RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas | Famílias

Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#29906 | Samuel de Castro | 03 nov 2002 13:50

Com base nos dados abaixo, coloco as seguintes questões:

1) Numa cópia da página 124, título Abreus da Grade, $ 13 - N-4, parte final (obra reproduzindo Felgueiras Gayo??), que recebi, há uns 3 anos, de Valença, referindo-se a Maria de Abreu, o autor cita "o Reytor de Merufe faz filha de Maria de Abreu de Pedro de Abreu......." . Essa citação confirma que ele deixou algum manuscrito ou obra publicada. Algum colega tem conhecimento das genealogias do Reitor, que é o Félix nº 1 ??

2) Já li em algum lugar, que um tal de Francisco Pereira de Castro, de Valença, teria publicado algum livro de genealogia. Algum colega tem conhecimento dessa obra??

3) Numa pesquisa encomendada pelo embaixador brasileiro Dr. Orlando Guerreiro de Castro, em Portugal, por volta de 1920, informa que meu pentavô Joaquim Pereira de Castro, descende de uma sequência de 3 Félix Pereira de Castro, não citando as esposas. O 1º menciona o Monge de Merufe, o 2º e o 3º Escrivãos de Orphãos de Monção. Os ancestrais do 1º Félix, abaixo, comprovei no Felgueiras Gayo. O 2º e 3º Félix localizei nas microfichas dos mormons, de Merufe e Monção. Localizei também filhos do 2º e 3º Felix, mas deste, só da 2º esposa. Não localizei os filhos da 1º esposa, que creio seja a mãe de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro, cujos descendentes estão comprovados em documentos.

4) O testamento do 2º Félix, falecido em 19.7.1754, em Monção, onde poderia estar ??

5) Há 7 anos pesquisando e faltando apenas comprovar, documentalmente, a data e local de nascimento de meu pentavô, peco aos ilustres colegas que me auxiliem localizar esses dados e outros elementos que possam enriquecer a descendência desde o 1º Felix, nas obras acima citadas; no testamento mencionado do 2º Felix ; ou ainda, no GAYO, títulos Azevedo, Sá Barbosa ou Lemos, que são das esposas do 2º e 3º Félix. Seria uma pena publicar minha obra, sem esta comprovação.

Contando com a colaboração de todos, deixo um forte abraço e meu MUITISSIMO OBRIGADO.

Samuel Candido de Oliveira Castro - Olímpia - Estado de São Paulo - BRASIL

A) FÉLIX PEREIRA DE CASTRO - (Araújos $329, N-27-28) - Clérigo, Reitor e Monge de São Pedro de Merufe, Conselho de Monção. Foi genealogista. Filho: 37ª Geração

1) FÉLIX PEREIRA DE CASTRO - Nascido em São Pedro de Merufe, Conselho de Monção, Portugal. Foi Escrivão dos Órfhãos de Monção. F-19.7.1754 - Deixou testamento. Residiu na Vila dos Arcos.
Esposa: Ignácia Josefa de Azevedo Pereira - Da rua Bom Jardim, Freguesia de Santo Ildefonso, cidade do Porto.
filha de Antônio Pereira da Costa e de Lucrécia Maria de Azevedo). Filho: 38ª Geração

a) FÉLIX PEREIRA DE CASTRO - N-10.9.1731 - F-29.12.1781, em Monção - Escrivão de Órphãos de Monção.
Morador da Rua da Mota, em Monção, Portugal. Também residiu na Vila dos Arcos de Valdevez.
1ª Esposa: Antônia Rosa de Sá Barbosa (Na certidão de 2ª núpcias dele(C-5.11.1758), constou que ficara viúvo dela).

2ª Esposa: Thereza Maria Per. de Lemos - No C-5.11.1758 na Igreja de Santa Maria dos Anjos, em Monção, consta que ficara viúvo da 1a. esposa. Nos microfilmes localizei 8 (oito) filhos da 2ª. esposa, nascidos entre 1760 e 1780.

Filhos: da 1ª Esposa: Antônia Rosa de Sá Barbosa ???

9) JOAQUIM PEREIRA DE CASTRO (Pentavô do autor) - 39ª geração - Baseando-se no ano em que ele faleceu (1825), e deduzindo a idade em que ele se encontrava (81), constantes do óbito, ele teria nascido por volta de 1744 (seria na Vila de Arcos de Valdevez ???). Considerando a data do casamento do pai dele com a 2ª esposa, deduzimos que ele descende da 1ª esposa. Ele veio para o Brasil, ainda colônia, por volta de 1765.

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#29917 | Vasco Jácome | 03 nov 2002 17:34 | In reply to: #29906

Caro Samuel Castro

1) De facto, essa página é do Gayo, mas não dá para confirmar o nome do Reitor de Merufe. Será realmente o seu antepassado?

2) Na “Bibliografphia Nobiliarchica Portuguesa” que suponho ser o catálogo mais completo de genealogistas portugueses. Não consta nenhum Félix ou Francisco Pereira de Castro. Mas haverá sempre a hipótese de o autor não ter tido qualquer notícia da sua obra, mesmo que ela exista.

4) Já tentou o Arquivo Distrital de Viana do Castelo? Paroquiais e notariais de todo o Distrito (incluindo Monção e Arcos de Valdevez) devem estar lá. Se não tem o contacto, este é :

Arquivo Distrital Viana Castelo
Rua Manuel Espregueira 140
4900-318 VIANA DO CASTELO
Telef: 258 800 620
Fax: 258 800 629

Caro Samuel Castro

Em relação à sua ascendência e ao Gayo põem-se a seguinte questão: como parece que já tem conhecimento, relativamente ao Padre Félix, existem montes de antepassados e parentes descritos nesta obra. Não é à toa que se lhe costuma chamar enciclopédia genealógica! Seria extremamente fastidioso (pelo menos a mim) copiar para aqui tudo o que lhe interessa ou mesmo meter no scaner (que ainda por cima, nunca dá muita saúde aos livros...). No entanto, se tiver especial interesse num ou outro ponto, posso tentar implementar uma destas soluções. Já sei que está interessado naquelas senhoras casadas com os Félix seguintes, mas não sei se elas lá constam. Se as encontrar, comunico.
Seria realmente interessante para si localizar algum exemplar, nalguma biblioteca onde pudesse consultar e/ou fotocopiar.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#29933 | Eduardo Albuquerque | 03 nov 2002 23:32 | In reply to: #29917

Caro Vasco Jácome,

Frei João da Madre de Deus, no tomo 14 do

“ Nobiliario / da Caza do / Cazal do Paço,

/ E /das que com ella tem aliança. /

Offerecido / ao Senhor / Gaspar / De / Barboza Malheiro, / De / Gouveia, E Queiros. / .../ “

que se conserva na Biblioteca Pública Municipal do Porto, secção de reservados, nº 324, 209,

falando da “Arvore de Marinhos e Falcoens”, a páginas 15, §.1., fundamenta a sua exposição sobre D. Vasco Marinho em nota marginal dizendo:

« Memorias do Lic / M.el de Araujo / e Castro, Rector / de Morufe »

Ora a respeito deste, Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares, (Carcavellos), no volume II da

“ Bibliographia Nobiliarchica Portugueza “

vem dizer:

« DCCXX. Manuel de Araujo e Castro. – Licenceado, pres-/ bytero, commiss.º do S.to Officio e reitor da Egraja de S. Pedro / de Morufe.
N. em Monção.

Escreveu:

1843) Nobiliario das Famílias do Minho. – Ms. In-fol. De / 242 ff. ( copia), com um accrescimo, autogr., por Luiz Gavião / Barreto ( vid. Este nome). Enc. Pertence á livr.ª do dr. José / de Sousa Machado.

D’ esta obra existe uma cópia, que foi tirada pelo padre / Balthazar de Araujo e Sousa.

...»

Possivelmente a referência em questão será para este Manuel de Araújo e Castro e não para Felix Pereira de Castro.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30092 | Samuel de Castro | 06 nov 2002 15:30 | In reply to: #29917

Estimado Vasco Jacome,

Conforme informo no item 3, os ancestrais do Reitor Felix, que constou na pesquisa do embaixador, já comprovei no Gayo (recebi copias de alguns títulos). Alguns descendentes dele também localizei em microfilmes de Merufe e Monção, inclusive, recebi algumas certidões do Arq. D. Viana, que pesquisou em algumas freguesias e não localizou o batismo de meu pentavô Joaquim Per. de Castro.
O livro do Francisco Per. de Castro, de Valença, é citado no Gayo, titulo Castros, $18, N-25, nota 1. Existiria ??????
Desconheço se as bibliotecas brasileiras têm o GAYO. Estou a 500 quilômetros de S. Paulo e 700 do R. Janeiro. Para voltar a pesquisar nos microfilmes, me é extremamente difícil. O que necessito de VOCE e de TODOS os colegas é, dentro do possível, pesquisar nos livros, documentos e títulos citados. Copia seria apenas o que constar dos descendentes dos tres Felix, principalmente, do 3. Felix, com a 1a. esposa. Ou ainda, de folhas principais da Inquiricao de Genere ou testamento.
Algum colega que residir em VIANA, peço a gentileza de pesquisar no Arq. D. Viana, por volta de 1744, cidade de Arcos de Valdevez, o batismo de Joaquim, filho de Felix Pereira de Castro e ..........???????
E, algum colega que morar em BRAGA, peco o favor de conseguir os dados mais importantes da Inquirição de Génere, Pasta 31, Processo 727, de 9.9.1683, em nome de Felix Pereira de Castro. Podendo remeter para Samuel Candido de Oliveira Castro - Rua Eliazar de Menezes, 240 - Jardim Silva Melo - 15400.000 - Olímpia - SP - BRASIL.
Sou muito grato aos ilustres colegas. Um Abraço a todos. Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30094 | Samuel de Castro | 06 nov 2002 15:37 | In reply to: #29933

