Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808
This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil
Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808
Oi
alguns ancestrais portuguêses meus chegaram na Bahia em 1808 a bordo do navio D. Joao VI. Gostaria de saber aonde eu posso encontrar na internet uma lista dos navios que sairam de Portugal rumo Brasil entre 1800 e 1850.
Obrigada
Direct link:
RE: Navio D. Joao VI de Portugal ao Brasil em 1808
Então Oi para si também, PRS !
É possível que os seus antepassados tenham chegado à Baía em 1808, mas não num navio chamado D.João VI - porque o príncipe D.João só foi rei em 1816.
Não existem listas de navios dessa época, e menos ainda listas de passageiros. Terá que conduzir as suas investigações doutra maneira, nomeadamente através de buscas em Arquivos Paroquiais. Para isso precisa de saber, pelo menos, qual a freguesia onde os seus antepassados nasceram, ou onde casaram.
Cumprimentos do
José Alberto Allen
Direct link:
Minha Senhora:
Presumo que se refira à esquadra que levou a Família Real para o Brasil. D. João era, então,
Príncipe-Regente.
A esquadra real, sob o comando de Manuel da Cunha SottoMayor, chegou à Baía a 19 de Janeiro de 1808 e ao Rio de Janeiro a 7 de Março. Era composta por 8 naus de linha, 4 fragatas e 4 outras embarcações de menor calado. Nelas seguiram vários fidalgos e cortesões, além das tripulações.
Não lhe sei dizer se há listas completas de quem fez a viagem.
Deixo aqui esta nota, na esperança que a possa auxiliar na sua busca, ou que outro Confrade a possa ajudar.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
Errata:
Leia-se "cortesãos"
jpcmt
Direct link:
Existem relações, manuscritas e em diversos fundos da Torre do Tombo, de embarques para o Brasil. Na documentação que consultei (1756/1800), consta a naturalidade, filiação, destino, acompanhantes (quando existem), natureza da viagem, etc.
Na administração do Porto de Lisboa também encontrará muita informação desta natureza, como no registo de passaportes, etc.
Cumprimentos
Direct link:
muito obrigada pelas respostas até gora.
Vou pesquisar mais, já que se conta na minha familia que nossos ancestrais tinham parentesco com a Corte portuguesa.
Direct link:
Alguém pode me dar algum endereco na internet destes locais: Torre do Tombo e a administração do Porto de Lisboa
Muito grata
Direct link:
Estimado Alentejo,
O período em que o Sr. informou, tenho grandíssimo interesse, pois enquadra o período em que meu pentavô Sargento-mor Joaquim Pereira de Castro veio para o Brasil. Peço ao Sr. ou a integrantes do Fórum que tenham facil acesso a Torre do Tombo, o especial favor de pesquisarem a vinda de meu ancestral citado, cujos dados, que consta na relação, que o Sr. informou, poderá desvendar o que procuro a mais de 7 anos. Inclusive já foi objeto de 3 tópicos que lancei aqui. Conto com a colaboração de todos.
Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL
Direct link:
achei em outro tópico o endereco do site da Torre do Tombo. Talvez possa te ajudar, vou dar uma olhada por lá também.
http://www.iantt.pt/
Bijos Paula
Direct link:
Estimada Paula,
Nada consegui no site da Torre do Tombo. Sua olhada está sendo feita no site ou na Torre do Tombo? A informação e ajuda que solicitei aos colegas, junto a Torre do Tombo, é impressindível para mim. Agradeço a quem puder auxiliar-me. Grato a todos.
Samuel de Castro
Direct link:
Estimada Paula,
Nada consegui no site da Torre do Tombo. Sua olhada está sendo feita no site ou na Torre do Tombo? A informação e ajuda que solicitei aos colegas, junto a Torre do Tombo, é impressindível para mim. Agradeço a quem puder auxiliar-me. Grato a todos.
Samuel de Castro
Direct link:
Estimado Alentejo,
O período em que o Sr. informou, tenho grandíssimo interesse, pois enquadra o período em que meu pentavô Sargento-mor Joaquim Pereira de Castro veio para o Brasil por volta de 1765. Peço ao Sr. ou a integrantes do Fórum que tenham facil acesso a Torre do Tombo, o especial favor de pesquisarem a vinda de meu pentavô nas relações citadas, cujos dados, que constam na relação que o Sr. informou, poderá desvendar o que procuro a mais de 7 anos. Inclusive já foi objeto de 3 tópicos que lancei aqui. Conto com a colaboração de todos.
Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL
Direct link:
Consta que a senhora Dona Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria, Rainha de Portugal e Algarves, Imperatriz do Brasil veio da Europa para o Rio de Janeiro no navio de carreira Dom João VI, conforme informação de Patrick Wilcken em seu livro" Império a Deriva', o que dizem os confrades. Jorge Eduardo
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 05 nov 2024, 19:31