Pergunta urgente

This topic is classified in rooms: Heráldica | Arquivos

Pergunta urgente

#35752 | oscar_monarch | 17 feb 2003 17:26

Caros utilizadores,

Algum dos senhores me sabe informar o que devo fazer para contactar o Concelho de Nobreza (não sei se ainda está em actividade) de forma a tirar umas dúvidas sobre uma carta de armas de brazão que El-Rei D.Fernando II passou ao meu "pentavô" e que eu confirmei a existência na Torre do Tombo? São as armas de "Menezes e Pamplona".
Agradecia uma resposta urgente a quem me souber dar essa informação. Obrigado,
Oscar de Castro Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Pergunta urgente

#35780 | LCM | 17 feb 2003 21:31 | In reply to: #35752

Caro Oscar de Castro Ferreira,

O Conselho de Nobreza foi criado em 1945. De momento está sem funções pois os seus membros demitiram-se em bloco no passado mês de Julho. Não se sabe ainda quando haverá novidades. Se expuser aqui as suas dúvidas sobre as quais queria consultar o C.N., talvez alguém o possa ajudar.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Pergunta urgente

#35821 | oscar_monarch | 18 feb 2003 11:47 | In reply to: #35780

Caro Lourenço Correia de Matos:
Muito obrigado pela sua resposta.

O que pretendo saber,é sobre uma carta de armas de brazão que El-Rei Regente D.FernandoII passou ao meu sextavô da Ilha Terceira, da qual eu tirei uma cópia autenticada pela Torre do Tombo. Gostava saber quais os seus antepassados, e se eu como seu legítimo descendente (acho que só há 1 ou 2 quebras de Varonia) posso utilizá-las!?

A titulo de curiosidade, refira-se que a pedra de armas original, ainda se encontra na fachada da sua antiga Residência, na Rua da Sé, Angra do Heroismo, Açores.

A carta foi atribuida a 29 de Abril de 1854 a Joaquim António Mendonça de Menezes e Pamplona, filho de D.Francisco Viera de Mendonça Menezes e D.Maria Leonor Telles de Menezes e Pamplona.
O Problema, é que o único registo que tenho entre este senhor, do qual temos a fotografia, é a sua neta D.Ignes de Castro Moutinho Menezes. Como resolvo isso?
Os meus agradecimentos,
Oscar de Castro Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Pergunta urgente

#35857 | aeiou2 | 18 feb 2003 17:41 | In reply to: #35821

Caro Oscar de Castro Ferreira
No Gente d'Algo de Metello,Manuel Arnao carta nº 1300=29/4/1854=Menezes e Pamplonas

1.Joaquim António Mendonça e Meneses,n.Ilha Terceira

2.Francisco vieira Mendonça e Meneses
3.Maria Leonor Teles de Menezes Pamplona

E nada mais

Reply

Direct link:

RE: Pergunta urgente

#35870 | magalp | 18 feb 2003 19:50 | In reply to: #35752

Caro Oscar de Castro Ferreira

Ainda q. reduzida, é esta a notícia genealógica que tenho sobre o seu 5º Avô acima referido.

"NOBILIARIO DA ILHA DA TERCEIRA"
(Carcavelos) Soares, Eduardo de Campos de Castro de Azevedo - Porto, 1944

(Vol. III, pg. 145)


Joaquim António de Mendonça e Menezes, n. a 7 de (?) 1811, Lages, Vila da Praia.
C. em 09.05.1832, c. D. Ignez Alves Matheus, na cidade da Bahia. Vice-Consul do Brazil na Ilha Terceira (alv. de 12.2.1852)
Filho de Francisco Vieira de Mendonça e Menezes, e de s. mer. e parente, D. Maria Leonor Telles de Menezes Pamplona. (casam. em 25.10.1795).
Neto paterno de Francisco Vieira de Mendonça e Menezes e de s. mer. D. Ursula Maria da Ressurreição Machado.
Neto materno de Thomaz Cardoso Duarte da Cunha, c. em 27.11.1760, na Igreja Matriz da Villa da Praia, c. D. Leonor Angelica Pamplona de Menezes, esta, filha de Manoel Mendes Pamplona e de s. mer. D. Joanna de Menezes.

Tiveram:

- D. Ignez Miquelina de Mendonça e Menezes, n. 1834, Bahia, c. c. Júlio Gomes de Carvalho, de ponta Delgada. - C. g..

- Joaquim Mendonça e Menezes, n. 1837. m. m.

- António de Mendonça e Menezes Pamplona, que segue.

- D. Leonor Hermínia de Mendonça, n.1843, c. c. César Augusto de Castro Coelho. – C. g.

- D. Aldonça Telles de Mendonça e Menezes, n. 1844, solteira.

- Álvaro de Mendonça e Menezes, que morreu deixando filhos naturaes, perfilhados.

- D. Isabel Maria de Mendonça, c. c. Miguel Peixoto Palhinha.

- D. Ignez Evelina de Mendonça e Menezes, c. c. Joaquim de Meirelles Pamplona

- Miguel de Mendonça, c. c. sua sobrinha, D. Maria Leonor de Menezes Mendonça Pamplona. – C. g.

- D. Philomena de Menezes, c. c. António Casimiro Mourato. – C. g.


Antonio de Mendonça e Menezes Pamplona, n. 1838, m. 1897, c. c.
D. Maria de Távora Bettencourt, tendo:


- Alfredo de Mendonça, que segue.
- D. Maria dos Milagres de Mendonça, que m. solteira.

Alfredo de Mendonça, foi Thesoureiro da Junta Geral do Districto de Angra do Heroísmo, c. c. D. Maria Elvira da Silva. – S. g.

Mais informo que a esta sua família pertence, não sei exactamente por quem, um Oficial Superior da Força Aérea, Piloto-Aviador, (oriundo da Academia da F.A e do Colégio Militar) que foi depois Comandante dos TAP, estando já aposentado.

Cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Pergunta urgente

#35872 | LCM | 18 feb 2003 19:56 | In reply to: #35821

Caro Oscar de Castro Ferreira,

Antes de mais terá de estabelecer a relação entre si e o antepassado a quem foi concedida a Carta de Brasão, pois pelo que me parece da leitura da sua mensagem, faltam-lhe gerações.
Aconselho-o a escrever ao Dr. Jorge Pamplona Forjaz que tem em preparação uma obra em 12 volumes sobre Famílias da Terceira e que mora precisamente na Rua da Sé, n.º 26, 9700-191 Angra do Heroismo, Terceira, Açores.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Pergunta urgente

#35885 | aburma | 18 feb 2003 22:42 | In reply to: #35870

Manel,

Já estava a ficar admirado de não aparecer nenhum Bettencourt ao barulho (pedindo desculpa ao nosso confrade iniciador do tópico pela impertinente intromissão)!

Um abraço

Alexandre

PS E os Picanços e Vargas?

Reply

Direct link:

RE: Pergunta urgente

#35973 | magalp | 20 feb 2003 00:24 | In reply to: #35885

Alexandre

Esta foi muito fácil, pois foi só abrir o dito livro e transcrever, em aditamento à Maria e Lourenço.
Mas, palpita-me que deveria ter refreado a minha actividade...

Picanços e Vargas é mais difícil, pois o Sr. Conselheiro Azevedo Soares restringiu muito o seu estudo açoreano à terra da sua mulher, na Ilha Terceira.
Vou tentar o G. Nemésio.

Outro abraço
Manuel M.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 mag 2024, 14:22

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen