Ajuda para Encontar um livro

This topic is classified in rooms: Bibliografia

Ajuda para Encontar um livro

#26260 | 1928 | 09 set 2002 18:12

Ficar-lhes-ei muito grato,se me poderem informar,de como poderei adquirir,o livro ou cópia do mesmo,intitulado"Famílias Ilustres de Portugal",primeira edicão,de Camilo Castelo Branco.
Cumprimentos
vascoese

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26264 | jpcmt | 09 set 2002 20:02 | In reply to: #26260

Caro Confrade:
Que eu saiba, não há nenhum livro de Camilo com esse título. Não se estará a referir aos
"Costados de Familias Ilustres de Portugal, Algarves, Ilhas e Ìndias" (1829) de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castelo Branco?
Cumprimentos,
jpcmt

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26276 | aburma | 10 set 2002 10:00 | In reply to: #26260

Concordo com o nosso confrade JCMT que deve estar a confundir. Se vive no Porto ou perto, sugiro veja na Livraria Esquina no Foco, se vive na zona de Lisboa, na Férin. Deve conseguir. Ou, imperdoável esquecimento, por que não dar uma espreitadela aqui na Livraria do Guarda Mor?

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26303 | 1928 | 10 set 2002 16:15 | In reply to: #26276

Meu Caro,
Muito obrigado pela ajuda e sugestão,consultarei a Guarda Mor,e como moro na zona de Lisboa, irei à FÉRIN.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26305 | 1928 | 10 set 2002 16:24 | In reply to: #26264

Caro Confrade,
Desde já lhe agradeco a sua atencão,mas,a informacão àcêrca desta obra de Camilo,foi-me dada,por escrito,de um familiar já falecido.É muito provável que tenha razão.De facto o livro(Costados de Familias Ilustres de Portugal),conheco mas nunca o li.No entanto,no que diz respeito ao assunto versado,é do Norte.
Cumprimentos,
Vascoese

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26313 | jpcmt | 10 set 2002 17:34 | In reply to: #26305

Caro Confrade:
Uma vez que me parece que a sua dúvida persiste, fui agora verificar na exaustiva "Bibliographia Camilliana", publicada em 1894 pelo grande editor que foi Henrique Marques. Confirmo-lhe que não aparece nenhum livro de Camilo com o título que procura.
Cumprimentos,
jpcmt

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26412 | magalp | 12 set 2002 10:52 | In reply to: #26303

Caro Vasco S.

Está certíssimo, como nos habituou já há muito, o Sábio João de Mello Trovisqueira. Não é título do genial Camilo - não duvido q. se estivesse entre nós seria nosso companheiro nestas andanças no Fórum... com ele muito aprenderiamos sobre as origens de tanta gente hoje famosa, mas q. no tempo dele nem por isso..
Camilo Castelo Branco apoiava-se muito nos LL e N. do Conde Dom Pedro, na "Monarquia Lusitana" e no Nobiliàrio de Manoel de Sousa e Silva, este há pouco e em boa hora, reeditado, para grande gozo e satisfação de muitos como eu. Não tenho na ideia qualquer citação sua de Canaes bem como da mal amada obra do pai do Marquez, "O Teatro Genealógico". Mas admito que os conhecesse e tivesse consultado, quanto mais não fosse, para zurzir nos "malhados" seus figadais inimigos, antes de ter sido feito Visconde de Correia Botelho, antes de ter amistosas relações com constitucionais regeneradores...
cmptos.
MMM

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26416 | sapeca | 12 set 2002 12:16 | In reply to: #26260

Meu caro:
Na verdade, na extensíssima obra camiliana não existe qualquer título com esse nome.
Mas, quase adivinho a razão de ser da confusão. É que, como referiu o Manuel Alpendurada, sem no entanto acrescentar o que vou aqui deixar-lhe, na biblioteca da Casa de S. Miguel de Seide, existia desde o seu tempo o Nobiliário manuscrito de Manuel de Sousa da Silva (aí o consultei pela 1ª vez, já lá vão mais de 25 anos...), que o próprio Camilo muito consultava, considerando aquele autor um dos mais probos e fiáveis genealogistas nortenhos.
Daí, estou certo, a razão para a confusão da pessoa que o informou.
Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26419 | aburma | 12 set 2002 12:35 | In reply to: #26416

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Pensando bem, e com base nas achegas suas e do Manuel, é capaz de ser mesmo o Manuel de Sousa da Silva e não o Canaes. Os títulos das obras são parecidos, e o Canaes era Castelo Branco, o que se presta a confusões.

Um abraço

Alexandre Burmester

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26469 | aburma | 12 set 2002 23:37 | In reply to: #26412

Manel, Primo do Poço,

Lá estás tu a malhar nos "malhados", desta vez por interposta pena do Camilo! De tanto malhar nos malhados ainda ficas tresmalhado, homem de Deus! Bem sei que os malhados, quando chegou a propícia hora, e o país tiraram das trevas, malharam eles também, e pelos vistos malharam bem, pois qu'inda há quem deles sinta os malhos. Se consultares o tópico GP corrente mais volumoso, verás que de malhados estás rodeado. Continua pois a malhar.

Teu primo malhado

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26488 | gonçalo calheiros | 13 set 2002 09:01 | In reply to: #26419

Creio,aliás que o referido nobiliário foi anotado pelo próprio Camilo,dentro do seu estilo muito próprio..
Bandeira Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26531 | 1928 | 13 set 2002 16:33 | In reply to: #26488

Meus Caros,
Agradeco a Todos vós,a maneira simpática como temtaram ajudar-me,o que de cada vez me confunde mais.Mas penso ter encontrado uma pista para tal finalidade.Agradeco a vós,caro Calheiros,que se não estou em erro, ainda somos parentes se pertencer aos Menezes.
Cumprimentos
Vascoese

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26532 | 1928 | 13 set 2002 17:31 | In reply to: #26412

Caro
Fico-lhe agradecido pela sua alusão,mas quanto ao autor,não tenho dúvidas que foi Camilo.Agora,o nome da obra,isso sim,estou um pouco confuso.Já fui vosso Confrade,e, também passei dias e dias convosco na Torre do Tombo,mas,agora ao ser bisavô(e já lá vão mais de seis anos)já me falta a paciência para vos acompanhar,do que ainda tenho saudades e lastimo não o poder fazer.
Cumprimentos,
Vascoese MM

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26534 | 1928 | 13 set 2002 17:47 | In reply to: #26416

Meu Caro,
Agradeco-lhe sua sugestão,e,será mais um caminho a enveredar.
Afectuosos cumprimentos,
vascoese

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26536 | gonçalo calheiros | 13 set 2002 18:21 | In reply to: #26531

Meu Caro
Sou efectivamente Menezes,dos mesmos do Paço de Calheiros,e creio que o meu parentesco mais próximo com eles vem daí.Os meus Menezes são os da casa de Freiria,que se vêm a ligar aos Pittas,de minha 4ªavó paterna,D.Sebastiana Augusta Pitta Noronha e Menezes.Seremos pois parentes.
Cumprimentos do
Gonçalo Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26540 | 1928 | 13 set 2002 18:50 | In reply to: #26536

Meu Caro Goncalo Calheiros,
Um dos Parentes meus (Calheiros),era,Dr.Francisco do Amaral Ozório Calheiros e Menezes.Também descendo dos Marialvas e Sabugosas.O interessante é que também tenho antepassados Noronha.
Sempre ao vosso dispor,
Cumprimentos,
Vascoese
avsimoes@sapo.pt

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26667 | 1928 | 16 set 2002 16:19 | In reply to: #26313

Meu Caro Amigo

Agradeço a sua atenção, e desde ja sempre ao despór

Cumprimentos,

Vascoese

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#26671 | 1928 | 16 set 2002 16:34 | In reply to: #26536

Meu Caro Primo,
Se assim,me permitirá tratá-lo.Pois não só dos Menezes somos parentes mas,se não estou em erro,também dos Noronhas,por parte de D.Margarida de Noronha e Mendonça,filha de D.Jorge Furtado de Mendonça.
Cumprimentos do
Aníbal(Barbacena)

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#28506 | tlac | 11 ott 2002 21:02 | In reply to: #26260

Gostaria de informações de como adquirir os seguintes livros:
- Origem dos Portugueses de La Cerda - Luís de Melo Vaz de São Payo
- Genealogia da Família Correia de Lacerda - António Portugal de Faria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para Encontar um livro

#28508 | jpcmt | 11 ott 2002 21:17 | In reply to: #28506

Como já indiquei no tópico "Correias de Lacerda", o artigo de Luís de Mello Vaz de São Payo, que refere na sua nota, foi publicado na "Miscelânea Histórica de Portugal" nº V. Está anunciado, aqui, na Livraria Guarda-Mór.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 giu 2024, 10:17

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen