Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Arquivos
Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
Caros Colegas
Um dos meus antepassados, Gil Gomes Forjó, foi em 1792 nomeado capitão de uma companhia do 2º Regimento Auxiliar da cidade da Ribeira Grande, em Cabo Verde, "sem vencimento ou despesa para o Meu Erário".
Penso que seria uma mercê honorífica devido à questão do pagamento mas também porque ele era cirurgião há cerca de 20 anos.
O que vos pergunto, é que "tropa" era esta pois nunca vi outras referências a Regimentos Auxiliares e logo dois regimentos na mesma cidade que certamente não seria muito grande. Tenho procurado informação, nomeadamente no Arquivo Histórico Militar, mas sem sucesso.
Haverá algum de vós que me possa elucidar ? Desde já muito obrigado.
Cumprimentos
AF
Direct link:
RE: Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
Caro amigo António Forjó
Os regimentos de auxiliares representavam as tropas de ordenanças ou de 2ª linha, enquanto que as tropas pagas eram as chamadas tropas de 1ª linha e que formavam o principal exército. Muitas vezes havia livros específicos só para o registro das patentes das ordenanças. Também no Brasil no final do século XVIII era comum o termo de Capitão de Auxiliares.
Grande abraço
Ricardo Costa de Oliveira
Direct link:
RE: Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
Caro Ricardo
Muito obrigado pela sua informação, que me ajuda bastante.
Cumprimentos
AF
Direct link:
RE: Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
Se fosse a si procurava também regimentos de milícias.
estou a falar um bocado de memória mas:
Estamos possivelmente a falar da organização militar do conde de Lippe, 1762.
Havia um escalão de tropas, de maior prontidão, que eram os regimentos de linha (Infantaria, Artilharia e Cavalaria)e suponho que uma série de unidades e/ou militares e/ou civis de apoio que eram artífices, cirurgiões, físicos, veterinários, etc. e que eram agrupados junto destes regimentos.
Depois havia, de facto, tropas auxiliares. Da organização de Lippe não me recordo, mas na que foi definida para as gerras peninsulares e que decorria já de organizações anteriores existiam regimentos de mílicias (segunda linha) e companhias de ordenanças (terceira linha e mais uma espécie de unidade depósito ou Distrito de Recrutamento e Mobilização actual).
Se procurar nas livrarias existe o Portugal Militar do Carlos Selvagem e livros sobre uniformes militares de Manuel Ribeiro Rodrigues. Talvez se conseguisse chegar à fala com o MRR -não sei como, através da editora?- pudesse ficar mais esclarecido, já que tem bastante informação sobre organização.
o facto de ser o segundo regimento não quer dizer que houvesse dois. Tal como hoje sucede, os regimentos herdam nomes antigos ou são destacados para o local e recebem números de ordem de chegada, etc. etc. etc.
Existe uma coisa, suponho que já sabe, que são os livros mestres das unidades-e que estão no AHM - onde eram registados todas as pessoas que assentaram praça nas unidades, mas julgo que até se pode dar o caso de o seu antepassado nem ser militar.
atentamente,
NISGM
Direct link:
RE: Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
Caro António Forjó
As ordenanças (3ª linha) é que eram pagas pelas Câmaras, sem despesa do tesouro central. As milícias, ou 2ª linha, não sei. Veja no «Portal da História» de Manuel Amaral muita informação militar portuguesa do tempo do Antigo Regime Monárquico.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas
Direct link:
RE: Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
Caro Colega
Muito obrigado pelas sua intervenção. Vou procurar as publicações referidas, talvez na BN.
No AHM não há livros-mestres para os Regimentos Auxiliares, talvez porque as tropas coloniais dependiam da Marinha e Colónias. Tentarei no Arquivo Central de Marinha.
Cumprimentos
AF
Direct link:
RE: Regimentos Auxiliares em Cabo Verde
Caro Alexandre
Obrigado pela "dica".
Cumprimentos
AF
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 07:12