Família Arnedo Velasco

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Arnedo Velasco

#3650 | marsousa | 28 apr 2001 03:45

Boa noite
O apelido Arnedo aparece na minha família a partir de minha 4ª avó, Maria Francisca, filha do Tenente Luiz José d'Arnedo. Procurei a origem deste apelido no GP que o faz derivar de Arnado

Ao fazer pesquisa encontrei um site sobre a cidade de Arnedo, em Espanha onde fiquei a saber que os senhores da referida cidade tinham sido durante cerca de 500 anos pessoas da família Velasco.

Acontece que os antepassados mais antigos que consegui descobrir por registos paroquiais com o apelido Arnedo são o avô e o bisavô de Maria Francisca Travassos d'Arnedo, respectivamente Cláudio Francisco d'Arnedo Velasco (n. em Alcoutim) e Eugénio d'Arnedo Velasco (n. em Mértola), este casado com uma senhora espanhola de nome Mathilde Navarra.

Pode ser coincidência mas não deixa de ser curioso.

Por agora não tenho disponibilidade para me deslocar a Beja (para não falar das pesquisas em Espanha que devem ser mais complicadas) e portanto venho pedir a ajuda dos frequentadores do Fórum a fim de tentar esclarecer a situação.

Agradeço antecipadamente a colaboração

MM

Reply

Direct link:

RE: Família Arnedo Velasco

#3655 | rafael mião | 28 apr 2001 10:50 | In reply to: #3650

Mais informação
ARNEDO-Castellano-de la ciudad de su nombre (La Rioja)de onde pasó a otros puntos de Castilla.
,Navarra,Aragon y America,e estabeliciéndo-se en Mejico e Colombia.
Armas:en campo de oro,un árbol de sinople,frutado de oro,y dos lobos de sable,lampasados de gules,pasantes,al pie del tronco.
VELASCO-de las montañas de Santander,desde donde se extendió por toda la Peninsula.Probó su bobleza repetidas veces-ARMAS: escudo jaquelado de quince piezas de,ocho de oros y siete de veros.
Há miuitos titulares deste apelido em Espanha.
NAVARRA ou Navarro,é muito extenso o que tenho para transcrever e agora não é possível,irá em data oportuna.Se soubesse para onde lhe enviar fotocópias era mais prático e rápido.
(In Diccionario Heraldico y Nobiliario de Los Reinos de España-por Fernando Gonzalez-Doria).
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família Arnedo Velasco

#54083 | lgameiro | 19 dic 2003 16:00 | In reply to: #3650

cara senhora,
Não vou seguir o fio condutor do seu raciocínio, mas apenas dar-lhe uma informação (apenas um detalhe), sobre a família Arnedo.
No século XIX (meados salvo erro), Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo, de Castro Marim, comprou a uma afilhada de Pedro Arnedo, uma propriedade no sítio do Fojo, Tavira. Por heranças, chegou a propriedade à família Neves Ponce, no século XX, sendo conhecida por Quinta de Pedro Arnedo. Talvez lhe interesse...
Cumprimentos
Luís Gameiro

Reply

Direct link:

RE: Família Arnedo Velasco

#54202 | marsousa | 22 dic 2003 15:26 | In reply to: #54083

Caro Luís Gameiro

Muito obrigada pela sua informação.
Decorreu bastante tempo desde que iniciei este tópico e actualmente já tenho mais informação sobre a origem dos meus Arnedos. A minha linha está na base de dados do GP.
Não sabia da existência da Quinta de Pedro Arnedo mas sim dos Pedros de Arnedo que o Rui Pereira lhe indicou noutro tópico.
Curiosamente, no registo de baptismo do meu avô paterno, descendente dos Arnedos, aparece como um dos padrinhos Silvestre José Falcão, que creio ser o Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo, dono da Quinta de Pedro Arnedo...

Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Arnedo Velasco

#54430 | lgameiro | 29 dic 2003 11:29 | In reply to: #54202

Cara Maria Manuela Pereira

Disponibilizei no outro tópico vários esclarecimentos sobre a QUinta de Pedro Arnedo.
Peço, se assim lhe convir, de consultar

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=54428#lista

Cumprimentos
Luís Gameiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 20 set 2024, 10:39

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen