fonsecas Coutinhos de Portalegre.
Cumprimentos,

Nuno Gonçalo P. Borrego
nunoborrego@iol.pt

Reply

Direct link:

RE: Vasconcelos, de Grândola

#2261 | alentejo | 20 feb 2001 15:23 | In reply to: #2254

Aqui vão os elementos sobre Fonsecas Coutinhos, de Alcácer.

VII D. FILIPA MARIA COUTINHO, [baptizada na freguesia da Sé, Portalegre, a 09-IX-1657, (foi padrinho Luís de Sousa de Menezes)]. Casou em Alcácer do Sal, [na freguesia de São Tiago, a 27-XI-1683], com JOÃO SALEMA DE FIGUEIREDO, [testou em Alcácer do Sal a 24-IX-1705. Foi Fidalgo da Casa Real, filho de Francisco Carvalho de Figueiredo e de sua mulher D. Joana Salema], de quem teve:

1 (VIII) FRANCISCO DE CARVALHO DE FIGUEIREDO, [baptizado na freguesia de São Tiago, Alcácer do Sal, a 30-IX-1684, (foram padrinhos Nuno da Fonseca Coutinho e D. Violante)]. É Fidalgo da Casa del-Rei, Cavaleiro da Ordem de Cristo Familiar do Santo Ofício, [por carta de 16-II-1735 ]; Estribeiro-Menor do Sereníssimo Infante D. António. Casou em Alcácer do Sal, [na Matriz, a 02-III-1707], com sua prima D. MARIA SALEMA DA SILVA, [irmã de seu cunhado Filipe de Reboredo Salema, e filhos de Sebastião Salema Correia e de sua mulher D. Luísa Barradas], de quem teve filho único:

1 (IX) JOÃO SALEMA CARVALHO DE FIGUEIREDO, que morreu solteiro. [Nasceu em Alcácer do Sal. Teve filha natural em MICAELA MARIA, moça solteira, natural da freguesia de São João da Palma, termo de Alcácer do Sal, filha de António Gonçalves Loreto, natural de Grândola, e de sua mulher Teresa de Figueiredo, natural de Alcácer do Sal:

1 (X) D. SIMOA SALEMA DE FIGUEIREDO, baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Graça, Setúbal. Casou no oratório das casas de Francisco Carvalho de Figueiredo, freguesia dos Anjos, Lisboa, a 20-I-1750, com CRISTÓVÃO JOSÉ PATO HENRIQUES, natural da freguesia de São Simão da Vermelha, Cadaval, filho de Rui Lopes Pato Henriques e de sua mulher D. Luísa de Lacerda].

in:"Livro das Famílias desta Cidade de Portalegre", mss.

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Vasconcelos, de Grândola

#2263 | rafael mião | 20 feb 2001 19:52 | In reply to: #2261

Meu Caro Nuno Borrego
Prov.conhecerá a obra de Carlos F.DE Figueiredo Valente-DOCUMENTOS E GENEALOGIAS(QUE POSSUO)-ED. DE MCMXXXI-pelo Instituto Português de Heráldica.
Nesta obra figuram:Mesquitas,senhores de São Manços,;Sousas ,senhores de Baião,;Salemas,morgados do Sado,;Fonsecas Coutinhos e Netos e muita doc.
Aproveito,em perguntar-lhe,se não for indiscrição e compreendo se não responder,na obra a publicar aparecerão ,certamente-Carvalhos .(Torres de Carvalho).
Um grande abraço de amizade Rafael Carvalho agora deixei o -bernardo 2000 e uso -rafael mião
email: bdodegusmao@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

RE: Vasconcelos, de Grândola

#2269 | José Santos Cobra | 21 feb 2001 09:09 | In reply to: #2263

Ontem depois de escrever para este forum, lembrei-me do seguinte, da Zona de Grândola, mais concretamente de Santiago de Cacém, fazem parte algumas familias de apelido Vasconcellos, alguns ainda meus parentes, como sejam caso os Lobo de Vasconcelos, que por sua vez, fazem parte do mesmo ramo os Silveira Vasconcelos Mouzinho, familia ilustre de Montemor o Novo. Este ramo uni-se por laços de matrimónio por ex à família Siqueira dos Viscondes de S.Martinho.Os de Santiago do Cacém, tb por laços desta estão ligaods aos Braancamp Sobral; aos Mexia de Mattos Caeiro, etc.Não sei se existe relação com os Vasconcelos que pretende estudar, mas sera possivel creio addo uma proximidade geográfica, que segundo dados pessoais, remontam ha pelo menos quasi 2 seculos.

Cmptos
JS-C

Reply

Direct link:

RE: Vasconcelos, de Grândola

#2270 | alentejo | 21 feb 2001 09:26 | In reply to: #2263

Meu Caro Amigo Rafael Carvalho,

Agradeço a indicação bibliográfica e na verdade possuo esse trabalho, que bastante me ajudou, visto ter sido escrito por um Mesquita Pimentel, que além do mais possuia o arquivo de família. De qq forma a linha sobre a qual dedico a minha atenção está ignorada, já que se trata dum ramo 2º e bastardo, ainda q legitimado.
Quanto ao meu trabalho, não constarão os Torres de Carvalho pelo simples facto que se trata da actualização dum nobiliário do séc. XVIII e o critério seguido foi o desenvolver as famílias tratadas pelo seu Autor.
De qq forma, e por me ter libertado de afazeres profissionais, espero começar em breve a organização e sistematização de milhares de notas que colhi nos paroquias e habilitações de genere de Elvas, com vista, quem sabe, à sua publicação.
Um abraço amigo,

Nuno Borrego
nunoborrego@iol.pt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 giu 2024, 07:53

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen