Maias, Senhores da Trofa

This topic is classified in rooms:

Maias, Senhores da Trofa

#3664 | Vasco Jácome | 28 apr 2001 23:00

É comum nos nobiliários encontrar referido o ramo dos Maias que tiveram o Senhorio da Trofa, mais ou menos entre as batalhas de Aljubarrota e Alfarrobeira (altura em que passou para os Lemos). O último Sr. nesta família foi Fernão Gonçalves da Maia, que teve, entre outros:

Vasco Gonçalves da Maia cc Catarina Ferreira, da Casa de Cavaleiros, que tiveram:
- Martim Vasques da Maia, Abade de Sande, etc
- D. Brites Vasques da Maia cc Lopo Machado de Gois cs nos Maia Machado, de Guimarães, Barcelos, etc.

Até aqui, quer Gayo (ttº de Maias §4 N15), quer Manuel de Souza da Silva (ttº de Maias §6 N16, pág 172 do Vol. I), seguem mais ou menos isto. O mesmo tenho encontrado noutras fontes. Mas tenho indicações manuscritas de mais um filho:

- Manuel Vaz, Juiz Ordinário, Vereador, etc em Braga e aí residente na Rua de Maximinos. Casou com Branca Luís, que seria filha de Fernão Luís, Cavaleiro nobilitado por D. Afonso V, por Carta d’Armas (mencionada por Sanches de Baena) e referido no “Armorial Lusitano” em “Luís”. Não há dúvida sobre a existência deste casal neste local, no início do séc. XVI, pois há documentação que o prova, inclusivamente, constam dos índices do Vol. II da edição do “Mappa das Ruas de Braga”. Teriam sido os pais de:

Baltazar da Maia, Juiz Ordinário, Vereador, etc em Braga, cc D. Leonor de Coimbra, no Felgueiras Gayo, ttº de Coimbras §5 N3 e com descendência conhecida.

A minha questão é saber se alguém tem alguma informação sobre este Manuel Vaz e sobre seu filho Baltazar Maia, que possa confirmar (ou negar) estas filiações.
O Dr. Domingos de Araújo Affonso chegou a anunciar um estudo sobre Maias Coimbra, mas julgo que nunca chegou a ser publicado (?).

Obrigado pela atenção.
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 giu 2024, 13:19

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen