Martim da Maya

This topic is classified in rooms:

Martim da Maya

#3657 | joaomaya | 28 apr 2001 13:41

O Nobiliario da Gerações de Entre-Douro-E-Minho,por Manuelde Souza da Silva, na pagina 172 do Volume I, o nº 12 do § 6, refere MARTIM DA MAYA. Gostaria de saber quem seriam os pais e ascendência deste senhor.

Reply

Direct link:

RE: Martim da Maya

#3660 | Vasco Jácome | 28 apr 2001 19:12 | In reply to: #3657

Caro João Maya

Segundo o Felgueiras Gayo (ttº de Maias §4 N11) e um manuscrito que possuo, esse Martim da Maia é filho de Martim Martins da Maya, o Alvelo, também referido por Souza da Silva na pág. 170 no §3 N10. Aparentemente, faltou qualquer coisa a este autor para completar a ligação.
Também tenho dúvidas, não na ascendência, mas na descendência destes Maias, Srs. da Trofa. Talvez coloque um novo tópico aqui no Fórum.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Martim da Maya

#3668 | José Maya | 29 apr 2001 11:16 | In reply to: #3660

A sua resposta deixa-me um pouco confuso, principalmente por uma questão de datas, dando-me a sensação de faltar uma geração!
Fui eu que pus ao João Maya esta questão, pois que a minha familia, Machado de Faria e Maya descende deste Martim da Maya.
Sendo este do tempo de D. João I (1390/1400), ver Souza da Silva, e o pai do Martim Martins, o Alvelo, do tempo de D. Afonso II (1217/1223) dá a sensação de faltar aqui uma geração.
Uma diferença de ~180 anos entre ele e o avô parece muito exagerado.
Será que o Álvaro Paes da Maya §5 11 teve filhos e este era seu filho?
Como explica esta diferença de gerações?

Reply

Direct link:

RE: Martim da Maya

#3669 | Vasco Jácome | 29 apr 2001 12:08 | In reply to: #3668

Caro José Maya

A sua questão é realmente pertinente. Mas, infelizmente, não tenho nada que aponte a sua solução. A ascendência do Alvelo parece bem descrita no Nobiliário do Conde D. Pedro. Talvez realmente faltem gerações entre estes. Quanto há hipótese de Álvaro Paes da Maya, Gayo não desenvolve este ramo. Mas se é verdade que este Álvaro estava ligada ao Mosteiro de Grijó, talvez esteja mencionado em “Os Patronos do Mosteiro de Grijó”, de José Augusto de Sotto Mayor Pizarro, obra que não conheço.
Julgo que estes Maias vem referidos nas Crónicas de Fernão Lopes, mas não sei estas permitem resolver esta questão genealógica.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 giu 2024, 18:27

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen