D. Joana Luiza de Távora

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Bibliografia

D. Joana Luiza de Távora

#29243 | _fRoEs_ | 21 ott 2002 22:29

Caras Senhoras, Caros Senhores,

Na monumental obra "Nobiliário das Famílias de Portugal", de Felgueiras Gayo, não me parece que venha qualquer referência a Dona Joana Luiza de Távora, que foi casada com Dinis Pires Valente, filho de Valentim Afonso Valente e de sua mulher Dona Guiomar Correia de Azevedo.
O ANP de 1950 também nada refere sobres esta Senhora, no título reservado à família Rebello Valente, descendente dos Senhores acima citados.
Como tal, na procura de encontrar alguma informação da descendência desta Senhora, recorro aos ilustres Senhores que frequentam este Forúm, que talvez me possam ajudar nesta difícil questão.
Fico, deste modo, à espera de toda e qualquer informação.

Luís Maria Corrêa da SIlva Froes

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29254 | Conde | 22 ott 2002 08:51 | In reply to: #29243

Caro Confrade:
Essa Senhora vem referida num titulo de Valentes de Avanca da família dos Pofessores Ruy e Martim de Albuquerque.
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29266 | _fRoEs_ | 22 ott 2002 11:48 | In reply to: #29243

Caras Senhoras, Caros Senhores,

Corrigo: o que procuro é a sua ascendência e não a sua descendência, como erradamente referi.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29292 | Vasco Jácome | 22 ott 2002 20:49 | In reply to: #29254

Caro/a Conde

A família Albuquerque que refere também me interessa. Tem mais alguma coisa sobre eles (um entroncamento no Gayo, por exemplo), para além da resenha genealógica do ANP de 1985, Tomo II, e do que está no livro “Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha”, de Delfim Bismarck Ferreira?

O título de Valentes que mencionou a que obra pertence? O que está no Gayo, parece bastante incompleto e não traz esse ramo. Este, se é o mesmo apontado por Luís Froes, os Rebelo Valente, no ANP de 1950, estão “amputados” do Gayo por este não trazer o Garcia Afonso Valente, que será irmão de Aires Afonso Valente, este sim no §1 N10.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29325 | Conde | 23 ott 2002 14:01 | In reply to: #29292

Caros Confrades:
O titulo de Valentes de Avanca é ms.Está na minha casa do Norte,pelo que só quando lá for poderei disponibilizá-lo.Os professores Albuquerques têm cópia.Se alguem os conhecer...
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29326 | Conde | 23 ott 2002 14:02 | In reply to: #29266

Está lá também.

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29364 | _fRoEs_ | 23 ott 2002 19:27 | In reply to: #29326

Caríssima/o Conde,

Então peço-lhe que quando me puder disponibilizar a ascendência de D. Joana Luiza de Távora o faça para o meu e-mail que é o seguinte:

far0linh0_away@hotmail.com

Sabe, no entanto, se tem esta senhora alguma relação com os Senhores de Távora?

Muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29365 | Vasco Jácome | 23 ott 2002 21:01 | In reply to: #29325

Caro Conde

Apesar de haver parentesco ainda relativamente próximo, são pessoas que a geografia reduziu o convívio quase a zero e consequentemente as possibilidades de chegar a essa genealogia por essa via.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29470 | Conde | 25 ott 2002 14:41 | In reply to: #29364

Caros Confrades:
Fica em carteira a pergunta.Vou ao Norte e trarei a resposta dentro de semanas.
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: D. Joana Luiza de Távora

#29471 | Conde | 25 ott 2002 14:53 | In reply to: #29365

Caro confrade:
Em breve terei acesso ao dito título e responderei.De cabeça, parece-me que numa das últimas obras de Fernando Mouzinho de Aulbuquerque e Cunha se faz referência à linha Albuquerque dos Valentes e que liga a Correias(?).Talvez aí já se refira a ascendência Távora.Os Valentes de Avanca decaem muito,da primeira dinastia em diante.Pode-se contatar o facto, pela política de alianças,que varia da principalidade do Reino para a principalidade local e paroquial.O casamento com a Távora pertence à primeira fase.Da 2ª fala-se duns Pires,gente rica local,de Pinhos etc.Mais não me lembro.Cumprimentos.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 giu 2024, 08:02

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen