Uma ped/armas:Gouveia-Henriques-Pereira-Queirós

This topic is classified in rooms: Heráldica | Famílias

Uma ped/armas:Gouveia-Henriques-Pereira-Queirós

#32918 | rgc | 07 gen 2003 18:45

Caros Confrades

Gostaria de saber sobre a pedra de armas que vou referir:encontra-se(ainda?)em Pera-concelho de Castanheira de Pera.Parece-me que já referi isto em outro tópico,mas a curiosidade e interesse tornam-me repetitivo.

Como tenho antepassados(por varonia)da antiga freg.de São Domingos da Castanheira-que pertencia a Pedrógão Grande,sendo,hoje,a cidade de Castanheira de Pera e também outros,(poucos),referidos ao concelho de Góis,e,talvez,pelos-Pereira-do meu 5.ºavô alferes Manuel Francisco Pereira,que um distinto genealogista aventou a hipótese de serem prov.originários de Miranda do CorvO,relembrei outra vez a referida pedra-de- armas,onde figura-PEREIRA-sem dúvida nenhuma e outros apelidos a ele ligados:(subsiste a dúvida da representação heráldica,com precisão,devido á deterioração do brasão).
A pedra de armas é completa e bem esculpida,deve ser do séc.XVII,embora o escudo termine em bico;tem elmo,paquife,virol,correias e timbre(a águia dos Melos ou dos Gouveia).É esquartelado:I-MELO(mas deve ser?!! Gouveia-mal representado),porque a casa onde se situa a pedra foi de uma família deste apelido,que não encontrei ainda nos paroquiais da antiga.freg. de São Domingos da Castanheira.
De facto a família-Gouveia-usa um partido de MELO e de CASTRO(de seis arruelas);II-HENRIQUES(mas poderá ser Fernandes,ou Marques,que existiram nesta freg. e tenho antepassados daqui,também com estes apelidos)II-PEREIRA(com nitidez precisa)IV-quero crer que seja -QUEIRÓS(mal representado-tenho uma 8.ªavó,daqui com este apelido,o que não quero dizer que seja da família deste brasão,obviamente,sem provas concludentes;mas,Kalidás Barreto na sua Monografia do Concelho de Castanheira de Pera,inclina-se que o leão seja-NUNES.
Refere como"fidalgo"o capitão João Dionisio Pereia casado com D.Natália Nunes,pais do padre Domingos Dinis Pereira,que presumo ser da minha família,sobretudo,pelos meus antepassados-DENIS e PEREIRA,da antiga freg. de São Domingos da Castanheira.
O padre Domingos Denis Pereira,atràs referido, declara ser dos seus familiares a quinta contígua á capela de São Sebastião,junto da qual está,sobre a ombreira de casa antiga,o brasão mencionado.E dos -DENIS-era a casa da Trapa que pertenceu a uma família-Gouveia e está situada no lugar da Gestosa Cimeira,da ref. freg. de São Domingos.
Há anos que lá não vou,e aí, a algumas pessoas,disse do valor do brasão.Deus queira que tenham acautelado a pedra-de-armas que tem grande valor heráldico,familiar e também artístico pela sua concepção e feitura.

Posto isto,agradeço informações não só sobre este brasão a das famílias nele representadas,mas de famílias desta zona que julguem interessante referirem.Não só para mim,mas para eventuais interessados.
Cumprimentos e o meu obrigado desde já.

Mas o que me traz TAMBÉM DEVERAS interessado é saber desta família-GOUVEIA e das suas ligações familiares nesta região e zonas limítrofes,pois como escrevi,e repito-o,ainda não encontrei ninguém deste apelido nos reg. paroquiais de Castanheira de Pera dos séc.XVII E XVIII que consultei há anos,no ARq.Distrital de Leiria.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Gouveias

#32946 | jliberato | 08 gen 2003 07:40 | In reply to: #32918

A minha mulher tem outro ramo de Gouveias que começa em Maria de Gouveia (provavelmente do Tortozendo, Covilhã) que casou com Miguel Francisco Borges e teve: -Catarina Francisca nascida no Tortozendo em 26-09-1687. Casou no Tortozendo com José Rodrigues em 25/11/1703 e teve: -Maria Rodrigues de Gouveia nascida no Tortozendo em 07-12-1705.
JLiberato

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 mag 2024, 12:55

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen