Família Motta e Pacheco na Povoação e Nordeste
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Brasil
Família Motta e Pacheco na Povoação e Nordeste
João da Motta n. circa 1820-1825, na Povoação, Ilha de São Miguel, filho de Barbara da Motta e pai incognito, casou-se com Rosário Pacheco da Conceição, n. circa 1820-1830, filha de José Pacheco Vieira e Maria Pacheco do Espírito Santo, n. São Jorge, Villa do Nordeste.
O Casal João da Motta e Rosário Pacheco da Conceição teve vários filhos na Povoação e emigrou para o Brasil por volta de 1860-1875 para povoar Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Um dos filhos, Claudina Rosa de Jesus, supostamente nascida em 1852 na Povoação, não é encontrada dentre os nascidos na Paróquia Mãe de Deus, da Povoação. Mas casou-se em Petrópolis indicando como origem a Povoação.
Os dados acima coincidem com os da pesquisa de algum dos colegas ?
Ou ainda: Saberão dizer-me onde poderia estar registrado o nascimento de Claudina além da Paróquia Mãe de Deus ?
Seria algo comum registrar no Nordeste uma criança nascida na Povoação no século XIX ?
Agradeço antecipadamente qualquer pista.
Cumprimentos,
Luiz Medeiros
Rio de Janeiro
Direct link:
RE: Família Motta e Pacheco na Povoação e Nordeste
Caro Luís de Medeiros,
Sabe em que paróquia casaram João da Motta e Rosário Pacheco da Conceição ?
Se ela era da vila do Nordeste e se aí casaram, poderiam ter lá vivido no início e lá ter(em) nascido o(s) 1º(s) filho(s), ou, por qualquer razão terem lá baptizado essa filha...
Cumprimentos,
JMM
Direct link:
RE: Família Motta e Pacheco na Povoação e Nordeste
Caro Jorge Mello Manoel,
Sua dedução é lógica e provável. Buscava comparar com outra hipótese, como se houvesse outra igreja local onde pudessem ser feitos outros batisados alternadamente. Mas pelo visto na freguesia da Povoação só havia e há uma, não ?!
Mas curiosamente Claudina declarou ter sido nascida e batisada na Povoação quando se casou, o que sugere que o tenha feito com certeza do que falou. Se assim não fosse, bastaria ter dito Ilha de São Miguel, como se vê em muitos outros assentos, sugerindo que a pessoa tenha saído ainda pequena da Ilha, e depois da morte dos pais, não mais soubesse do local do batisado.
Investigarei o microfilme de São Jorge do Nordeste.
Cumprimentos,
Luiz Medeiros
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 17 nov 2024, 03:45