Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

This topic is classified in rooms: Pessoas

Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35864 | Luis Belliago | 18 feb 2003 18:59

se faz favor, Frei Hermano da Câmara?
Cumprimentos

Luis Belliago

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35866 | falconete | 18 feb 2003 19:11 | In reply to: #35864

Caro amigo

Trata-se de um frade, julgo beneditino, que também é um famoso cantor.
Aliás pertence a uma familia de ilustres personagens todos virados para a música, como exemplo cito D. Maria Teresa de Noronha, D. Teresa Tarouca, D. Vicente da Câmara, José da Câmara, Nuno da Câmara Pereira,Gonçalo da Câmara Pereira, etc., todos fadistas.

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35867 | nrleite | 18 feb 2003 19:19 | In reply to: #35866

Caro Luís Belliago

O Frei Hermano da Câmara está na base de dados em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7116.

Muitos cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35873 | _fRoEs_ | 18 feb 2003 19:57 | In reply to: #35866

Caros Luís Belliago e José Aníbal Marinho Gomes,

Embora não conheça pessoalmente o Senhor Dom Hermano Cabral da Câmara, conheço muito bem parentes seus e pessoas que o conhecem.
Apenas uma pequena correcção: Julgo que não será exactamente da mesma família que a Senhora Dona Teresa de Jesus Telles da Silva (Tarouca), pelo facto de esta ilustre fadista pertencer a outro ramo, bem longíquo por sinal, da família Câmara, mais correctamente Zarco da Câmara (da família dos Condes da Ribeira Grande). Todos os outros senhores citados pertencem, por sua vez, ao outro ramo da família Câmara, que entronca com o primeiro: denominado de Cabral da Câmara (Condes de Belmonte).
Recordo, ainda, que o Senhor Dom Vicente da Câmara e seu filho, Dom José do Carmo, descendem dos dois ramos pelo lado de sua mãe e avó (descendente dos Condes de Belmonte), respectivamente, e pelo lado de seu pai e avô (descendente por legítima varonia do 1º Marquês da Ribeira Grande), respectivamente.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35874 | zamot | 18 feb 2003 20:07 | In reply to: #35864

Caro Luis Beliago

Por acaso conheço muito bem, pois era irmão de um Tio direito meu que morreu recentemente
( razão da minha não ida ao almoço do Guarda Mor). Posso ajudá-lo nalguma informação?

Entretanto informo o José Anibal que o Frei Hermano já não é Beneditino, pois há uns anos fundou uma ordem chamada Apóstolos de Santa Maria ( fazem o apostolado a cantar). Tiveram um convento junto ao Santuário do Sameiro, mas neste momento a ordem está sediada em S. João do Estoril.

Caso precise de algum contacto estou bastante com ele pelo que posso establecê-lo.

Um abraço

JTMB

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35876 | magalp | 18 feb 2003 20:35 | In reply to: #35873

Luís

Impec!

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35948 | _fRoEs_ | 19 feb 2003 19:17 | In reply to: #35874

Caro José Tomaz de Mello Breyner,

Infelizmente, tive notícia da morte de seu Tio Manuel Belmonte (Dom Luís Manuel de Figueiredo Cabral da Câmara, se não estou em erro), sendo que a Senhora minha Mãe esteve presente na Missa do Sétimo Dia, assim como os meus avós maternos.
Gostaria apenas de manifestar aqui, por escrito e formalmente, os meus pesar e tristeza pelo seu desaparecimento.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35949 | Jacinto Bettencourt | 19 feb 2003 19:32 | In reply to: #35873

Caro Luís Froes,

Penso ter visto, há alguns anos, o parentescto entre a Maria Teresa Tarouca e aqueles Câmaras, mas desconfio que fosse por outro lado.
A estes ilustres fadistas, deveríamos juntar os seus primos Noronhas.
A voz anda de facto nos genes.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35975 | Luis Belliago | 20 feb 2003 08:42 | In reply to: #35874

Caro JTMB

Deixe-me agradecer aos caros José Aníbal Marinho Gomes, Nuno Rocha Leite, Luis Froes, a amabilidade e prontidão em me elucidar; e, a si, em especial, os préstimos que gentilmente colocou à minha disposição. Não esquecerei.
Serei conciso: alguém referiu em tempos, não recordo a que propósito, que tinha estado, salvo o erro, no norte de Moçambique (tropa), com um irmão dele.
Há dias, vi em casa do pai de um amigo um disco de 33 rotações, com o seu nome... As duas coisas associadas aguçaram a minha curiosidade! Apenas isto.
Reitero-lhe os meus agradecimentos e coloco, de igual modo, os meus, embora modestos préstimos, ao seu dispor.
Um abraço

Luis Belliago

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35997 | _fRoEs_ | 20 feb 2003 13:15 | In reply to: #35949

Caros Luís Belliado e Jacinto Bettencourt,

Existe, naturalmente, um parentesco entre a Senhora Dona Teresa Tarouca e todos os Senhores que referi. É que, de facto, tanto os Condes da Ribeira Grande como os Condes de Belmonte descendem do ilustre marinheiro português João Gonçalves Zarco (séculos XIV-XV)(descobridor, primeiramente, da Ilha do Porto Santo, em 1418, juntamente com Tristão Vaz Teixeira, e, no ano seguinte, da Ilha da Madeira- ao lado do mesmo e de Bartolomeu Perestrello-, que veio a ser repartida em duas capitanias, cabendo-lhe a do Funclhal e a colonização participada das duas ilhas. Fidalgo da Casa do Infante Dom Henrique e agraciado com outra mercê: direito ao nome acrescido de «da Câmara», para ele e seus descendentes. Veio a tomar parte no cerco a Tânger, onde foi armado cavaleiro, e, tendo conseguido escapar desta expedição, dedicou-se, na Madeira, à construção de navios para a devassa da costa africana até ao Bojador. Devido aos valorosos feitos e serviçoes prestados em Ceuta e Tânger no tempo d' El-Rei Dom João I e no tempo d' EL-Rei Dom Duarte, e, fundamentalmente, devido às navegações que empreendeu e que originaram as descobertas da Ilha da Madeira e da Ilha do Funchal, foi-lhe erigida, no Funchal, uma estátuda em sua homenagem, da autoria de Francisco Franco.), sendo que o 1º Conde de Belmonte, Dom Vasco Manuel de Figueiredo Cabral da Camara, era neto, por legítima varonia, de Dom Vasco da Câmara (filho dos segundos Condes da Ribeira Grande), o que torna os Condes de Belmonte provenientes dos Condes da Ribeira Grande, originando, pelo menos desse modo, uma relação de consanguinidade entre ambos. Daí estabelecer-se um parentesco, embora longíquo, entre a Senhora Dona Teresa Tarouca e todos os Senhores citados.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#35998 | _fRoEs_ | 20 feb 2003 13:18 | In reply to: #35997

Caros Luís Belliado e Jacinto Bettencourt,

Existe, naturalmente, um parentesco entre a Senhora Dona Teresa Tarouca e todos os Senhores que referi.
É que, de facto, tanto os Condes da Ribeira Grande como os Condes de Belmonte descendem do ilustre marinheiro português João Gonçalves Zarco (séculos XIV-XV, descobridor, primeiramente, da Ilha do Porto Santo, em 1418, juntamente com Tristão Vaz Teixeira, e, no ano seguinte, da Ilha da Madeira- ao lado do mesmo e de Bartolomeu Perestrello-, que veio a ser repartida em duas capitanias, cabendo-lhe a do Funchal e a colonização participada das duas ilhas. Fidalgo da Casa do Infante Dom Henrique e agraciado com outra mercê: direito ao nome acrescido de «da Câmara», para ele e seus descendentes. Veio a tomar parte no cerco a Tânger, onde foi armado cavaleiro, e, tendo conseguido escapar desta expedição, dedicou-se, na Madeira, à construção de navios para a devassa da costa africana até ao Bojador. Devido aos valorosos feitos e serviçoes prestados em Ceuta e Tânger no tempo d' El-Rei Dom João I e no tempo d' El-Rei Dom Duarte, e, fundamentalmente, devido às navegações que empreendeu e que originaram as descobertas da Ilha da Madeira e da Ilha do Funchal, foi-lhe erigida, no Funchal, uma estátuda em sua homenagem, da autoria de Francisco Franco.), sendo que o 1º Conde de Belmonte, Dom Vasco Manuel de Figueiredo Cabral da Camara, era neto, por legítima varonia, de Dom Vasco da Câmara (filho dos segundos Condes da Ribeira Grande), o que torna os Condes de Belmonte provenientes dos Condes da Ribeira Grande, originando, pelo menos desse modo, uma relação de consanguinidade entre ambos. Daí estabelecer-se um parentesco, embora longíquo, entre a Senhora Dona Teresa Tarouca e todos os Senhores citados.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#36345 | Jacinto Bettencourt | 24 feb 2003 21:59 | In reply to: #35997

Caro Luís Froes,

Mas não haverá nenhum parentesco mais próximo (talvez por uma mãe)?
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#36360 | smmcsb | 25 feb 2003 00:48 | In reply to: #35873

Caro Luís uma só palavra: supremo! o teu esclarecimento, na forma e no conteúdo. Bem mais crescido do que em tempos de alguma parvoeira, própria da idade, que pelo que vejo já está a passar, a parvoíce claro!

um abraço

Salvador Sá da Bandeira

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#36364 | zamot | 25 feb 2003 08:30 | In reply to: #35975

Caro Luis

O irmão que esteve na tropa em Moçambique é o Rodrigo, infelizmente também nesta data gravemente doente, e para quem peço as vossas orações.

Um abraço

JTMB

Reply

Direct link:

RE: Saberá alguém dizer-me quem era ou quem é...

#36422 | Luis Belliago | 25 feb 2003 18:35 | In reply to: #36364

Caro JTMB

Desagradável notícia essa.
Espero, sinceramente, que não seja nada irreversível e que ele recupere a saúde em breve.
O seu desejo será atendido.
Um abraço

Luis Belliago

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 mag 2024, 18:00

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen