Morgado de Quarteira
This topic is classified in rooms:
Morgado de Quarteira
Suadações
Gostaria de saber informações sobre o antigo Morgado de Quarteira.
Sobretudo dos seus proprietários no final do século XIX e princípio do século XX
Direct link:
RE: Morgado de Quarteira
Caro/a dadiko
Suponho que procura informações sobre o Morgado da Quarteira que desde 1410 foi dos Barretos, Alcaides-mor de Faro.
Se sim, então encontra esta gente no Felgueiras Gayo, ttº de Barretos, §1, a partir do N18 (pág. 455 do Vol. II). E também no “Nobiliário das Gerações de Entre-Douro-e-Minho” de Manuel de Souza da Silva, Vol. I, pág. 371.
Infelizmente, não encontro notícias posteriores ao séc. XVII, altura em que julgo que o ramo principal desta família se extinguiu, pelo que o morgado deve ter passado a algum ramo de parentes dos últimos srs. ou até a uma nova família.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Morgado de Quarteira
Muito Obrigado.
Eu pretendia saber informações sobre os terrenos de Vila Moura.
Sei que eram pertencentes ao antigo Morgado de Quarteira.
Queria confirmar uma história de família. Que no ínico do século XX essas terrenos foram deixados por herança de uma Tia do meu bisavô a um padre por esta não ter herdeiros.
Direct link:
RE: Morgado de Quarteira
O Morgadio de Quarteira foi dos Barretos tendo sido administrado pelos Condes de Vale de Reis (depois Marqueses e Duques de Loulé) até à extinção dos vinculos. O 1º Duque de Loulé deixou-a a seu filho segundo o Conde de Azambuja que em 1919 vendeu a uma família Fialho. Foi depois vendido a Cupertino de Miranda e nos seus terrenos nasceu a turistica Vilamoura. Onde era a casa do Morgadio é hoje a Estalagem da Cegonha que pertence a Fernanda Pires da Silva, do Grupo Grão Pará. Estas informações estão no livro "A Casa Loulé e suas alianças" de D. Filipe Folque de Mendóça.
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
RE: Morgado de Quarteira
Caro Sr
Em relação à familia Fialho, última proprietária do Morgado de Quarteira, sou a dizer-lhe que entre os seus actuais e directos descendentes estão o Sr. D. Nuno de Souza Coutinho ( Conde de Linhares) e seu Irmão D. João de Souza Coutinho.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 26 dic 2024, 16:10