Estimado Eduardo Albuquerque,

O livro do Francisco Pereira de Castro, de Valença, é citado no Gayo, titulo Castros, $18, N-25, nota 1. Existiria ?????? Sobre o Reitor de Merufe, me baseei na referência que citei no item 1. Pode ser que, realmente, não se trate dele.
Conforme o Senhor menciona na "Bibl. Nob. Port." - 1843) Nobiliário das Famílias do Minho. Pelo autor, ter vivido e escrito em Merufe, na mesma época, há grande possibilidade de ali conter a descendência do 1º, 2º e 3º Félix com a 1º esposa que procuro. O Senhor ou algum colega saberia informar onde poderia estar o original ou a cópia citada?
Me sugeriram, também, no livro Monção e seu Alfoz na Her. Nac., do Dr. José Garção Gomes. Peço ajuda ao Senhor e a outros colegas, que tiverem condições de auxiliar-me, em outros sugestões que coloquei na inicial e na resposta ao Vasco Jacome, podendo remeter para o endereço que ali citei. Muitíssimo obrigado pela colaboração. Um abraço a todos. Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30096 | Samuel de Castro | 06 nov 2002 15:41 | In reply to: #29917

Estimado Vasco Jacome,

Desculpe-me, mas minha resposta para o Sr. saiu na parte do Eduardo Albuquerque.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30193 | Vasco Jácome | 07 nov 2002 23:24 | In reply to: #30092

Caro Samuel Castro

Francisco, já encontro. Na citada obra de Eduardo Carcavelos, vol. I, pg. 148:

“Francisco de Caldas Pereira de Castro – Notavel jurisconsulto e lente da cad.ª do digesto velho na Univ. de Coimbra, da qual tomou posse em 14 de fev.º de 1597.
N. na villa de Monção, onde foi bapt. a 8 de jul. de 1543, e m. a 7 de set. de 1597, em Braga, onde foi sepultado no conv. dos Remedios. Era filho de Antonio de Caldas Pereira e de D. Francisca de Cadaval Sottomayor.
C. em Braga, a 3 de out. de 1570, com D. Anna da Rocha Araujo, fª de Antonio Francisco de Alcaçova, descrito sob n.º LXVI, e de D. Catharina da Rocha Araujo; - c. g.

Escreveu:

610) Tractatus de Nobilitate”

Será a mesma pessoa de quem fala Gayo? E onde pára a sua obra? Não sei.

Quanto às pesquisas em Braga, raramente tenho hipótese de ir ao Arquivo, pois o seu horário coincide com o meu de trabalho. Mas talvez outro colega possa dar uma vista de olhos a essa inquirição. Há mesmo um tópico sobre pesquisas em Braga.

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: peço desculpa no atraso na resposta, mas tive problemas no acesso à net.

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30215 | Eduardo Albuquerque | 08 nov 2002 12:04 | In reply to: #30193

Caro Vasco Jácome,

Reportando-me à sua anterior mensagem, e concretamente à referência ao “ Tractatus de Nobilitate”, cujo destino também desconheço, ocorreu-me, que da lista dos manuscritos legados pelo Conde de Azevedo à Biblioteca Pública Municipal do Porto, consta um

“ Tratado da Nobreza”, extraído de vários autores, que foi pertença do Barão de Prime, a que corresponde a cota 317 dos reservados.

Desconhece-se o seu autor, mas a análise paleográfica parece indicar letra dos finais do século XVII, ou início do XVIII.

Também, é referida por Eduardo Campos, na obra supra citada, vol. III, pág. 164, sob o número 3123.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30216 | Eduardo Albuquerque | 08 nov 2002 12:05 | In reply to: #30094

Caro Samuel Castro,

Na obra de José Garção Gomes,

“ MONÇÃO E SEU ALFOZ NA HERÁLDICA NACIONAL”,

dada uma rápida vista de olho, pois o tempo disponível para mais não dá, acontece que não encontrei nenhuma referência a qualquer dos Félix Pereira de Castro que menciona.

Existem sim referências aos Pereira de Castro da casa do Sopegal, em Cambeses, e aos Pimenta de Castro, da quinta de Vila Nova, em Pias, onde constam, também, Pereiras de Castro.

Na matriz de Monção, na capela chamada “ das Onze” ou de ”S. João Baptista”, bem como em Moreira, na quinta da Torre dos Condes de S. Martinho, existem armas afectas aos Pereira de Castro.

Porém, face às solicitações que formula, faço minhas as palavras do nosso ilustre colega Vasco Jácome, ou seja, dada as inumeráveis, longas e complexas buscas necessárias, deixo-lhe a sugestão de recorrer ao serviço de profissionais, que facilmente encontrará na página principal deste “site”.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30254 | Samuel de Castro | 08 nov 2002 17:20 | In reply to: #30216

Estimado Eduardo Albuquerque,

Se o Francisco Caldas Pereira de Castro, se tratar daquele citado no Gayo, por ele ter nascido em 1543, podemos descartar a possibilidade de na sua obra se referir aos 3 Félix que procuro. E diante sua informação, descartamos também essa possibilidade na obra "Monção e seu Alfoz....". Portanto, resta-nos apenas as opções de pesquisar no Gayo, títulos Azevedo, Sá Barbosa e, Lemos, (pois, para chegar no 1. Félix, foi preciso pesquisar nos títulos Araújo, Lagos, Abreu da Grade e Caldas), ou ainda, em inventários ou testamentos dos 3 Félix. Para isso, peço, se possível, informar-me meios de contatar os colegas que residam na cidade que abrigam os livros de Arcos de Valdevez. Inclusive informando o e-mail do Arquivo Distrital da mesma localidade.
Caso algum colega puder me auxiliar nas opções que restaram, serei eternamente grato. Muitíssimo obrigado e um abraço a todos. Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL.

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30255 | Samuel de Castro | 08 nov 2002 17:24 | In reply to: #30193

Estimado Vasco Jacome,

Se o Francisco Caldas Pereira de Castro, se tratar daquele citado no Gayo, por ele ter nascido em 1543, podemos descartar a possibilidade de na sua obra se referir aos 3 Félix que procuro. E diante a informação do Eduardo Albuquerque, descartamos também essa possibilidade na obra "Monção e seu Alfoz....". Portanto, resta-nos apenas as opções de pesquisar no Gayo, títulos Azevedo, Sá Barbosa e, Lemos, (pois, para chegar no 1. Félix, foi preciso pesquisar nos títulos Araújo, Lagos, Abreu da Grade e Caldas), ou ainda, em inventários ou testamentos dos 3 Félix. Para isso, peço, se possível, informar-me meios de contatar os colegas que residam na cidade que abrigam os livros de Arcos de Valdevez. Inclusive informando o e-mail do Arquivo Distrital da mesma localidade.
Caso algum colega puder me auxiliar nas opções que restaram, serei eternamente grato. Muitíssimo obrigado e um abraço a todos. Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL.

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30267 | Vasco Jácome | 08 nov 2002 19:25 | In reply to: #30215

Caro Eduardo Albuquerque

Pelas datas que refere, não poderá ser a mesma obra, pois a do Pereira de Castro será do séc. XVI. A menos que este seja um dos tais vários autores que estarão na sua origem.

De qualquer modo, fica a identificação de mais uma nobiliário manuscrito.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30272 | Vasco Jácome | 08 nov 2002 19:47 | In reply to: #30255

Caro Samuel de Castro

Infelizmente, não conheço ninguém que pesquise em Viana, nem tenho notícia de e-mail no respectivo Arquivo Distrital. Apenas o endereço, telefone e fax comunicado na mensagem de 2002-11-03 no tópico “Castro (Pereira de) - Merufe e Moncao-PT e Brasil”

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30280 | Eduardo Albuquerque | 08 nov 2002 23:12 | In reply to: #30267

Caro Vasco Jácome,

Reportando-me à sua precedente mensagem, efectivamente era com a ideia contida na segunda parte do seu primeiro parágrafo que eu pretendia estabelecer a conexão.

Aproveitando esta oportunidade, permita-me a pergunta:

- tem notícias sobre onde se poderá encontrar, actualmente, o “Nobiliário das Famílias do Minho”, ou alguma das suas cópias, do Rev.do P.e Dr. Manuel Araújo de Castro, ?

Tinha especial interesse em compaginar as informações nele aduzidas referentes a D. Vasco Marinho, com o nobiliário da casa do Casal do Paço, de frei João da Madre de Deus, e com o do Abade de Proselo, João de Araújo Costa e Melo, dado que aquele parece ter sido a fonte destes últimos...

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30318 | Vasco Jácome | 09 nov 2002 19:20 | In reply to: #30280

Caro Eduardo Albuquerque

Infelizmente, não o vou poder ajudar, pois desconheço inteiramente o paradeiro de tal obra.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#30324 | Eduardo Albuquerque | 09 nov 2002 22:23 | In reply to: #30318

Caro Vasco Jácome,

Agradeço a atenção da sua mensagem.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#31780 | Samuel de Castro | 08 dic 2002 09:53 | In reply to: #30318

Estimado Vasco Jácome,

Também conto com sua colaboração no tópico AJUDA NO NOB. FAM. PORT. - FELGUEIRAS GAYO.
Se for possivel ajudar, poderá lá responder. Muito grato. Um abraço.

Samuel de Castro - Olimpia - SP - BRASIL

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#31814 | Abreu Coutinho | 09 dic 2002 10:56 | In reply to: #30096

Meus caros amigos..

Este tema dos "Pereiras de Castro" São famílias tipicas do vale do Minho à dezenas de ramos, aguns já foram mencionados, mas um ramo que está bem estudado é os Pereiras de Castro da Casa do Eirado(Valênça) e Paço de S.Durnim em S.Miguel de Fontoura.Várias publicações; Gaio "Abreus",Bacelares" "Castros" "S.Miguel de Mogueimas".Ultimas gerações, II.vol.Os costados Coronel de Sousa Machado, Genealogia da Casa de Pomarchão(Malheiro Reymão) em Ponte de Lima, Casa da Praça em Viana do Castelo, etc.. Esta família virá no Próximo anuário de Nobreza com este apelido.. como podem ver é o ramo mais antigo, desde o séc. XVI até hoje sempre e somente estes Senhores não juntavam outros nomes aos seus, orgulhando-se da sua história familiar defendendo ao longo dos séc. as muralhas da Praça de Valênça.

Um Pereira de Castro

João de Abreu Coutinho

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#31818 | victória | 09 dic 2002 11:30 | In reply to: #31814

Há já uma data prevista para a publicação do próximo Anuário, ANP?

Cumprimentos

Eduardo ODmingues

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#31822 | Samuel de Castro | 09 dic 2002 12:23 | In reply to: #31814

Estimado João de Abreu Coutinho,

Eu também estou ancioso para saber quando será a próxima publicação do ANP? Onde e como adquiri-lo? Pois o ramo Pereira de Castro, que pesquiso, algumas linhagens, ainda hoje conservam o duplo sobrenome.

Samuel de Castro - Olimpia - SP - BRASIL

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#31825 | Abreu Coutinho | 09 dic 2002 13:23 | In reply to: #31822

Caro Samuel de Castro

Essa é que è o enigma, ninguém tem essa esperada resposta..pois se este III volume do ANP se tratasse da resenha de titulares ou grandes de Portugal, já estaria à venda nos nosso conceituados livreiros.Portanto meu caro não desespere, mas quando o Rei fizer anos o meu amigo será convidado certamente para festejar este tão esperado acontecimento, como todos nós.

cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#31883 | ex0tic | 10 dic 2002 16:19 | In reply to: #29906

Caro Sr. Samuel de Castro

Pode consultar as inquirições de génere do Arquivo Distrital de Braga online, em www.adb.pt.

Não sei se a informação o vai ajudar de alguma maneira, se não, sempre vale a intenção não é? :)
Boa sorte

Mar.

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#32055 | Samuel de Castro | 13 dic 2002 10:04 | In reply to: #31883

Mar,

A Inquirição de Génere, de meu ancestral Felix Pereira de Castro, já pesquisei no ADB, mas ali mostra apenas informações resumidas.
O que eu necessito, seria a ajuda de colegas que pudessem anotar diretamente no Processo 727, pasta 31, os dados genealógicos, ali contidos, de uma forma mais completa.
Fica aqui meu apelo aos colegas forenses.
Muito agradecido pela informação. Um abraço.
Samuel de Castro - Olimpia - SP - BRASIL

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#32056 | Samuel de Castro | 13 dic 2002 10:16 | In reply to: #31825

Estimado João de Abreu Coutinho

Dentre as diversas obras que o Senhor citou, peço ao colega do Fórum e a todos que puderem auxiliar, a especial gentileza de pesquisarem a sequência dos 3 (três) Félix Pereira de Castro citados neste tópico e a descendência do Félix mais novo, com a 1a. esposa Antônia Rosa de Sá Barbosa, que acredito ser a mãe de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro.
Serei muito grato aos que se dispuserem a ajudar na busca. Muito obrigado a todos. Um abraço.
Samuel de Castro - Olimpia - SP - BRASIL

Reply

Direct link:

RE: Obras raras - Reitor de Merufe - Felix Per. Castro

#32072 | Abreu Coutinho | 13 dic 2002 12:20 | In reply to: #32056

Meu Caro Samuel de Castro

Como o meu amigo deve calcular estamos entrar numa investigação deveras precisa e tão antiga como o seu encantador País.
Eu desde já o previno que todos nós estamos anciosos por descobrir este verdadeiro puzzle, poderá levar algum tempo mas haveremos de lá Chegar.(Félix/Joaquim Pereira de Castro)
Se isto poderá chamar palpite eu inclinava-me para descendência colateral das Casa do Eirado em Valênça e uma tão antiga, como vínculo de Faquelo nos Arcos de Val de vez.

Meus melhores cumprimentos,

João AC

Reply

Direct link:

RE: Félix Pereira de Castro

#42295 | Eduardo Albuquerque | 23 mag 2003 21:40 | In reply to: #29906

Caro Samuel de Castro,

Em atendimento às solicitações formuladas, aqui lhe deixo algumas notas para o seu Félix Pereira de Castro.

Assim,

do “Nobiliário de Famílias do Minho”, do Reverendo Manuel de Araújo e Castro, reitor de Merufe, (cuja publicação será para breve, estando neste momento a concluir os índices), do título de Pereiras, fólio 50, treslado:


« 3. João Gomes Pereira Barboza, foi sucesfsor no / Morgado do Rozal, e Sago, Familiar do santo Off.o; / Cazou duas Vezes, a 1.ª Com Maria de Abreu de / Paços, filha de Antonio de Paços Figueiroa / e sua m.er Francisca de Araujo a fol. 190. v.º. / dos //

// Dos nobres, e Limpos da Ribeira Minho, e tiverão /

1. Martinho, q morreo menino. /
2. Fr.ca de S. João /
3. Anna Per.a Freiras em S. Bento de Monção. /
4. Feliz Per.a de Castro. – abaixo n.º 4 /

(...)

4. Feliz Per.a de Castro, Cazou Com D. M.a Felg.ras, / f.a de Ant.o Rebello Soares e sua m.er Anna de / Ar.o a fol. 228.v.º nos Rebellos; teve o habito de / Xp.o, e sucedeo no Morgado a seu pay; e tiverão /

1. D. Ant.a Per.a de Castro – q sesegue /
2. D. Anna Pereira de Abreu, Cazada Com / Paulo Per.a em Ponte de Lima a fol. 130. v.º s.g.
3. João gomez, morreo moço. /

Morta a sua 1.ª m.er, Cazou 2.ª vez Com D. Margarida / a fol. 43.v.º, de q teve / 4. D. Maria Barb.a (1) Cazada em Ponte do Lima / Com Gaspar Marinho a fol. 108. / 1. D. Antonia //

1. D. Antonia Per.a de Castro n.º 1.º. f.a de Feliz Per.a / de Castro do 1.º matrimonio, sucedeo do Morga = / do de seu Pay, e Cazou Com seu Thio Bartholomeu / Per.a de Castro, f.o de Affonço Per.a de Castro, e de / sua mulher M.a de Abreu Soares, e teve o habito / de Christo, e f.os os seg.tes (1) /

1. D. Marianna, q morreo menina /
2. Gaspar Per.a de Castro, q morreo Solt.ro /
3. D. Marianna – seguese /
4. Feliz Per.a Reytor de Morufe /
5. D. Ant.a M.a (2)
6. Bartholomeu, q morreo menino /
7. Affonço, que morreo menin. /
8. D. Francisca morreo menina /
9. Affonço Per.a, Mudo /
10. João Gomez Per.a (3)

3. D. Marianna Cazou Com Manoel Bahia / de Sâ, filho do D.or Francisco Bahia Teixei = / ra, Lente de Prima de Leys em Coimbra, / Dezembargador do paço, fidalgo da Caza de / S. Magestade, e de sua mulher D. Angela / de Sâ Pereira, natural de Rangel, filha / de Lucas Rangel Pereira, e sua mulher D. / Izabel Lobo Sotomayor; O D.or Francisco / Bahia Teixeira foi filho de Francisco Rodri = guez Ferr.a, familiar do santo Officio, e de Maria / Bahia; esta era filha do Doutor Sebastião / Bahia, este foi Irmão de Gaspar Glz Bahia / que // »


Em complemento, aqui ficam alguns registos de documentos em que “tropecei”:


1632 Maio 3

Casamento de Felix Pereira de Castro com D. Maria Felgueira Soares.

A.D.V.C. registos paroquiais, Santa Maria dos Anjos, Monção, Livro misto n.º 4, fl.s 86 e 86 verso.


« Aos tres disa do mez de majo do anno / do nascimento de nosso S.or Jesu xpo de / mil, E seisçentos, E trinta E dous, casou / E reçebeo, com minha liçença o l.do Aº / p.ra pimenta abb.e de soajo, felix pra de / castro. filho de joão gomez pra barbosa / desta Villa, E de sua molher maria de abreu de passos, com Maria Filgra / Soares filha de Antonio rebello soarez / E de sua molher Ana daraujo de sousa / da frga de S. Miguel de messegaes conda / do de Valadares, avendo preçedido os banhos / em ambas as frgas sem sair impedimto / q estrevasse poderem casar Hu co o outro // forão testemunhas Andre velho de / azevedo, frco de lançoes abbe de Aljan / João sanches de moscoso, Andre de neiva / Anto soutelo de montaos, E outros mtos / Christovão Rebello / Jon Sanches Anto Sotelo motaos »



1683 Setembro 9

Inquirição de Genere de Felix Pereira de Castro filho de Bartolomeu Pereira de Castro e de Antónia Pereira de Castro.

A.D.B. / U.M. Inquirições de Genere, Proc. 727, Pasta 31, Santa Maria dos Anjos, Monção.



1696 Setembro 8

Baptismo de Baltazar filho do P.e Felix Pereira de Castro e de Lúcia Peres.

A.D.V.C. registos paroquiais, Santa Maria dos Anjos, Monção, Livro misto 5, fl.s

« Aos oito dias do mês de setembro do A / nno de mil e Seis centos e noventa e seis / bautizei a Balthazar filho de de luzia peres / natural da Canisa Reino da galiza dise / hera pai do moso felix pra de Castro Reitor de / murufe foi padrinho Balthazar esteves / boticario dests villa era Ut Supra / Pe Bar.meu Felg.as »



1742 Fevereiro 11

Casamento de Alexandre Pereira com D. Maria Angélica.

A.D.V.C. registos paroquiais, Santa Maria dos Anjos, Monção, Livro de casamentos n.º 1, fl.s

« Aos onze dias do mês de Fevereiro do / anno de mil E sette sentos he Corenta e dois / annos dadas as denunciaçois na for / ma do Sagrado Concillio Tridintino /
E Constituição deste Arcebispado Se Recebe / rão em minha prezença e das testemu / nhas abaixo acignadas por palavras / de prezente Alexandre pereira de Castro / filho illegitimo do Reverendo Felix / pereira de Castro Reitor que foi de Moru / fe e de Domingas Lourenca da mes / ma freguezia por procuração feita / ao Doutor Pedro Esteves Teixeira / da freguezia desta villa e Maria Angellica de oLiveira filha legitima / de Mateus de Oliveira e da Sua / molher Domingas Revella já de / funta desta freguezia e Li / Cença do Doutor Francisco // Francisco Antão Pereira Dezembar / gador da Rellação primaz e vigario / geral e juiz dos Rezidos e Cazamen / tos nesta comarqua de Vallenca / a cujo Recebimento aSistio a / mayor parte desta freguezia / e para constar fis Este aSento / por mim aSignado e pellas tes / ttemunhas que prezentes Estavao / Luis Marinho de Castro e Mano/ el Francisco São Payo e Francisco de Souza Costa e Estevão / Pereira de Castro e Antonio Rodrigues Rayo todos destta / freguezia que todos aqui aSi /gnarao dia mês e anno ut supra / O Cura Fellis Manoel Mar.o / Pedro Esteves (?) Luis Marinho de Castro / M.el Fran.co São Pajo Fran.co de Souza (?) Estevão Pra de Castro / Antonio Roiz Raio »



1758 Novembro 5

Casamento de Felix Pereira de Castro Com D. Teresa Maria Pereira de Lemos.

A.D.V.C. registos paroquiais, Santa Maria dos Anjos, Monção, Livro de Casamentos n.º 1, fl.s 125 e 125 verso.

