Manuel Artur Norton, investigador

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Heráldica

Manuel Artur Norton, investigador

#35913 | Carlos Silva | 19 feb 2003 13:51

Caros colegas,

O n° 28, de novembro 2002 do boletim do Neps - Núcleo de Estudos de População e Sociedade (consultavel em linha) apresenta o investigador nas areas da genealogia e da heraldica Manuel Artur Norton (pp.8-15).

Apos um apresentaçào formal, segue um interessante artigo "A heraldica em Portugal, Raizes, simbologias e expressoes historico culturais."

Manuel Artur Norton é o autor de :
Albuquerques da Beira (1974)
Das familias burguesas de Caminha (1993)
Sobre os Cantos (1999) etc…

Sendo tambem de assinalar obras cuja materia me parece original e valiosa:
Portugueses que combateram nos Terços, na Flandres (1984)
Repercussoes da Armada invencivel nos Nobiliarios Portugueses (1981-89)

Boa leitura

Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: Manuel Artur Norton, investigador

#35944 | magalp | 19 feb 2003 18:50 | In reply to: #35913

Meu caro Carlos Paulo

É realmente uma pessoa de muito saber que muito honraria este Fórum, se o frequentasse.
Tb. publicou um estudo/anotações aos LL.

É desde há muito uma muito séria autoridade em Heráldica e, talvez por isso, Rei d'Armas Portugal, de SAR Dom Duarte. Não sei se ainda o é.

Admiro-o desde muito novo, desde a minha meninice em Vila do Conde, pois era Manuel como eu, Norton (a marca de motos então preferida!), lia os "brasões" todos num ápice! É meu primo pela Casa do Cruzeiro, de Oliveira de Azeméis (bem como do Antonio Maria Fevereiro) e porque veio a casar com uma prima muito querida, igualmente "vilacondense"...

Há muitos anos q. não os encontro, mas leio-o sempre com muito gosto, tal como o Carlos, aprendendo sempre.

Tem um estilo de comunicação duro, pesado, tipo "catedrático", o q. é um pouquinho desagradável. Mas, conhece as velhas famílias portuguesas (e não só...) como ninguém e grande parte das mesmas directamente, até com intimidade.
Sabe milhentas histórias e confidências familiares, que publicadas como crónicas semanais, p. ex., lhe poderiam render muito dinheiro, se a tal se dispusesse, o q. não acredito.

Abraços
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: Manuel Artur Norton, investigador

#35947 | vbriteiros | 19 feb 2003 19:11 | In reply to: #35944

Manel
Talvez não saiba que fui eu que salvei a prova oral de(?) da citada consorte. Está precisar que lha conte!!! ....para a juntar às tais milhentas.
Grande abraço.
Vasco
P.S. O Arquitecto vai seguramente responder-te.
Está em exames.

Reply

Direct link:

RE: Manuel Artur Norton, investigador

#35952 | magalp | 19 feb 2003 20:17 | In reply to: #35947

Vasco

Mas foi dela mesmo esse exame, ou duma prima co-irmã, filha da Tia Mª T.?
A Né e a Kio são um bocado mais velhas do q. eu...

Manel

Reply

Direct link:

RE: Manuel Artur Norton, investigador

#36041 | vbriteiros | 20 feb 2003 21:22 | In reply to: #35952

Manel
Isto ~foi em 1959!! A pessoa em questão chamava-se Henriqueta. Foi uma "petit histoire" , que só meteu pessoas tuas conhecidas incluindo a dita Tia.
O tema ficará para uma oportunidade de bom tempo, com Beira Alta tinto, encorpado, aroma a frutos silvestres, ligeira acidez na palato e um toque final a frutos secos da Capadócia.
Tudo para provocar uma invejasita a um certo diplomata que tem andado arredio destas paragens e que ainda não se atreveu a abrir a adega de CN!!!
Um grande abraço
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Manuel Artur Norton, investigador

#36052 | magalp | 20 feb 2003 22:43 | In reply to: #36041

Vasco

E ainda por cima, um pessoa que sabe o q. beber, quando, quanto e como...
Imperdoável!

Manuel M/

Reply

Direct link:

RE: Manuel Artur Norton, investigador

#36072 | Carlos Silva | 21 feb 2003 10:27 | In reply to: #35944

Caro Manuel Maria,

o Manuel Maria escreveu :
"Tem um estilo de comunicação duro, pesado, tipo "catedrático", o q. é um pouquinho desagradável....
Sabe milhentas histórias e confidências familiares, que publicadas como crónicas semanais, p. ex., lhe poderiam render muito dinheiro, se a tal se dispusesse, o q. não acredito. "

Comportamento e métodos devidos sem dùvida a influençia da formaçào e da maturaçào na universidade. No meu parecer pura e simplesmente qualidades (importantes).

Em regra geral, diria que toda a equipa do NEPS se assinala mais pela qualidade e rigor da argumentaçào ou metodologia do que pelo estilo florido.

Mas, caro Manuel Maria, desejava saber se ja leu as duas obras referidas :

Portugueses que combateram nos Terços, na Flandres (1984)
Repercussoes da Armada invencivel nos Nobiliarios Portugueses (1981-89)

abraços

Carlos Paulo

Reply

Direct link:

RE: Manuel Artur Norton, investigador

#36141 | magalp | 21 feb 2003 19:45 | In reply to: #36072

Meu caro Carlos Paulo

O 1º título, "Portugueses..." não conhecia de todo; o 2º, "Repercussões da Armada Invencível...", já o vi, folheei, mas não comprei e por isso não li.
Amanhã vou a meu livreiro ver se ainda os encontro. Se lhe interessaram tb. vou gostar certamente.

Abraços
Manuel M/

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 mag 2024, 02:17

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen