Procuro antepassados de minha esposa
This topic is classified in rooms: Títulos | Famílias | Regiões
Procuro antepassados de minha esposa
Ouvi a meu falecido sogro, que descendia dos Viscondes do Peso, em Melgaço por parte de MARGARIDA LAURENTINA (ou CLEMENTINA- segundo algumas pessoas)LIMA SOUSA LIRA E CASTRO, sobrinha de MANUEL TOMAZ DE FIGUEIROA LIRA E CASTRO. Sei que esta senhora era proveniente da Casa da Cordeira em Melgaço.
Pretendo saber quem eram os seus pais, uma vez que tenho várias atribuições como pais a atribuir a essa senhora.
Essa senhora casou em 11/06/1839 na igreja da freguesia de Parada- Paredes de Coura.
Direct link:
RE: Procuro antepassados de minha esposa
Caro OLIMAC
A Casa da Cordeira está nas “Últimas Gerações” (aqui UGEM, nas Fontes), vol. I, pg. 397, apostila 224 e naturalmente no costado do mesmo Nº no Canaes de Figueiredo (aqui ACFIP, nas Fontes).
Felgueiras Gayo, no seu Nobiliário (NFP), ttº de Castros §102, também fala desta gente.
A Casa da Cordeira, passou aos Correia Feijó da Casa da Anta na Correlhã, Ponte de Lima, pelo casamento da sua herdeira D. Caetana da Gama e Castro com Joaquim Tomás Correia Pimenta Feijó, que era filho de António Correia Barbosa de Abreu Pimenta Feijó, aqui em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=110814
Infelizmente, não encontro os nomes que indicou.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Procuro antepassados de minha esposa
Segundo o livro de Nobreza de Portugal e do Brasil foi único Visconde de Peso de Melgaço , Júlio César de Castro Sousa Meneses e Abreu, que nasceu em 1875, filho do Dr António Augusto de Castro Sousa e Meneses, moço-fidalgo da Casa Real, senhor do morgado da Casa e quinta de Gandra, em Água Longa (Paredes de Coura), senhor do Peso, em Paderne(Melgaço) e bacharel em Direito, e de sua mulher, D. Maria Luísa de Alcântara Abreu Couto e Castro.
Casou em 1879 com D. Francisca Rosa de Antas Bacelar Barbosa, da Casa de Antas, em Paredes de Coura, filha do Dr. José Joaquim de Antas Bacelar, e de sua mulher, D. Maria da Madre de Deus Pinto do Amaral e Freitas.
O título foi-lhe concedido por Decreto de 13-1-1890 (D. Carlos).
Espero que tenho ajudado alguma coisa
Cumprimentos
mjf
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 gen 2025, 00:44