« Aos cinco dias do mês de Novembro de mil setecentos / cincoenta e oito annos dadas as denunciaçoens na / forma do direito e Constituição Primas nesta Parochial / Jgreja de Santa Maria dos Anjos da Villa de Monsão / Para Haverem de Cazar Feliz Pereira de Castro Escrivão / Dos Orfãos desta Villa e Seu termo, filho legítimo de / Feliz Pereira de Castro e de sua mulher Jnacia Jozefa / Digo mulher Jnacia Jozefa de Azevedo Pereira já de / Funtos, e viúvo que ficou de Antónia Roza de Sá Bar / boza, com Tereza Maria Pereira de Lemos filha Legi- / tima de Pedro Antonio da Gandera Pastorise Mestre pintor / E de Sua mulher Francisca Maria Suzana de Araújo / todos moradores nesta villa, e Como nao Constou, de Jmpe / dimento algu nem foi denunciado Se Receberao De // De mutuo confsentimento e por palavras de prezente / Nesta dita Jgreja em minha prezença e da maior parte / Dos moradores desta villa Celebrando O matrimonio na for / ma do Ritual Romano e Constitiçoes Primaz, estando / Por Padrinhos Francisco Joze de Souza Juiz dos Orfãos / Desta villa e Dona Joana Maria de Castro Molher / De Gonçalo Pereira Lobato Souza (?), e sendo testemunhas / Caetano Joza Ferreira mordomo da Jgreja, Pascoal / Luis Mendes Solteiro, João Martins viuvo boticario, Pe / dro Antonio da Gandara Pastorize Sogro do mesmo Contra / hente todos meus freguezas = São Avos Paternos do Contrahente Domingas Lourenço Solteira do Lugar / De Fora freguezia de Merufe deste termo = Avos ma / ternos Antonio Pereira Da Costa, e Sua mulher Lucre / cia Maria de Azevedo ambos da Rua de Bomjardim / Da cidade do Porto e São Avós Paternos da Contrahente / Domingos Antonio da Gandera Lemos, e Sua mulher Dona / Anna Maria Branca Pastorise ambos naturaes da / Villa de Bigo Bispado de Tuj, Reino de galiza / Avos maternos Domingos Soares mestre Pintor / natural da freguezia de São João de Longos Valles / Deste termo; e Sua mulher Maria Jozafa Pereira / De Araújo desta mesma villa; e para constar fis este / Afsento Monsão dia, mês e anno Supra / O Encomend.o Fran.co X.er de Macedo / P.o Antonio da Gandara pastoriza / Caetano Joze Fer.a / Pazcoal Luis Mendes / Fran.co (?) »



1782 Abril 9

Casamento de Felix Pereira de Castro com D. Ana Joaquina da Silva Lima

A.D.V.C. registos paroquiais, Santa Maria dos Anjos, Monção, Livro de Casamentos n.º 1, fl.s

« Aos nove dias do mês de Abril de mil Sette Centos e ojtenta e dois / annos dadas as denunciaçois na forma de Direjto e Constituiçois deste Arcebis / pado para haverem de Cazar Feliz Pereira de Castro filho legitimo de Fe / liz Pereira de Castro, e de sua mulher Thereza Maria de Lemos Com Anna Joa / quina da Silva Lima filha legitima de Domingos Joze Gonçalves mercador / e de Sua mulher Thereza digo mulher Luiza Thereza da Silva huns e ou /tros moradores nesta freguezia de Santa Maria dos Anjos da Villa de Mon / são em Cuja Jgreja forão dadas as ditas Denunciacois, Com Licença que / me apresentarão do Douto vigario geral da Comarca para lhe afsistir / ao Santo Sacramento do Matrimonio por Procuração Se receberão de mutuo / Consentimento em face da Jgreja a Saver elle Contrahente em Sua propria / pefsoa, e ella contrahente por Procuração que fez a Feliz Joze de Souza Re / bello desta villa q em seu nome dece seu consentimento, e contrahio o di / to Sacramento com o dito Feliz Pereira de Castro em prezença de mim Caetano Joze Alves Reitor desta villa de Monção e das testemunhas a / baixo aSignadas todas desta villa = São Avós paternos delle Contrahen / te Feliz Pereira de Castro Escrivão que foi dos Orfãos desta villa, e Jgnacia / Jozepha de Azevedo Pereira, oriunda da rua do Bonjardim da cidade / do Porto = maternos Pedro Antonio PastoriSe da villa de Vigo Bispado de Tuj, e Francisca Maria Suzana de Araujo desta mesma villa = São / avos paternos della contrahente João GonÇales(?) e Benta Martins da fre / guezia de Santo Andre de Rio dendo (?) = maternos Francisco da Silva / e Mariana de olivejra da freguezia de Santo Andre de Villa nune (?) / huns e outros do Concello de Basto (?), e para Constar fis este asento era su / pra / Reitor Caetano Joze (?) / Francisco Joze de Souza e Castro / João Per.a Caldas / Luis Joze Brandão »

Até ao presente momento é o que encontrei, caso me surjam outras referências disso lhe darei conta.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Félix Pereira de Castro

#42350 | Samuel de Castro | 25 mag 2003 15:21 | In reply to: #42295

Estimado Eduardo Albuquerque,

Respondi suas informações no novo tópico que Você teve a gentileza de abrir, denominado Félix Pereira de Castro. Muito grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 07 giu 2024, 21:23

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen